Os melhores investimentos para 2020

Que tal começar a se preparar para investir com eficiência no ano que vem? Confira o meu post e fique por dentro dos melhores investimentos para 2020. Comentei cada um deles e a expectativa de mercado sobre os investimentos. 

Como foi o ano de 2019?

O ano de 2019 foi bom para quem investiu em renda variável, especialmente Bitcoin, Ouro e Ibovespa (índice de ações da bolsa brasileira). Ações de empresas específicas superaram o retorno de 100% no ano, tais como Marfrig, JBS, Intermedica, BTG e Qualicorp. Empresas de varejo também tiveram um grande destaque.

A Bolsa subiu porque investidores acreditam na retomada do crescimento da economia brasileira. A economia finalmente começa a se recuperar, reformas estruturais estão em andamento e o risco-país do Brasil está caindo mês a mês.

Isso cria um ambiente propício para negócios e geração de empregos, o que impacta nas ações das empresas listadas na bolsa. Muitos analistas estão otimistas para o próximo ano. Contudo, é preciso cautela.

Se o brasileiro estava acostumado a receber juros, agora vai ter que procurar outros tipos de investimentos como: ações, fundo de ações, fundos imobiliários, fundos multimercado e outros fundos de investimentos.

O que 2020 nos reserva?

Economistas e investidores acreditam que o Brasil finalmente vai voltar a ter um crescimento consistenteOs anos de 2018 e 2019 foram de recuperação e pavimentação do terreno com aprovação das reformas.

Os juros vão chegar ao patamar mais baixo da história, o que abre um cenário nunca antes visto no Brasil. Investimentos em renda fixa tornam-se menos atrativos com juros baixo. 

É por essa razão que a procura por investimentos nessa classe de ativos está subindo consistentemente no Brasil. Contudo, um evento que poderia frear o crescimento brasileiro seria uma desaceleração da economia global. 

Os países do mundo parecem estar chegando ao final do ciclo de crescimento. Economias de China, Estados Unidos e Europa estão começando a apresentar piora nos índices. Isso com certeza afeta o mercado de ações e a economia brasileira.

Diante disso, não será uma tarefa fácil encontrar os melhores investimentos para 2020. Mas vou separar uma lista com as alternativas que possuem mais potencial de entregar um bom retorno. 

Renda variável

Investimentos em renda variável não possuem uma rentabilidade futura conhecida ou garantidaOu seja, os rendimentos podem variar diariamente para cima ou para baixo.

Por conta disso, são uma opção mais arriscada do que a renda fixa, mas com maior potencial de ganho. Bons investimentos para 2020 em Renda Variável são: Fundos Imobiliários, Índice da Bolsa Brasileira, Ações, Ouro, Dólar e até mesmo Bitcoin. 

Economistas esperam que o Brasil tenha um crescimento maior em 2020, caso isso aconteça, esses ativos podem se valorizar. Caso a expectativa não se confirme, é capaz que o investidor tenha perdas a curto prazo. Mas ainda assim, a renda variável será um dos melhores investimentos para 2020, contudo, é preciso selecioná-los cuidadosamente.

Ações

mercado de ações
Fonte: Liberdade para Investir

Ao investir em ações de empresas, você se torna sócio e pode participar na distribuição de lucros e dividendos. Também é possível ganhar dinheiro com a valorização das ações dessas empresas. 

2019 foi um grande ano para o mercado acionário como um todo no Brasil. O Ibovespa (índice da bolsa brasileira) subiu mais de 21% no ano. Algumas ações em específico apresentaram um retorno muito maior que isso, especialmente as do setor de varejo.

Especialistas e analistas estão esperando que 2020 seja ainda melhor com a recuperação da economia e com maior taxa de crescimento do PIB. Contudo, como foi dito acima, é preciso ter cautela em relação à economia global.

O maior desafio é saber escolher as melhores ações. Isso requer conhecimento, tempo e estudo, é por esse motivo que muitas pessoas investem em fundos de ações, ou simplesmente compram o título “BOVA11”. Ações podem ser negociadas com as menores taxas na Clear.

Fundos Imobiliários (FIIs)

Fundos imobiliários, um dos melhores investimentos para 2019
Fonte: Suno

Os Fundos Imobiliários também pertencem à classe da Renda Variável. Os FIIs consistem em grupos de pessoas que querem investir em negócios imobiliários, isto é, imóveis. 

Há várias maneiras de lucrar com imóvel: alugar, vender, arrendar. Cada pessoa que investe em FIIs recebe uma cota e o rendimento proveniente dos imóveis do fundo. É preciso ter atenção porque o preço dos títulos pode variar.

Existem dois tipos de FIIs: tijolo e papel. Os fundos de tijolo investem em imóveis físicos como shoppings, prédios comerciais, hospitais, faculdades, centros de distribuição e outros grandes imóveis. Os fundos de papel investem em títulos vinculados ao mercado de imóveis, recebendo juros e dividendos.

O Fundo é administrado por um gestor responsável por realizar os melhores investimentos e encontrar oportunidades para garantir melhor rentabilidade para o fundo. Ou seja, FIIs são a melhor maneira de receber aluguel sem precisar ter um imóvel. 

A procura por fundos imobiliários cresceu em 2019 com a queda da Selic. Com o aquecimento da economia em 2020, é capaz que as indústrias e comércio precisem expandir ou utilizar a capacidade ociosa. Os Fundos Imobiliários podem ser negociados na plataforma da XP Investimentos.

Fundos de investimentos

Não gosto muito dessa opção, poucos fundos de investimento conseguem bater o Ibovespa, ou o rendimento da Selic e ainda cobram uma taxa de administração de 1 a 2% ao ano. São os famosos “fundos pega trouxa”.

Além disso, quando batem o Ibovespa cobram uma taxa de performance. Definitivamente não é um bom negócio. Só é atrativo para quem não tem tempo de lidar com seus investimentos.

Se você quer investir na Bolsa de forma simples e descomplicada, procure pelo título BOVA11 e compre-o. Ele replica o índice Ibovespa. Fazendo isso, você estará tendo um potencial maior do que muitos fundos. A Órama, Warren e XP Investimentos oferecem diversas alternativas para fundos.

Ouro

ouro melhores investimentos ações
Fonte: Parmetal

O Ouro terá a função de proteger seus investimentos de renda variável em caso de crise econômica. Ele é um ativo milenar, usado desde quando mundo é mundo para guardar riqueza. 

Quando o mercado de ações vai mal em todo mundo, o Ouro brilha mais do que nunca. Muitos investidores estão se preocupando com o risco de crise global, o que aumenta a procura pelo ativo.

O Ouro acumula mais de 15,50% de alta só em 2019. Você pode comprar Ouro físico na OuroMinas ou Parmetal. Também é possível comprar títulos de ouro na bolsa ou no seu próprio banco.

Bitcoin

bitcoin entre os melhores investimentos para 2020

Bitcoin já é uma classe de ativos, a primeira criptomoeda do mundo já chama atenção de investidores institucionais (grandes investidores). 

Ele é conhecido como Ouro Digital porque tem muitas características semelhantes: escassez e segurança. Não vão existir mais do que 21 milhões de bitcoins, hoje já existem 18 milhões.

Além disso, o Bitcoin não pode ser controlado por nenhuma instituição, governo ou empresa. Ele também não tem nenhuma relação com o mercado financeiro. Isso torna o Bitcoin um ativo excelente para ter em sua caritera de investimentos para 2020. 

Além disso, ano que vem terá o Halving, isso significa que a emissão de Bitcoins vai cair pela metade a partir de maio/junho do ano que vem. Esse fator geralmente potencializa o preço do Bitcoin. Só em 2019, o preço do bitcoin subiu mais de 120%.

Você pode comprar Bitcoin no melhor preço e contar com estratégias diferenciadas na Nox Bitcoin.

Dólar

dolarUm relatório do Itaú, feito por uma equipe de economistas, está esperando uma alta do dólar para 2020. Isso pode acontecer caso a economia mundial realmente desacelere. Investidores procuram segurança em moedas ou ativos fortes (Franco Suíço, Dólar, Euro, Dólar). 

O Dólar deve ser utilizado como proteção do seu patrimônio em caso de desvalorização do Real. A moeda americana já subiu 7,28% só no ano de 2019. É possível negociar contratos de dólares na plataforma da Clear. 

Renda Fixa (Tesouro Direto, CDB, LCI/LCA)

Investir em Renda Fixa é emprestar seu dinheiro para o governo ou para o banco e receber juros por isso. A remuneração é feita com base na Selic (taxa de juros do Brasil) ou com base em algum indicador econômico (Inflação na maioria das vezes). 

A taxa de juros da economia brasileira (Selic) está caindo, isso diminui o rendimento dos títulos de renda fixa como tesouro direto, CDB e LCI. Contudo, alguns títulos públicos que pagam uma taxa pré-fixada foram um bom investimento ao longo do ano. 

Como esses títulos precisam pagar o que foi combinado na compra, o preço dele subiu bastante, o que rendeu um bom dinheiro para quem comprou no começo do ano, até mais que muitas ações na bolsa. 

A economia brasileira está se recuperando e a tendência é que os juros caiam ainda mais em 2020 diante de novos cortes. Considere Renda Fixa como um meio de se proteger do mercado de renda variável, ou para investir a longo prazo. Títulos de renda Fixa também estão disponíveis para investimento na Clear ou na Warren.

Os melhores investimentos para 2020

É preciso construir uma reserva de emergência antes de começar a investir. Essa reserva consiste em 3 a 6 meses do seu custo de vida. Isso vai garantir tranquilidade para você continuar investindo e até mesmo para aproveitar oportunidades de mercado. 

Esse dinheiro você pode colocar em um título de renda fixa como Tesouro Direto ou CDB com resgate diário. 

Como esse dinheiro precisa estar disponível agora, não se importe com a rentabilidade dele a curto prazo. Essa também é uma opção se você planeja viajar ou comprar alguma coisa no final do ano.

Para quem tem medo de perder dinheiro

O investidor conservador, aquele que não gosta de perder dinheiro de jeito nenhum, pode investir em Tesouro Direto pré-fixado para 2022, ou em algum fundo de renda fixa. Os juros não vão subir nem tão cedo. 

O rendimento não é o melhor, mas quem não está disposto a perder dinheiro precisa ter ao menos 5% do seu investimento em renda variável. Procure diversficar esses 5% entre ouro, fundos imobiliários, ações. 

Você quer se arriscar, mas nem tanto

Se você se identificou, então deve ser moderado. O investidor moderado investe quase da mesma forma que o conservador, mas aumentando a exposição em renda variável. Ele tem em média 70% dos seus investimentos em renda fixa. 

Os outros 30% podem ser diversificados em ações, fundos imobiliários, dólar, ouro e Bitcoin.

“Vol é vida”

Essa é uma frase constantemente falada nos cafés do condado (Faria Lima). Tem gente que gosta de volatilidade (oscilação de preços) para ganhar dinheiro. Esses são os investidores agressivos, que mantém de 70% a 100% de investimentos em renda variável.

Esse tipo de investidor é mais avançado, procura ganhos elevados e está disposto a perder dinheiro no curto prazo. Geralmente ele faz trade, opera derivativos de ações e utiliza alavancagem para potencializar ganhos (e perdas também). 

Aprenda mais:

Como fazer diversificação de investimentos

Investimento para iniciantes: por onde começar?

Como investir na bolsa de valores de forma simples?

O que é Renda Fixa? Fuja da poupança

Você é um investidor ou é um especulador? Saiba a diferença

Para você, quais são os melhores investimentos para 2020?

Ao longo desse post listei as alternativas mais populares no Brasil. Além disso, comentei a expectativa de mercado para cada um deles. Espero que esse post possa fornecer conhecimento para te ajudar a encontrar os melhores investimentos para 2020.

Honestamente, estou cauteloso para o ano que vem. Creio que o Brasil terá um crescimento dentro do esperado, mas o atual estágio da economia mundial liga um sinal de alerta para quem quiser investir em renda fixa.

Sei que investir não é uma tarefa fácil. Se você tiver alguma dúvida, sugestão, crítica, ou sentiu falta de algum pode deixar nos comentários, será uma satisfação responder.

*Este texto não é uma recomendação de investimentos. Seu propósito é servir como conteúdo educacional.

Total
0
Shares
1 comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts