Além do Me Poupe! Como aprender mais sobre educação financeira no YouTube

Além do Me Poupe, canais de educação financeira no Youtube que podem ajudar com investimentos e controle das finanças pessoais

Foto destaque de MARCELO SPATAFORA – [email protected] no Blog Influu

Os smartphones e a Internet mais acessíveis fizeram com que alguns canais de YouTube tenham uma relevância muito maior que programas em televisão aberta. A curva de “qualidade” é forçada, onde é o consumidor quem escolhe o que quer, onde e quando e vai consumir.

Mesmo as próprias empresas de TV aberta procuram se reinventar. O investimento anunciado pela Globo de R$ 1 bilhão no Globoplay é um belo exemplo da tentativa de concorrer com os serviços de streaming. 

No último mês de novembro, a PwC divulgou a 20ª edição da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, que mapeia os gastos de anunciantes e consumidores em 14 segmentos de entretenimento e mídia (E&M) em 53 países, incluindo o Brasil.

O estudo trouxe destaque para a personalização. O consumidor – exigente – anseia por experiências adaptadas às suas preferências e horários. 

E aproveita a variedade de dispositivos para construir sua própria experiência de entretenimento.

O acesso à informação trouxe uma série de mudanças de comportamento, nossa sociedade atualmente tem muito mais consciência sobre a necessidade de uma vida saudável, responsável, e isso inclui as finanças pessoais. 

Tanto que, uma grande conquista para 2020 é a obrigatoriedade da inclusão de educação financeira nas escolas.

Leia também:

5 dicas para começar a educar financeiramente seus filhos

Acho justo reconhecer que o movimento dos youtubers de educação financeira ganhou força graças ao sucesso do canal Me Poupe!, fundado em 2015, pela ex-jornalista Nathalia Arcuri. 

Com um empurrãozinho de um programa de rádio com boa audiência, a 89FM, o canal Me Poupe ganhou força e hoje se auto intitula como “O maior canal de finanças do mundo”. Não por menos, até o momento, são expressivos 4,25 milhões de inscritos

Os principais canais brasileiros de educação financeira do YouTube

Com uma linguagem BEM popular e divertida (que não agrada muito principalmente quem já é da área), ela esbanja carisma no seu canal com muitos vídeos por semana e uma média de quase 200 mil visualizações por vídeo. Hoje ela ainda apresenta um reality show sobre educação financeira na Band.

Me poupe! (4,25 mi de inscritos)

Mas a líder Nathalia Arcuri e provavelmente os primeiros colocados em canais de finanças com mais inscritos não são muita novidade para quem acompanha o nicho. 

Por isso, nesta lista tentei aprofundar um pouco mais sobre canais com relevância, e principalmente, com muitos seguidores. Será que você conhece todos?

O Primo Rico (2,94 mi de inscritos)

Apresentado por Thiago Nigro, o canal O Primo Rico também conta com muitos anos de trabalho. No ar desde janeiro de 2016, é o segundo em número de inscritos. 

Com um pouco mais da metade dos seguidores do Me Poupe, tem mais de 3 vezes o número de seguidores do terceiro canal da lista. O educador financeiro conquistou entrada em grandes canais, como um blog no Estadão. O destaque dele é para o crossover do Primo Rico com o Me Poupe! 🤯

EconoMirna (896 mil inscritos)

O terceiro colocado tem apresentação de Mirna Borges, o EconoMirna deve ser o próximo a atingir 1 milhão de inscritos. A proposta é ser simples e divertida, assim como a Arcuri, porém com um tom abaixo, didática e um pouco mais comedida, ela também traz entrevistas.

Gustavo Cerbasi (730 mil inscritos)

O Gustavo Cerbasi certamente traz um estilo diferente. Um excelente comunicador e um teor de conteúdo extremamente sério e profissional. 

Diferente do “youtuber tradicional”, que muitas vezes tenta deixar o conteúdo mais divertido, Cerbasi é prático e vai direto ao ponto, traz verdadeiras aulas. Também foi autor do best-seller de finanças “Investimentos Inteligentes”. 

Júlia Mendonça (461 mil inscritos)

A Júlia traz a “pegada” de canal de YouTube mais tradicional, vai muito bem no conteúdo contando histórias para ensinar sobre os temas. É no jeitinho, no papo e passa bem o recado. Fica pela empatia que causar em cada um:

Clube do Valor (455 mil inscritos)

Apresentado por Ramiro Gomes Ferreira, o canal traz um viés bem profissional. Com cara de conteúdo corporativo, ele vai bem e traz conteúdo planejado e bem relevante para a área.

Bruno Perini – Você MAIS Rico (437 mil inscritos)

A qualidade de imagens dos vídeos mostra o nível de investimento do canal. Bruno Perini, ex-capitão do exército, ensina sobre suas experiências com investimentos. 

Disciplina, planejamento, metas e uma boa grana. Com uma grande virada, da carreira militar para ser influenciador digital, o canal traz os vídeos para entrada aos cursos oferecidos.

Patricia Lages – Dicas de Economia (371 mil inscritos)

Patrícia é uma jornalista/empreendedora conhecida. Participa de programas de TV na Gazeta e Record, rádio, internet e mídia impressa, participa de vários projetos ligados à educação financeira, escreveu livros e tem o blog Bolsa Blindada. Tem um trabalho bem voltado para mulheres.

Pit Money (282 mil inscritos)

Lucas Pit é espontâneo. Faz vídeos descontraídos à sua maneira e dá várias dicas do que faz com seu próprio dinheiro. Sua especialidade é em day trade de contratos de dólar e commodities.

Não necessariamente traz conteúdos tão básicos. O título do vídeo e abaixo mostra bem qual a pegada do brother. Dos canais listados, parece ser o que mais faz lives. 

10º InfoMoney (255 mil inscritos)

O único canal da lista que não tem apenas uma pessoa como porta-voz/apresentador. 

O canal de um dos maiores portais de conteúdo financeiro do Brasil traz programação mais diversificada, com jeitão de canal de televisão: entrevistas, programas jornalísticos, InfoMoney Explica e muito mais. Conteúdo de grande qualidade para acompanhar.

Vale citar ainda outros canais que ficaram de fora por menos inscrições nos canais: 

O mais importante é seguir estudando sempre. O conhecimento sempre será o maior e melhor investimento que podemos fazer na vida.

E aí? Sentiu falta de algum? Tem alguma dica de canal bom para seguirmos. Manda pra gente nos comentários. 🙂

Leia também:

Os melhores analistas de Bitcoin para acompanhar

Total
2
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts