Verge, uma criptomoeda e blockchain focada na privacidade

Verge é uma criptomoeda focada na privacidade que visa manter as transações anônimas e não rastreáveis, ao mesmo tempo em que permite uma alta taxa de transferência e rápidos tempos de confirmação.

O projeto é totalmente open source e liderado pela comunidade. Além disso, não existe empresa ou fundação por trás da Verge. Na verdade, a equipe principal assinou o White Paper da Verge com apenas seus nomes de usuário. A comunidade está comprometida com a privacidade, o anonimato e a descentralização.

Neste sentido, a Verge visa melhorar o blockchain original do Bitcoin. Com isso, a blockchain está entrando na corrida para ser a melhor em relação à privacidade.

Tornando as conexões do usuário anônimas

O foco principal da Verge, como vimos, é a questão da privacidade do ponto de vista de como um usuário se conecta à rede.

A internet que todos reconhecemos é bastante direta. Para enviar informações entre computadores, é necessário um provedor de serviços de internet (ISP) ou outro intermediário para facilitar a mensagem. Quando o usuário emite uma mensagem, seu ISP pode ver seu identificador.

Nesse sentido, esse funcionamento é bom para o tráfego da internet, porém não é anônimo.

TOR e o anonimato total

Tor é um conhecido esquema de anonimato para endereços IP. A rede Tor envolve sua mensagem em várias camadas de criptografia. Além disso,  em vez de rotear sua conexão de internet através de um ISP, a plataforma Tor bate a conexão entre muitos computadores de retransmissão na rede peer-to-peer.

Com isso, a rede Tor é uma rede no estilo peer-to-peer. Ao usá-lo, o usuário também estará atuando como um nó de retransmissão para que outras mensagens sejam transmitidas pela rede.

Veja também: A nova moeda digital da China

Verge e sua carteira

A Verge utiliza a carteira Electrum, originalmente projetada para Bitcoin. A Electrum suporta a integração Tor e I2P. Além disso, permite também o armazenamento offline seguro de tokens.

Quando o usuário precisar  enviar o token XVG, poderá assinar a transação com sua chave privada offline.

A Electrum também suporta a recuperação de chaves com senha e  assinatura múltipla, o que significa que o usuário pode precisar de várias confirmações para enviar uma transação, com o objetivo de aumentar a segurança.

Finalmente, a carteira da Verge se conecta a servidores descentralizados que indexam a blockchain. Não existe a necessidade de operar um nó completo ou fazer o download de todo o histórico de transações da blockchain.

Mensagens

A Verge também implementou opções para transações via mensagens. Os usuários podem enviar o token XVG via Telegram ou Discord. É simples enviar tokens usando apenas o nome de usuário de uma pessoa. Um bot irá processar toda a transação e colocará os fundos em um endereço de espera.

Em seguida, enviará uma mensagem ao destinatário com as instruções sobre como reivindicar os fundos. Contudo, a Verge não é a única criptomoeda e blockchain a implementar pagamentos via mensagens, mas representa um grande avanço e agrega experiência ao usuário e nas facilidades de uso.

Quem são os fundadores da Verge?

A Verge foi lançada em 2016 por Justin Valo, um desenvolvedor com mais de 20 anos de experiência em segurança de rede e mais de uma década em blockchain. Ele primeiro desenvolveu a criptomeoda como um projeto para mover indivíduos no mundo todo com um senso maior de privacidade.

Além disso, Valo decidiu trabalhar na Verge por acreditar que nenhuma outra criptomoeda estava sendo desenvolvida na época segundo as adequações funcionais.

Veja também: Altcoins: entendam o que são e como funcionam

O que diferencia a Verge?

A Verge foi criada com uma forma de cumprir a visão do fundador do Bitcoin, Satoshi Nakimoto, de um sistema de pagamento eletrônico descentralizado e, ao mesmo tempo, que forneça mais privacidade do que oferecia o Bitcoin.

Para atingir esse objetivo, a Verge conta com uma série de importantes recursos de privacidade. A rede roteia automaticamente todo o tráfego para sua carteira através da rede Tor, tornando o tráfego anônimo e mascarando os endereços IP.

Além disso, a rede Verge também oferece endereçamento de chave dupla, por meio do qual os remetentes podem criar endereços de carteira única em nome dos destinatários para ajudar a proteger a sua privacidade, assim como utiliza atomic swaps para fomentar transações de blockchain cruzada ponto a ponto.

Nesse sentido, a plataforma busca a adoção geral, e como tal, a Verge busca parcerias estratégicas para aumentar sua conscientização e uso. Ela patrocina atletas profissionais e faz parcerias com outras plataformas como o ecossistema de pagamento MobiePay, MeconCash e a plataforma de jogos online baseada em blockchain, conhecida como Crazy8Token.

A equipe da Verge conta com o crodwfunding e suporte da comunidade para conseguir escalar, comercializar e buscar parcerias. Em abril de 2018, o projeto arrecadou mais de 75 milhões XVG, aproximadamente US$7 milhões, na cotação da época.

Planos futuros

A Verge possui vários planos para tornar o projeto mais robusto e atraente como uma solução completa para a questão da privacidade.

Com o passar dos anos, a Verge espera implementar suporte para transações atômicas com a maioria das criptomoedas principais. Além disso, a Verge espera que a interoperabilidade com outras redes torne-a uma das principais provedoras de privacidade entre as grandes criptomoedas e blockchains.

Veja também: Litecoin, a rede quatro vezes mais rápida que o Bitcoin

 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts