16 de julho, 2019

|

por: JP

|

Categorias: Bitcoin

Volatilidade do Bitcoin: como ganhar dinheiro

O Bitcoin é um ativo bastante volátil, ele possui mais de 63% de volatilidade anual. Isso significa que ele pode retrair ou expandir 63% em 12 meses. Para fins de comparação, isso significa que é duas vezes mais arriscado investir em Bitcoin do que investir na bolsa brasileira.

Porém, um risco maior não assusta aqueles investidores que querem se aproveitar da volatilidade para obter melhores ganhos. Então, se você não se intimida com a volatilidade, o Investimento em Bitcoin vai explicar como é possível ganhar dinheiro com a oscilação do Bitcoin.

Opções para ganhar com a volatilidade do Bitcoin

O mercado de opções e derivativos ainda é pouco conhecido para o público geral, especialmente o de criptomoedas. No entanto, ele é um dos meios favoritos do mercado financeiro para especulação e transferência de risco entre duas partes (compradores e vendedores).

As opções são populares porque elas oferecem maior variedade de estratégias, tanto para maximizar ganhos quanto para minimizar perdas. Elas são utilizadas por traders, que têm a intenção de especular, e produtores de commodities, que querem se proteger da volatilidade.

Com o uso de opções, é possível montar operações, que protegem 100% da sua carteira de investimentos e ainda pagam parte da alta, remunerar a carteira, bem como apostar na valorização, na desvalorização, na lateralização e na volatilidade. Ou seja, você consegue operar em todos os cenários com um risco controlado e alto potencial de ganho.

Uma operação muito interessante é a de Compra de Volatilidade. Se você gosta de volatilidade, certamente essa é a melhor opção, já que, quanto mais o ativo oscilar, maiores serão os ganhos, e quanto menor a oscilação, menores serão os ganhos. Portanto, através dela, é possível ter vantagem na valorização do Bitcoin e na desvalorização.

compra de volatilidade straddle

A grande vantagem da oscilação é a possibilidade de ganhos ilimitados com prejuízo controlado. No entanto, o problema desse tipo de operação é a alta complexidade e o custo da montagem, além disso, sua montagem pode ser um pouco complexa e pouco acessível para o público geral.

Buscando solucionar esse problema, a Nox Bitcoin oferece a única consultoria de criptomoedas que realiza a montagem desse tipo de operação no Brasil. Quer conhecer mais sobre ela? Fale com um de nossos especialistas.

Trading

O primeiro pensamento que vem na cabeça de muitos é: vou fazer trading, comprar Bitcoin na baixa e vender na alta. Na teoria, essa estratégia faz total sentido, o problema está na execução. Um estudo da FGV mostra que 90% dos daytraders levam prejuízo e, além disso, o desempenho dos trades piora com o passar do tempo.

Os principais vencedores de trading são os bots de alta frequência, que são robôs que conseguem detectar um padrão gráfico ou técnico e executar uma operação em questão de segundos. A frieza e a racionalidade dos robôs superam o lado emocional das pessoas.

Mesmo assim, é possível ter ganhos com trade. Apesar de ser difícil estar entre os 10% dos vencedores, ainda é uma estratégia válida, embora seja mais arriscada do que o mercado de opções. Ela exige disciplina, controle psicológico e inteligência para saber o momento de assumir riscos.

Arbitragem

A segunda opção é a arbitragem. Quando a volatilidade está alta, o preço do Bitcoin se descola e fica diferente entre as corretoras. Essa diferença de preços é conhecida como spread, que consiste na diferença entre o preço de compra e o de venda dentro de uma corretora ou entre as demais corretoras do mercado.

Através da arbitragem, é possível aproveitar essa diferença de preços, comprando nas corretoras onde o preço está mais barato e vendendo onde está mais caro.

O problema dessa operação também é a execução. A arbitragem é até mais complexa do que o trading. Ela funciona da seguinte maneira: você precisa comprar Bitcoin na corretora em que o preço do Bitcoin é menor, transferir para a outra corretora onde o preço está maior (leva no mínimo 20 minutos) e tentar vender para garantir o lucro.

Mas é preciso ter cuidado, porque essas oportunidades duram pouco. Os preços podem mudar muito rápido, resultando em prejuízo quando for o momento de vender.

Uma maneira de contornar esse problema é ter conta e saldo (Bitcoin e R$) em diferentes corretoras. Assim, é possível comprar Bitcoin em uma corretora onde o preço está baixo e, ao mesmo tempo, vender em outra corretora onde o preço está mais alto.

Conclusão

A volatilidade cria oportunidades que são aproveitadas por traders e arbitradores. No entanto, realizar essas operações pode ser um pouco difícil para investidores novatos e resultar em prejuízo.

Além disso, essas operações só são lucrativas se você conseguir vender o Bitcoin por um preço maior do que o que foi gasto na compra, somando as taxas. Por esse motivo, poucos são os investidores que conseguem ganhar na volatilidade.

O trading é a estratégia mais fácil de se pensar, embora sua execução seja difícil e o risco de perdas seja mais alto. A grande maioria dos traders leva prejuízo em suas operações.

A arbitragem é menos arriscada que o trading, mas a sua execução é mais difícil e pode ser complexa para um novo usuário. É importante lembrar que o Bitcoin é um ativo extremamente volátil, e as janelas de preço podem mudar rapidamente, resultando em prejuízo.

A Compra de Volatilidade da Nox Bitcoin é um produto novo com o qual é possível ganhar na valorização e na desvalorização da criptomoeda. Ele é o mais indicado para quem quer aproveitar a volatilidade em qualquer situação. A inovação dos derivativos e o mercado de opções possibilitam esse tipo de operação, que ainda é pouco conhecida no Brasil.

Se interessou por essa operação? Fale conosco e tire suas principais dúvidas em nosso site.