Os melhores livros sobre investimentos para iniciantes

Investir é uma espécie de jornada que engloba autoconhecimento e muito estudo. Se você pretende administrar seus investimentos por conta própria precisa se informar sobre o que está fazendo. Para te ajudar nessa jornada, separei os 5 melhores livros sobre investimentos. Os livros vão de níveis iniciantes, intermediários até o mais avançado. Confira.

Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi

investimentos inteligentes gustavo cerbasi

Quem pretende começar a investir precisa construir uma mentalidade diferente. Investidores bem sucedidos olham para o longo prazo e são pacientes. O livro de Gustavo Cerbasi é um dos maiores best-sellers sobre investimentos aqui no Brasil. Considero ele uma obra obrigatória para todos que estão começando. 

Além disso, a maioria dos livros sobre investimentos fala sobre os EUA, Cerbasi traz a realidade brasileira, que é completamente diferente. 

O livro tem o objetivo de te fazer refletir sobre suas opções de investimentos. Basicamente, ao longo do livro, você é apresentado a esse universo através de duas óticas: a do investimento de renda fixa e, ao investimento de renda variável. 

A partir daí, Cerbasi desenvolve, dentro desses sub assuntos, algumas das opções mais comuns, dando destaque para as seguintes: Títulos públicos, CDB, mercado de ações, fundos de investimento, previdência privada e mercado imobiliário. Cerbasi consegue descrever bem suas particularidades.

Axiomas de Zurique – Max Gunther

axiomas de zurique livros sobre investimentos

Ter sucesso nos investimentos não depende inteiramente de você, porque quem investe está sujeito ao mercado. Como se comportar nesse mercado que é uma questão um pouco difícil de compreender. Max Gunther praticamente escreve uma “bíblia” para quem quer pensar diferente e evitar perder dinheiro.

Esse livro desmente “verdades” que são espalhadas por anos no mercado. Além disso, estabelece uma série de regras simples para diminuir o risco dos seus investimentos. O nome do livro é inspirado em um grupo exclusivo de homens que, depois da Segunda Guerra Mundial, resolveu ganhar dinheiro investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de commodities a moedas estrangeiras.

Investidor Inteligente – Benjamin Graham

investimentos inteligentes benjamin graham livros sobre investimentos

Esse livro é a base para quem quer começar a investir em renda variável. Warren Buffett, um dos maiores investidores de todos os tempos, foi influenciado pelos ensinamentos de Benjamin Graham, autor da obra. O foco desse livro está na ideia de investimento de Valor, que é uma filosofia de investimento.

Graham ensina seus leitores a encontrar o real valor de uma ação, investir a longo prazo e desenvolver uma melhor educação financeira. O conceito de investimento de Valor protege investidores de cometer erros nos seus investimentos. Esse conceito é utilizado por milhares de investidores ao redor do mundo. Não dá para investir em renda variável sem ler esse livro antes.

Antifrágil – Nassim Taleb

nassim taleb antifragil

Nassim Taleb enriqueceu especulando em derivativos de moedas estrangeiras e ações. Ele é um controverso investidor que foge do senso comum quando se fala em finanças. Suas obras falam sobre improbabilidade, falhas de mercado, conhecimento, investimentos e sociedade.

O Antifrágil é uma obra obrigatória para entender a dinâmica dos mercados e como preparar seus investimentos para situações de estresse econômico. Taleb é cirúrgico ao apresentar sua visão de mundo: estamos afundados na incerteza, previsões não são possíveis, a maioria das notícias é pessimista no longo prazo e que estamos sujeitos a eventos impactantes no curto prazo.

Economia numa única lição – Willian Hazlitt

economia numa única lição

Não dá para investir sem ter um conhecimento mínimo sobre o funcionamento da economia. Até porque os desdobramentos da economia são capazes de ter um grande impacto sobre os seus investimentos. Hazlitt escreveu um livro simples e, ao mesmo tempo, muito assertivo sobre uma das principais disciplinas do mundo: economia.

Entender essa disciplina é essencial para conseguir estar a par dos ciclos do mercado, impactos de medidas do governo e como elas podem afetar seus investimentos. Não adianta ser extremamente técnico em finanças e, ao mesmo tempo, não ter uma noção muito boa sobre economia. 

Conclusão

Sobre a ordem de leitura, sugiro seguir a ordem que está exposta no texto. Os livros trabalham desde aspectos um pouco mais técnicos sobre investimentos até a mentalidade do investidor, que são assuntos essenciais para quem está começando. Coloquei um livro sobre economia para quem quiser conhecer fatores externos aos seus investimentos.

Querendo ou não, todos os livros falam um pouco sobre economia em determinados momentos. Entretanto, resolvi incluir um livro só para economia, de forma a fortalecer a percepção do investidor iniciante sobre o assunto.

Ao ler esses livros, você estará minimamente preparado para investir tanto em renda fixa, quanto investimentos de renda variável. 

Leia também:

Introdução ao pensamento Nassim Taleb: Cisnes Negros e Antifragilidade

Investimento para iniciantes: por onde começar?

Os melhores investimentos para 2020

Total
12
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts