Perfis sobre investimentos e educação financeira para seguir no Instagram

O Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil e no mundo, embora ainda não seja a mais utilizada, estando atrás de Facebook, Whatsapp e Youtube. No entanto, o Instagram se diferencia pela forma de compartilhamento de conteúdo: extremamente visual, podendo ser feito em vídeos, stories e fotos.

Muitas pessoas não têm tempo para leitura e acabam consumindo seus conteúdos de forma mais visual. Outra vantagem do Instagram é a facilidade de consumo: você pode se informar em qualquer lugar, diferente dos textos, que exigem maior capacidade de concentração e leitura.

É por isso que o Youtube é uma das redes sociais mais utilizada entre os Brasileiros. Também é possível observar Instagram exibe forte crescimento. Muitos produtores de conteúdo e empresas estão começando a migrar para o Instagram, muito por conta da facilidade na produção e edição.

Leia também:

Além do Me Poupe! Como aprender mais sobre educação financeira no YouTube

Fintwit: como o Twitter se tornou o maior fórum de finanças do mundo

O Instagram e o Mercado Financeiro

Com mercado financeiro não poderia ser diferente. Muitos profissionais que trabalham na área se transformaram em influenciadores digitais e produzem conteúdos educativos e informativos sobre investimentos em seus perfis de Instagram.

É preciso saber filtrar o conteúdo que você está consumindo nas redes sociais. O Twitter, por exemplo, pode ser uma excelente ferramenta de aprendizado e informação. O Instagram também não é diferente. 

Por isso, separamos os melhores perfis voltados para mercado financeiro e finanças pessoais no Instagram.

Tio Ricco (@tioricco)

É de longe um dos melhores perfis do Instagram. O Tio Ricco é um personagem fictício de um bilionário escrachado que segue seus investimentos sob a filosofia do “muito risco e pouco ego”. Gosta de responder perguntas nos seus stories e ensinar sobre negócios.

Guiainvest (@guiainvest)

É um perfil focado para educação financeira e finanças pessoais. Possui 522 mil seguidores e é um dos mais ativos do Instagram em termos de engajamento. Excelente para quem está querendo aprender conceitos básicos.

Infomoney (@infomoney)

O Infomoney é o maior jornal de notícias de mercado financeiro no país. Os stories entregam um conteúdo mais informativo como notícias, por exemplo. O perfil também possui postagem de fotos com dicas e conteúdos mais educacionais sobre finanças pessoais e mercado financeiro.

Faria Lima Elevator (@farialima.elevator)

Como o Tio Ricco, é um perfil de sátira com situações dos bastidores do mercado financeiro no Brasil. Embora tenha um tom de brincandeira, é possível aprender diferentes conceitos sobre economia e investimentos.

Fernando Ulrich (@ulrich.fernando)

O Fernando tem um perfil focado para falar em economia e investimentos. Seu conteúdo é ideal para quem deseja aprender e se aprofundar em análises econômicas utilizando a perspectiva da Escola Austríaca de Economia.

Explica Ana (@explicaana)

Ana é sócia da XP e possui um perfil para explicar investimentos no mercado financeiro, como renda fixa e ações. A maior parte do conteúdo está em vídeos no seu stories.

Stock Pickers (@stockpickers_)

O Stock Pickers é o maior podcast sobre ações do Brasil. Particularmente, acho todos os podcasts deles uma excelente fonte de aprendizado. Também vale seguir no Instagram. Muitas vezes eles postam “pílulas” de conhecimento do que foi falado nos podcasts.

Monkey Stocks (@monkeystocks)

E se eu te disser que carteiras de ações escolhidas por um macaco renderam mais do que carteiras escolhidas por especialistas do mercado? Acreditaria? O Monkey Stocks está aí para servir de prova. Vale a pena acompanhar a carteira do “Macaco Zé”.

Richard Rytenband (@rytenband)

Richard é um dos principais difusores do pensamento de Nassim Taleb no Brasil. Seu perfil no Instagram é bem educativo e focado em proteção de carteira de investimentos, tanto em postagens quanto em vídeos nos stories. 

fiis.com.br (@fiis.com.br)

O Fiis é um dos maiores perfis do instagram em termos de engajamento quando se fala em investimentos. O perfil tem um foco em Fundos Imobiliários, mas também costuma abordar sobre finanças pessoais.

Valor Investe (@valorinveste)

O Valor Investe é um dos maiores sites brasileiros sobre educação financeira e investimentos, o seu perfil no instagram também é interessante para seguir, embora não seja muito informativo, possui bastante conteúdo educativo.

Bastter (@bastter)

Bastter é um perfil bem sincero e direto ao ponto quando se fala em aprender a investir em ações pensando no longo prazo. As postagens são bem educativas, mas com um tom de bom humor. 

Redes sociais são boas, mas não abandone os livros

Os conteúdos do Instagram muitas vezes são resumidos para facilitar o entendimento, o foco é ser uma comunicação rápida e fácil de digerir, sendo uma excelente ferramenta de aprendizado para quem está começando.

No entanto, jamais devem substituir bons livros sobre investimentos, economia e finanças pessoais para quem quiser aprofundar seus conhecimentos. Caso tenha se interessado, confira nossa lista sobre os melhores livros de investimento.

Tem algum perfil que você gosta e recomenda muito? Não deixe de mencionar nos comentários.

Total
43
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts