Como comprar NFT na prática?

Entenda na prática como comprar um NFT

O mercado NFT vem crescendo exponencialmente nos últimos tempos. Acompanhando o boom da indústria de criptomoedas, os NFTs vêm adentrando os diversos universos criptográficos, como o de artes e de games. 

Nesse sentido, como qualquer ativo, NFTs possuem valor, e os demais investidores buscam realizar negócios para obter lucro. Sendo assim, neste artigo, falarei sobre o que é necessário para que se possa realizar a compra de um NFT

NFT e meio de pagamento

Na maioria das vezes, para realizar a compra de um NFT, é necessário que se faça o pagamento em criptomoedas. No entanto, a criptomoeda utilizada para pagamento dependerá de qual NFT será comprado, no entanto, para a maioria dos casos, esse pagamento é realizado através de Ethereum (ETH). 

Ethereum é a maior plataforma de smart contracts para desenvolvimento de projetos blockchain. Os investidores podem acompanhar a cotação da Ethereum através do TradingView, uma plataforma que disponibiliza gráficos e cotações em tempo real sobre a maioria dos ativos digitais e tradicionais do mercado financeiro.

Após saber qual a criptomoeda aceita para a compra de um NFT, o investidor deve estar atento às chamadas taxas de gás. As taxas de gás referem-se ao custo necessário para realizar uma transação na rede. Por essa razão, é importante que o investidor saiba exatamente sobre este detalhe, tendo em vista que, as taxas de gás, podem fazer a diferença no preço final de um NFT

Veja também: Lightning Network: Conheça o protocolo que levará o Bitcoin ao próximo nível 

Obtendo uma carteira

Complementarmente a criptomoeda, os investidores também precisam de uma carteira para realizar seu armazenamento. Como uma carteira convencional de ativos, uma carteira para criptomoedas tem a mesma função principal, armazenar ativos. 

Existem diversas carteiras de criptografia, tais como Formatic, Coinbase Wallet, Torus e Portis, no entanto, a mais aceita é a MetaMask, sendo  compatível com Ethereum (ETH), a criptomoeda mais utilizada para comprar um NFT e para pagar as taxas de gás. 

Metamask é uma carteira que pode ser utilizada  através de uma extensão de navegador ou aplicativo móvel, realizando a interação com aplicativos descentralizados.

Desse modo, basta que o investidor faça o download de MetaMask, configure uma carteira e envie ETH, comprado em qualquer exchange de criptomoedas. Ter uma carteira é necessário, tendo em vista que é necessário armazenar os NFTs comprados em algum lugar. 

Caso o investidor prefira armazenar seus ativos criptográficos em carteiras frias, ou seja, sem precisar que estejam sempre conectadas na internet, há opções como Ledger ou Trezor, oferecendo maior segurança contra-ataques cibernéticos. 

Veja também: Qual a diferença entre tokens e criptomoedas?

Onde comprar NFT?

A busca por onde comprar um NFT está diretamente relacionada ao tipo de NFT que o investidor deseja adquirir. Desse modo, NFTs são frequentemente vendidos em vários marketplaces. Marketplaces de NFTs funcionam de forma parecida ao Ebay, onde é possível clicar no produto, pagar e recebê-lo posteriormente. Frequentemente, diversos tipos de NFTs são vendidos nestes marketplaces. 

Alguns listam vários NFTs, sejam de artes, músicas, itens colecionáveis, itens de jogos, e até representações digitais de ativos físicos. Abaixo listo 4 marketplaces onde é possível comprar NFTs.

OpenSea

OpenSea é uma das maiores e mais versáteis plataformas de negociação de NFTs, possuindo um sistema simples para compra e venda. Além disso, é bem fácil criar e adicionar NFTs na plataforma. OpenSea foi fundado em janeiro de 2018, sendo desenvolvido em Ethereum, dessa forma, os usuários utilizam ETH para pagamentos. 

Binance NFT

Binance, a maior exchange de criptomoedas, também lançou seu próprio marketplace de NFT. Aqui, pessoas criativas podem vender seus próprios NFTs, assim como qualquer pessoa pode comprá-los. Comprar um NFT na plataforma é tão fácil quanto realizar uma compra em uma loja online, sendo possível também participar de leilões. O pagamento é feito na criptomoeda BNB ou stablecoin BUSD, ambas da Binance.

Enjin

É uma plataforma blockchain para games, com um marketplace especificamente voltado para NFTs de jogos. Aqui, você pode comprar ativos, que podem ser utilizados para jogos construídos na Enjin. No marketplace, é necessário utilizar o token da blockchain Enjin (ENJ) para pagamentos.

Veja também: Play-to-earn, o novo modelo de negócios dos jogos

Pontos de atenção antes de comprar um NFT

Comprar um NFT é bastante simples, contudo, comprar um NFT valioso já é outra história. Caso seu desejo seja realmente construir uma fortuna através de NFTs, existem diversos pontos que exigem atenção, antes de realizar a compra de um ativo do tipo.

Nesse sentido, o risco pode variar um pouco dependendo de qual tipo de NFT que o investidor encontra-se disposto a comprar. Para NFTs de jogos, por exemplo, é importante que o ativo possua valor dentro do metaverso do jogo. 

Em outras palavras, o investidor deve se perguntar qual a utilidade daquele ativo para a jogabilidade do game. Em Axie Infinity, por exemplo, cada monstrinho chamado “Axie”, são representados por NFTs, onde os personagens adquirem características e habilidades próprias.

Além disso, conhecer o desenvolvedor / proprietário do NFT e a história por trás do ativo é algo importante antes de realizar uma compra. Se um NFT foi revendido várias vezes por um bom valor, é um bom sinal. 

Como resultado, o investidor pode garantir uma certa liquidez sobre o ativo digital, ou seja, poder revendê-lo com uma expectativa de lucro.

Em terceiro lugar, o investidor deve investigar se o NFT desejado faz parte de alguma coleção, pois quanto mais raro for um NFT, maior será o seu valor de mercado. Uma única obra da coleção do artista digital Mike Winkelmann, por exemplo, foi vendida por US $69 milhões. 

Conclusão 

Em suma, o NFT tem deixado de ser um nicho de mercado para se tornar popular e escalar no mercado, rendeu milhões de dólares para artistas e investidores. Embora nem todos que criaram um NFT se tornem milionários, os NFTs já conseguiram provar que a arte digital pode sim, ser lucrativa. 

Em suma, os NTF conseguiram reformular o mercado, demonstrando que a tecnologia também pode ser aliada das artes, bem como da reestruturação do conceito de compras in-game para videogames.

Veja também: NFTs: Entenda essa nova tendência entre milionários

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts