27 de novembro, 2019

|

por: Lucas Bassotto

|

Categorias: Educação Financeira, Iniciante

Como começar um planejamento financeiro para 2020

É essencial montar um planejamento financeiro para 2020 se você ajustar sua vida com o dinheiro. Quanto mais cedo começar, mais fácil será de colocá-lo em prática com mais eficiência.

Apesar de parecer complicado, todo o processo é bem simples e só é preciso ter paciência. Na verdade, o planejamento é apenas trabalhoso, porque você precisa levantar alguns números da sua vida financeira. Contudo, não é preciso ser um economista para fazer um bom planejamento.

Também é preciso lembrar que o planejamento não deve valer apenas para o ano, ele deve ser considerado por um horizonte maior de tempo.

Levante todas as suas receitas e veja as despesas

É preciso administrar as contas da casa igual às contas de uma empresa. O primeiro passo é saber todas as suas fontes de receita. Acrescente salários, aluguéis, rendas extras e todo tipo de receita mensal que você consegue atualmente.

Depois de levantar as receitas, é preciso mapear todas as despesas. Reúna todas as suas contas: telefone, aluguel, TV, Internet, água, gás, compras, Netflix, combustível, energia, transporte, colégio, entretenimento, etc. A tarefa é mais fácil para quem utiliza cartões ou possui contas bancárias, porque é só consultar extratos e faturas. 

Se a despesa for mais alta do que a receita, há duas alternativas: aumentar sua renda mensal ou diminuir as despesas. Normalmente, o caminho mais fácil é o de diminuir as despesas com o que for considerado supérfluo.

Também é essencial fazer uma projeção do ano de todas as receitas e despesas, buscando sempre uma meta para ambos. Isso ajuda a garantir mais previsibilidade e a controlar seus gastos, de forma que eles nunca serão uma surpresa.

Controle melhor seus impulsos de compra

Compras online estão muito mais fáceis. Alguns sites possuem recurso de comprar com apenas 1 click. Essa facilidade pode se tornar uma armadilha para pessoas que não conseguem esperar, ou que compram por impulso

Muitas vezes, o problema não está nas compras grandes. O problema está nas bugiganas ou em produtos que são extremamente baratos. Se compra 1, 2 e quando já vê, a fatura do cartão está elevada.

Contudo, o parcelamento também pode atrapalhar. Apesar de ser uma facilidade para controlar o fluxo de caixa, as parcelas podem virar uma bola de neve se fugirem do controle, por isso é preciso tomar cuidado.

Construa o fundo emergencial

Todo mundo deveria dispor de uma reserva de pelo menos 6 meses de salário. Até mesmo quem é CLT e tem direito a seguro desemprego deveria considerar construir essa reserva de emergência.

Uma reserva garante mais tranquilidade e te deixa preparado para imprevistos: perda de emprego, acidentes e outros. Esse dinheiro deve ficar em algum investimento que possa ser resgatado rapidamente: Renda Fixa com liquidez diária.

O melhor momento para construir esse fundo é depois de quitar as dívidas. Ele deve ser construído rapidamente.

Procure renegociar suas dívidas

Se você está devendo, comece a levantar suas dívidas. Fugir ou ignorar o problema piora toda a situação. Veja a melhor forma de pagar sem comprometer as contas. Cortes de despesas serão necessários para equilibrá-las com as receitas e o pagamento de dívidas.

Procure seus credores, isto é, bancos, emissoras de cartões de crédito ou estabelecimentos e busque negociar algum acordo que seja bom para ambas as partes. Confira nosso post e aprenda como fazer isso.

Problemas para pagar dívida? Renegociar com o banco pode ser o caminho

Corra para as planilhas

Planilhas financeiras são excelentes para ajudar a planejar e visualizar todo o seu orçamento para o próximo ano. Contudo, é preciso ter em mente que um planejamento financeiro deve ser feito a vida inteira, não apenas em 1 ano.

Existem diversas planilhas gratuitas que podem te ajudar no controle de suas finanças pessoais. Para começar, recomendo a versão da B3, bolsa brasileira, que não possui funcionalidades avançadas, mas já consegue auxiliar muitas pessoas.

planilha b3 planejamento financeiro

Também elaborei uma planilha intermediária que permite colocar a entrada e saída de dinheiro. Sinta-se livre para fazer download: Planilha Investificar. Se preferir, faça uma cópia pelo Google Sheets.

O poder dos aplicativos no planejamento financeiro

guiabolso

Aplicativo Guiaboloso.

O Guiabolso é um aplicativo excelente para o controle de finanças para quem possui conta bancária. Ele faz automaticamente todas as tarefas de uma planilha. Você dá autorização para ele ler seus gastos com cartão de crédito e débito.

Desta forma, ele gera relatórios automáticos dos gastos e te dá dicas para melhorar suas finanças pessoais. Eu, por exemplo, utilizava as planilhas, mas depois migrei para o Guiabolso pela facilidade de uso do aplicativo.

Também existem outros aplicativos que que concorrem com o Guiabolso, tais como: Mobills, Money Lover e Orçamento Fácil. Cabe a você escolher o que gostar mais. Todos esses aplicativos certamente tornarão mais fácil o seu planejamento financeiro para 2020.

Os números não vão dobrar a qualquer narrativa

Você pode até conseguir se enganar, mas os números são insensíveis à qualquer narrativa. Se você gasta mais do que ganha, provavelmente terá problemas no futuro. Dinheiro é recurso escasso e como tal, precisa ser bem alocado tanto por empresas como por pessoas.

Por isso, é importante construir um bom planejamento: levantar e projetar receitas e despesas. Buscar cortar despesas desnecessárias e aumentar as entradas de dinheiro, como qualquer empresa competente faz.

Além disso, buscar economizar e criar seu fundo de emergência, de forma a garantir mais tranquilidade na vida e no trabalho. 

Infelizmente, muitas pessoas ainda não têm esse costume no Brasil. As escolas brasileiras não oferecem, de maneira efetiva, uma boa educação financeira. Quem segue as dicas acima já está entre uma ínfima minoria de brasileiros que consegue lidar bem com dinheiro. Quer fazer parte desse grupo? Então comece a ajustar seu planejamento financeiro para 2020.

Leia também:

Os melhores investimentos para 2020

Os melhores livros sobre investimentos para iniciantes

Investimento para iniciantes: por onde começar?

Problemas para pagar dívida? Renegociar com o banco pode ser o caminho