É muito difícil ganhar dinheiro, então proteja o seu

O Bitcoin é um dos ativos que mais tem potencial de valorização para o futuro, principalmente por conta de sua escassez: está limitado a 21 milhões de unidades. Isso significa que você pode ganhar muito dinheiro, assim como ter grandes perdas. No entanto, onde há potencial de alto retorno, também há risco.

Por ser um ativo novo, com menos de 10 anos de mercado, ele ainda oscila muito de preço, tendo uma grande volatilidade, o que o torna bem arriscado para quem tem pouco conhecimento sobre o mercado. Riscos são inerentes a qualquer tipo de investimento, de renda fixa, ações, imóveis e até criptomoedas.

No entanto, é possível investir em Bitcoin com riscos reduzidos e, ainda assim, ter uma rentabilidade muito boa. Utilizando o mercado de opções, é possível montar uma estratégia que limita as perdas em até 100%, mas, em contrapartida, você abre mão de uma parte da valorização.

A operação é conhecida como Bitcoin Capital Protegido. Nesta estrutura, quanto maior a proteção que você escolher, menor será a rentabilidade potencial. Por exemplo: você pode escolher até 100% de proteção, mas com um ganho potencial de até 20% (o ganho máximo potencial varia e é informado no dia da contratação da estratégia). Mas é possível abrir mão de proteção para ter um ganho maior.

Como funciona uma operação de Capital Protegido?

O Capital Protegido é montado utilizando o mercado de opções de Bitcoin. As opções são amplamente utilizadas no mercado financeiro, principalmente para fazer estratégias de investimentos com ações e commodities. Recentemente, elas começaram a ser utilizadas no mercado de Bitcoin.

Para montar a operação, o gestor efetua uma compra de Bitcoin e logo em seguida faz a compra de uma opção do tipo PUT, que funciona como um seguro que irá proteger até 100% do dinheiro investido caso o Bitcoin caia de preço.

Como essa opção PUT não é barata, vende-se uma outra opção do tipo CALL a um preço um pouco acima ao preço de mercado. Essa venda serve para financiar a compra do seguro, tornando a operação mais barata, mas, em contrapartida, limitando os ganhos até o preço em que a opção CALL foi vendida.

estrategia de capital protegido
Montagem da estratégia de capital protegido utilizando opções.

Montando essa estrutura, o investidor fica exposto a uma alta limitada do Bitcoin, mas sem risco de perder dinheiro. No entanto, é possível diminuir a proteção para aumentar os ganhos potenciais. A imagem abaixo mostra um exemplo real da operação de Capital Protegido:

bitcoin capital protegido
Operação real de Bitcoin com Capital Protegido da Nox Bitcoin.

Quais as vantagens e desvantagens da estratégia?

A principal vantagem é que quem contrata o Capital Protegido não precisa se preocupar com a volatilidade ou desvalorização do Bitcoin no período, pois o Capital Protegido vai funcionar como um seguro de carteira e, caso o preço do ativo suba, você também estará exposto na alta.

Isso é muito mais vantajoso do que simplesmente vender todos os Bitcoins. É possível se proteger e ainda estar exposto à alta. Olhando pelo lado do risco, é uma operação com excelente risco-retorno: você tem risco de até zero de perda e fica exposto a ganhos até 20% caso esteja 100% protegido.

Caso o Bitcoin não tenha nenhuma valorização, você receberá exatamente a mesma quantia que investiu, porque o seguro que foi comprado funcionou para evitar essa queda. No entanto, até o momento só foram apresentadas as vantagens, mas qual o ponto fraco da estratégia de Capital Protegido?

A principal desvantagem é a liquidez. Opções são contratos que têm um vencimento e também não possuem muita liquidez, o que torna difícil desmontar a operação caso você esteja com o ganho máximo de 20%. Por esse motivo, o ideal é ficar na operação até o vencimento, podendo ser de 3 a 9 meses, dependendo do tempo escolhido pelo cliente.

Outra desvantagem é que se você estiver ganhando e, no último dia da estratégia, o Bitcoin despencar, você não terá o ganho que acumulou no período. Com o Capital Protegido, você só saberá o ganho no dia do vencimento da operação.

Para quem ele é indicado?

Esse tipo de aplicação é recomendada principalmente para quem quer buscar ganhos acima da renda fixa, podendo abrir mão da liquidez do investimento, dado que será necessário ficar até o final da operação.

O Capital Protegido também é indicado para quem quer iniciar sua exposição ao Bitcoin com risco controlado. Ele também faz sentido para quem está no mercado a mais tempo, mas quer comprar proteção e ainda ficar exposto à alta.

Caso tenha se interessado por essa operação, ela já está disponível para contratação através da Nox Bitcoin, um dos maiores provedores de liquidez no mercado brasileiro de Bitcoin. Basta entrar em contato direto no site ou preencher o formulário de cadastro na página de Capital Protegido para cotar sua estratégia.

Seu perfil de investidor passará antes por uma avaliação do time de especialistas para sua própria segurança. Todo o acompanhamento de cadastro, consultoria e operação se dá de forma individual e exclusiva para seu perfil.

Você terá um canal aberto direto com os especialistas da Nox Bitcoin para sanar qualquer dúvida. Investir em Bitcoin com Capital Protegido pode ser uma boa alternativa se você procura mais previsibilidade. Você não compra efetivamente bitcoin, e consegue investir nas altas constantes da criptomoeda com proteção total de capital.

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts