O fantástico mundo dos derivativos

Os derivativos são um instrumento financeiro fantástico. Eles foram desenvolvidos com o intuito de proteger produtores de commodities como Ouro, Café, Soja, Milho e Boi Gordo. Esses produtos são negociados em bolsa de valores e, por isso, o preço está sempre variando, o que traria maior risco para o produtor.

Com um derivativo, um produtor pode vender antecipadamente sua mercadoria pelo preço de hoje e já assegurar o dinheiro da venda. Na outra ponta, o comprador de sua mercadoria acredita que o preço irá subir, podendo embolsar lucro no futuro. 

Esse tipo de instrumento financeiro possibilitou que produtores pudessem se concentrar em sua principal atividade e também ajudou a estabilizar o preço dos produtos que chegam na prateleira do consumidor final, melhorando a distribuição de recursos na economia. Caso queira entender melhor, a Nox Bitcoin fez uma live explicando sobre o assunto:

Existem vários tipos de contratos: mercado a termo, contratos futuros, swaps e opções. Antes de entender as particularidades de cada tipo de contrato, o mais importante é entender sua real aplicação e o conceito. O infográfico abaixo demonstra a essência de um derivativo. 

derivativos
Uma breve explicação de como funcionam os derivativos financeiros.

Tudo o que você precisa saber sobre derivativos

Abaixo, montamos um índice em que você poderá encontrar os principais textos sobre derivativos aqui, no Investificar. Muitos deles foram feitos utilizando o Bitcoin como principal exemplo, mas o importante é que o conceito sempre será o mesmo para qualquer ativo, seja ele dólar, bolsa e commodities.

Obviamente, existem algumas particularidades em relação à padronização dos contratos de cada ativo. Nesse caso, o recomendo é ir no site da B3 e da corretora em que você irá operar e entender melhor as regras de cada contrato. No entanto, o mais importante é entender a utilidade dos derivativos.

O que são derivativos? (Comece por aqui!)

Esse deve ser o primeiro texto que você deve ler desta lista. O João Paulo, que participou da live acima, explica no detalhe como funcionam os derivativos financeiros.

Como funcionam contratos futuros de Bitcoin?

Esse texto explica como funciona um contrato futuro, mais especificamente no mercado de Bitcoin. O conceito que está exposto nesse texto se aplica para todos os mercados, seja ele de commodities ou ações.

Como fazer hedge de Bitcoin na Bitmex

Uma demonstração prática de como utilizar derivativos para proteger seu capital, principalmente se você está exposto em Bitcoin. No entanto, os conceitos expostos nesse texto também se aplicam para outros mercados.

Arbitragem de futuros com Bitcoin

Os contratos futuros de Bitcoin apresentam vencimentos em períodos diferentes e também preços diferentes. Nesse texto, explico como funciona uma operação de arbitragem, que consiste vender um ativo mais caro e simultaneamente comprá-lo mais barato em outro mercado.

Como funciona o mercado de opções?

As opções são o próximo passo dos contratos futuros. Elas representam uma classe de derivativos mais avançada. Contudo, opções são fantásticas para montar estratégias, proteger seu capital e especular.

Como funciona alavancagem? Riscos, vantagens e quando usar

Uma característica intrínseca do mercado de opções é alavancagem: poder aumentar sua capacidade financeira e operar com dinheiro emprestado. Nesse texto você vai aprender o essencial sobre alavancagem, uma parte importante para entender sobre o operacional dos derivativos.

Opções de Bitcoin, como funcionam?

Esse texto explica especificamente como funciona uma opção com Bitcoin. Apesar desse derivativo ser antigo, no mercado de criptomoedas ele ainda é bem incipiente, o que pode causar confusão para quem ainda não entende.

Como se preparar para uma alta com opções de Bitcoin

É possível especular e apostar na alta de um ativo utilizando opções. Neste texto demonstro como usá-las para se posicionar em uma alta no mercado de Bitcoin. 

Lançamento coberto com opções, a estratégia que remunera carteira

As opções possibilitam várias estratégias para diversos cenários. O Lançamento Coberto é uma estratégia que remunera a carteira em caso de alta moderada até uma região pré-determinada no preço.

Como funciona uma estratégia de Capital Protegido?

Outra característica legal das opções é poder se proteger em queda de preço e ainda estar exposto à alta do mercado. Isso se torna possível com a estratégia de Capital Protegido. Uma estratégia com excelente eficiência na relação risco-retorno.

Como ganhar dinheiro com a volatilidade do Bitcoin?

O Bitcoin é um dos ativos mais voláteis do mundo. Você pode usar isso ao seu favor e apostar que o preço terá grande oscilação em um determinado espaço de tempo, seja ela para cima ou para baixo. 

Como fazer um seguro de carteira e proteger seus investimentos da crise?

Conforme dito acima, derivativos foram feitos essencialmente para proteger investidores e produtores. Neste texto você vai aprender quando e como utilizar derivativos para fazer um seguro de carteira.

Derivativos são o próximo passo do mercado de Bitcoin

Os derivativos são sempre o passo adiante de qualquer mercado. Primeiro, as negociações começam no mercado à vista, com o produtor vendendo diretamente sua mercadoria. Depois, as negociações evoluem e chegam ao maior volume nas transações com derivativos.

Episódio 1: O fantástico mundo dos derivativos

Na dúvida, estude

Derivativos são instrumentos complexos e devem ser entendidos no detalhe antes de fazer qualquer operação com eles. Não coloque seu patrimônio em risco operando uma grande parte dele, principalmente com alavancagem. Derivativos foram feitos para ajudar os investidores e produtores, não o oposto.

Caso queira se manter atualizado, confira nosso canal no YouTube. Vamos fazer uma série de podcasts e vídeos explicando melhor não só sobre o assunto, mas sobre conceitos que também complementam os derivativos.

nox bitcoin canal
Canal da Nox Bitcoin
Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts