Lucas Bassotto

Escrito por

Author

Economista, trader e especialista em conteúdo sobre economia, finanças e criptomoedas.

O Bitcoin é uma das invenções mais intrigantes e fantásticas do mundo. Ele foi pensado em outubro de 2008, auge da crise financeira mundial, por um programador anônimo conhecido como Satoshi Nakamoto. 

Ali, ele surgia como uma antítese dos bancos, permitindo que pessoas pudessem transferir de forma “semi-anônima” qualquer valor, a qualquer momento e de qualquer lugar sem a necessidade de um intermediário (bancos e governo) para tornar aquela transação confiável.

Desde então, muitas pessoas ao redor do mundo vêm usando Bitcoin como forma de remessas internacionais, para pagar serviços prestados pela internet e comprar produtos. Em 10 anos, o preço explodiu, saindo de zero para chegar ao seu preço máximo de US$ 20,000, atraindo muitos especuladores e investidores também nesse período.

Além de ganhar espaço como “moeda digital”, ele também vem ganhando espaço na carteira de muitos investidores, por ser limitado a 21 milhões de unidades, sendo um bem extremamente escasso, assim como o ouro. 

Com isso, ele vem ganhando espaço também como “reserva de valor” e proteção contra inflação, por conta de sua limitação à quantidade máxima de 21 milhões de unidades para sempre.

Antes de se aventurar, é importante conhecer mais sobre as particularidades do ativo. Este post vai funcionar como um índice que vai reunir os principais textos que você precisa ler para entender como funciona a tecnologia: como investir, como comprar, o que é mineração, quais carteiras usar. 

O que é Bitcoin?

Este texto é essencial para entender no detalhe o funcionamento do Bitcoin: como ocorrem as transferências, quem criou, como funciona a mineração. É importante lembrar que ele só existe na internet e pode ser adquirido através de corretoras como a Nox Bitcoin, ou através da mineração, que vamos ver mais adiante.

Como minerar Bitcoin no Brasil

Quem nunca quis minerar quando se deparou com o assunto? Basicamente, a criação de novas unidades da moeda acontece em um processo que ficou popularmente conhecido como “mineração”. 

Nesse processo, milhares de computadores competem para encontrar a chave que confirma todas as transações que ocorreram nos últimos 10 minutos, ganhando uma recompensa em Bitcoins como incentivo. Graças à mineração, a rede concentra uma larga escala de poder computacional, sendo uma das redes mais seguras do mundo. Em 10 anos rodando, a rede nunca foi hackeada.

Como ganhar dinheiro com Bitcoin?

Depois de “o que é, como funciona e como minera?” a pergunta mais feita é “Como ganhar dinheiro com isso?”. Não tem mistério. Ele funciona como qualquer ação ou moeda: você compra por um preço, espera valorizar e vende por um preço maior, embolsando a diferença como lucro.

Existem diferentes técnicas para chegar a esse objetivo: comprar barato e vender caro. Tais técnicas são: comprar e segurar, arbitragem e trade. Para quem está começando, a melhor estratégia é comprar um pouco toda semana ou todo mês com o objetivo de manter a posição por meses, ou até anos.

Por que todo mundo deveria comprar um pouco de Bitcoin?

É preciso ter um entendimento mínimo antes de pegar seu dinheiro e comprar suas primeiras unidades. Em 4 anos de mercado, o que mais vi foram pessoas caindo de paraquedas, interessadas apenas no dinheiro fácil sem querer entender o que é que elas estão comprando. Posso dizer com tranquilidade que nenhuma dessas pessoas foram muito longe.

Como funciona o preço do Bitcoin?

O preço de quase tudo é determinado livremente através do mercado. Isto é, pessoas estão comprando e vendendo a todo momento. Quando mais pessoas estão comprando do que vendendo, o preço sobe. Se o contrário acontece, o preço cai. Ou seja, o preço do Bitcoin reflete a oferta e a procura por ele no mercado.

Trade vale a pena? Conheça a estratégia de preço médio

O Bitcoin valoriza muito rápido em apenas 10 dias do ano. Por isso, a melhor estratégia para iniciantes é fazer preço médio: comprar periodicamente e aos poucos, isto é, devagar e sempre. Nunca se deve entrar e sair com frequência do mercado com toda sua posição.

Quais são as melhores carteiras de Bitcoin?

A carteira de Bitcoin é um programa que permite que você envie e receba suas moedas através do celular ou do computador. Uma carteira é também a forma mais segura de você armazenar suas moedas. A maior dúvida que todos têm é: como escolher a melhor?

O que é Halving?

Halving é um evento programado para ocorrer a aproximadamente 4 anos. Basicamente, quando ele acontece, a emissão de Bitcoins é cortada pela metade. Já aconteceram 3 Halvings: 2012, 2016 e 2020. Originalmente, eram criados 50 Bitcoins a cada 10 minutos, depois caiu respectivamente para 25, 12,5, 6,25 e 3,25.

Muitas pessoas argumentam que o Halving desperta muitos ciclos de valorização de preço, porque o Bitcoin fica ainda mais difícil de obter, e portanto se torna um bem mais escasso. 

Os ciclos de mercado de Bitcoin

O mercado de Bitcoin funciona em ciclos que começam logo após os Halvings. Entender essa dinâmica é essencial para aprender a se posicionar melhor no mercado e obter melhores lucros sabendo a hora certa de entrar e sair. 

Como saber se o preço do Bitcoin está caro ou barato?

No mercado de ações e de câmbio, existem métricas para saber se a ação de uma empresa ou moeda de um país está sobrevalorizada ou desvalorizada. Geralmente as pessoas olham para fluxo de caixa da empresa, crescimento e margem líquida. No Bitcoin também existem métricas, mas são completamente diferentes. 

Como os investidores institucionais operam Bitcoin?

Investidores institucionais são aqueles que movimentam grandes volumes de negociação em todas as bolsas do mundo. Eles também estão no Bitcoin, mas operam de forma diferente de nós, as “pessoas físicas”. Conhecer as estratégias deles é essencial para que você evite se tornar uma “vítima deles”.

A profissionalização da mineração de Bitcoin

A mineração se tornou quase que uma atividade industrial. Não dá mais para minerar em casa com computador doméstico e também não dá para minerar no Brasil devido ao alto custo energético. Hoje, não há mais espaço para ineficiência, apenas os melhores estão ganhando dinheiro.

Estude e estude

Ainda estamos vendo algo que é muito novo e muitas pessoas ainda nem sequer conhecem sobre ele. Ou seja, o BTC ainda tem um potencial para adoção gigantesco, e caso essa adoção aumente, veríamos um impacto muito positivo no preço. 

Portanto, quanto mais cedo você começar, maior será sua chance de conseguir ter um bom lucro.

Além disso, ele não serve apenas para especulação. O Bitcoin é como uma moeda sem fronteiras. Você pode fazer transações quando quiser e onde quiser, sem se preocupar se o banco está fechado, ou com o custo de remessa. O que podemos dizer hoje é que ele veio para ficar e parece que é um caminho sem volta.

Write A Comment