Litecoin, a rede quatro vezes mais rápida que o Bitcoin

A Litecoin é uma das altcoins mais populares do mercado de criptomoedas. Nascida em outubro de 2011, esta criptomoeda tinha como objetivo ser uma alternativa ao Bitcoin. Na verdade, a Litecoin é um fork do software do Bitcoin Core, visando melhorar o Bitcoin. Charlie Lee é o idealizador do projeto.

Nesse sentido, Lee deixou seu trabalho no Google para focar seus esforços no desenvolvimento da Litecoin e, para atingir seus objetivos, ele abriu sociedade com Xinxi Wang e Frankly Richards.

A Litecoin busca, entre seus principais objetivos, ser uma criptomoeda com geração de blocos mais rápida, com taxas mais baratas, sendo um meio de pagamento mais eficiente. A blockchain permite pagamentos mais rápidos devido ao seu foco no segmento de e-commerce.

Com isso, a Litecoin, por nascer diretamente do código-fonte do Bitcoin, acabou se definindo como um clone, melhorado, do Bitcoin. Diversas mudanças e melhorias foram implementadas para mostrar que a Litecoin é um projeto criptográfico mais avançado que o Bitcoin.

  • Sendo assim, os desenvolvedores passaram a resolver os seguintes pontos, considerados deficientes no Bitcoin:
  • Falhas em diversas transações;
  • Altos custos de mineração, devido ao consumo de energia e hardware;
  • Taxas de transações altíssimas;
  • Problemas de escalabilidade.

Recursos da Litecoin

A Litecoin utiliza, como mecanismo de consenso, o já conhecido proof-of-work (PoW) e a função de hash utilizada é o Scrypt. Este algoritmo é notavelmente mais leve que o SHA-256, mas possui uma ótima segurança associada.

Nesse sentido, a Litecoin é uma criptomoeda a qual a geração de blocos leva dois minutos e meio. Sendo assim, a rede Litecoin é quatro vezes mais rápida que a rede Bitcoin. Além disso, o tamanho médio dos blocos é de 65kb, portanto, sua blockchain é também mais leve.

Como o Bitcoin, a Litecoin se reduz à metade para controlar sua emissão e recompensa de blocos para mineradores. Mas, diferente do Bitcoin, o corte da Litecoin ocorre a cada 840.000 blocos minerados, enquanto com o Bitcoin ocorre a cada 210.000 blocos minerados.

Além disso, como todas as atuais criptomoedas, a Litecoin sofre em termos de validação de transação, um desafio que deve ser enfrentado para competir em alto nível. O Bitcoin permite verificar 7 transações por segundo, já a Ethereum permite validar 15 transações por segundo.

Já a Litecoin permite validar 56 transações por segundo, mas se compararmos todos esses números com a Visa, emissora de cartões de crédito, ela é capaz de validar 56.000 transações por segundo. Através da Lightning Network, será possível melhorar estes números.

Veja também: Ripple (XRP), um protocolo para pagamentos digitais

Mineração de Litecoin

A Litecoin utiliza um algoritmo chamado de Scrypt para sua mineração como uma forma de tornar seu processo mais democrático. O sistema de mineração do Bitcoin, aquele que a Litecoin procurou melhorar, pretendia ser democrático, permitindo que todos tivessem acesso à moeda.

Contudo, não foi o que realmente aconteceu, então Lee, fundador da Litecoin, buscou se certificar de que a Litecoin seria mais acessível a todos. O Scrypto exige que os cálculos para a mineração sejam realizados sequencialmente ao invés de permitir que sejam realizados em paralelo.

Sendo assim, isso efetivamente previne que ASICs (Application-Specific Integrated Circuits) não monopolizem o processo de mineração. A proibição do uso de ASICs pretendia permitir uma maior participação da mineração de LTC entre aqueles que possuem uma GPU para mineração.

Porém, é importante notar que isso pode ser bem lento, utilizando uma quantidade substancial de energia. Os tempos de validação mais rápidos para novos blocos que o LTC alcança, democratizam ainda mais o processo de mineração.

Com isso, essa rapidez permite que mais mineradores em potencial tenham a chance de serem creditados pela mineração de um bloco de Litecoin. A ideia dos fundadores é que, cada vez mais, esse processo seja mais democrático.

Veja também: Altcoins: Entenda o que são e como funcionam

Que times trabalham na Litecoin?

A Litecoin Foundation é a equipe de desenvolvimento que trabalha na moeda digital. Seu objetivo declarado é “avançar a Litecoin para o bem da sociedade, desenvolvendo e promovendo tecnologias de blockchain de última geração”.

Para isso, eles fizeram parceria com várias empresas para ajudar a integrar ainda mais o uso da Litecoin na sociedade. Por exemplo, fizeram parceria com a BitcoinRewards para ajudar pessoas a ganharem LTC de compras online.

Além disso, fizeram parceria com a Meconcash para facilitar as retiradas em dinheiro fiduciário de máquinas de autoatendimento de Litecoin pela Coréia do Sul. A Litecoin Core Development é composta pelos principais desenvolvedores para e criptomoeda, trabalhando junto a fundação.

A Atari fez uma parceria com a Litecoin em maio de 2020. A parceria buscava implementar o LTC como método de pagamento para comprar jogos e consoles da Atari, com mais coisas a vir no futuro.

Diferenças entre Bitcoin e Litecoin

Litecoin, a rede quatro vezes mais rápida que o Bitcoin
Fonte : https://br.tradingview.com

A mais importante distinção entre a Litecoin e o Bitcoin é o algoritmo criptográfico que carregam. O Bitcoin utiliza o algoritmo SHA-256, já a Litecoin faz uso de um algoritmo mais novo, chamado Scrypt.

Nesse sentido, a Litecoin possui algumas vantagens inerentes ao ser comparada ao Bitcoin. Ela foi fundada com o objetivo de priorizar a velocidade das taxas de transação, uma das principais razões para sua popularidade.

A média de confirmação do tempo de uma transação do Bitcoin é de 10 minutos, enquanto da Litecoin é de 2,5 minutos. A rede Litecoin pode lidar com mais transações devido ao seu baixo tempo de geração de blocos.

Por outro lado, o Bitcoin possui uma capitalização de mercado muito maior que a Litecoin. Atualmente, a capitalização de mercado do Bitcoin é de aproximadamente US$924,4lite bilhões. Já a Litecoin, possui uma capitalização de mercado de aproximadamente US$10,6 bilhões.

Conclusão

Os 10 anos de história da Litecoin são fascinantes. O que começou como um experimento de um engenheiro curioso, criando um fork inovador da blockchain Bitcoin, rapidamente foi amplamente adotada, se tornando uma altcoin bastante negociada, figurando entre as 20 maiores criptomoedas atualmente.

Nesse sentido, isso se deve ao uso do Scrypt, um algoritmo mais rápido, a velocidade de transação da Litecoin é de 2,5 minutos, bem menor que os 10 minutos fornecidos pela blockchain Bitcoin.

Com isso, uma década depois, a Litecoin é ainda bastante estimada pela sua maior velocidade de transação, embora esteja enfrentando alguns ventos contrários. No momento, isso inclui possíveis obstáculos regulatórios e talvez uma perda de popularidade entre investidores

Veja também: Conheça a plataforma de contratos inteligentes Avalanche

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts