Saiba como economizar nas taxas das exchanges de criptomoedas

Saiba como economizar nas taxas das exchanges de criptomoedas

Começar a operar criptomoedas é algo que demanda bastante estudo. Além de ter que decidir em qual projeto investir, é necessário também escolher qual exchange possibilitará realizar a custódia de sua carteira de criptoativos. 

Contudo, como corretoras tradicionais, as exchanges de criptomoedas possuem taxas para diversos tipos de situações. Sendo assim, neste artigo, irei mostrar algumas formas que possibilitam aos usuários economizarem com as taxas. 

Quais são as taxas nas exchanges de criptomoedas?

Exchanges de criptomoedas costumam cobrar taxas nas transações ou negociações realizadas em suas plataformas. Usualmente, algumas das taxas cobradas são as de: depósito e retirada, negociação e juros, empréstimo ou liquidação. Abaixo serão detalhadas cada uma destas taxas.

Taxas de depósito e retirada

As exchanges são basicamente uma plataforma onde consumidores podem negociar criptomoedas. Sendo assim, eles precisam depositar ou retirar os ativos digitais na plataforma, para que possam ser utilizados. 

Como resultado, as exchanges cobram uma taxa toda vez que os clientes depositam ou retiram criptomoedas da plataforma.

Taxas de negociação

As taxas de negociação são cobradas pelas exchanges todas as vezes que uma criptomoeda é convertida para outra ou em moeda fiduciária. As exchanges mais populares, tais como FTX e Binance, cobram taxas de negociação em uma estrutura de maker/taker. Nela, os takers possuem taxas maiores do que as do makers.

Quando um usuário coloca uma ordem que pode ser negociada imediatamente, ou seja, sem que haja o lançamento no livro de ordens, são chamados de takers, devido ao fato de pegarem o volume do livro de ordens. Por outro lado, as taxas dos makers são cobradas quando o usuário coloca uma ordem que adentra o livro de ordens.

Taxas de juros, empréstimo ou liquidação

Estas taxas são cobradas quando usuários estão envolvidos em negociações de margem, ou seja, empréstimos de fundos no intuito de aumentar sua posição. O valor dessas taxas geralmente dependerão do valor emprestado na margem, juntamente com uma taxa de juros.

Contudo, é importante ressaltar que negociar margem pode ser muito arriscado, tendo em vista que, caso a negociação seja falha, o investidor pode ser liquidado, ou seja, o pagamento, por parte do comprador, do valor total da operação. Quando situações como essas ocorrem, as exchanges, no geral, cobram uma taxa de liquidação.  

Veja também: Entenda sobre as finanças descentralizadas (DeFi)

Economizando com taxas

Tendo em vista as formas de cobrança de taxas, abaixo serão listadas algumas das possibilidades existentes para evitar ou economizar as taxas cobradas pelas exchanges.

Programas VIP

Geralmente, as exchanges oferecem desconto para seus usuários mais assíduos. Isto é geralmente baseado em uma estrutura de nível VIP, onde usuários baseando-se no volume de transação de 30 dias, podem se qualificar para níveis VIP mais altos, tendo como benefício, taxas mais baratas.

Nesse sentido, os requerimentos para atingir níveis VIP, bem como descontos fornecidos, podem variar de acordo com cada exchange. Por exemplo, o programa VIP da Binance determina que os usuários possuam um certo volume de negociação durante 30 dias, além de possuir uma certa quantidade de seu token nativo, Binance Coin (BNB). 

Além disso, para se posicionar nos primeiros níveis do VIP, os usuários precisam negociar um volume de 50 BTC ou mais. Por outro lado, o programa VIP da FTX é voltado para usuários profissionais, ou seja, com alto volume de negociação. Para se qualificar para o primeiro nível VIP, os usuários devem negociar um valor igual ou superior a 0,5% de todo o volume de negociação da FTX em 30 dias. 

Veja também: Conheça a FTX, corretora de derivativos de criptomoedas

Desconto no token das exchanges

Muitas exchanges possuem seu próprio token nativo. Possuir estes tokens pode garantir descontos aos usuários. Por exemplo, o token nativo da exchange FTX é o FTT. Os detentores deste token podem desfrutar de descontos nas taxas de negociações, bem como, descontos ao utilizarem serviços OTC.

Para aqueles que desconhecem o termo, o mercado de balcão (OTC) é um mercado descentralizado onde os participantes podem negociar diretamente ações, commodities, moedas ou outros instrumentos entre duas partes, sem a necessidade de intermediários. 

Dessa forma, quanto mais FTT o usuário possui, maiores são os descontos. Os maiores detentores podem automaticamente serem promovidos ao status de VIP na exchange, o que fornece a eles taxas ainda menores. Além disso, os detentores de FTT podem também receber airdrops (distribuição de um token ou criptomoeda, geralmente de graça) do token do ecossistema Serum.

Por outro lado, com o Binance Token (BNB), os usuários podem pagar taxas de negociação utilizando o token nativo da exchange. Ao fazer isso, os usuários obtêm desconto de 25%, tanto na taxa de transação, como nas taxas de transação de margem. Também é possível obter desconto de 10% em taxas de negociações de futuros.

Desconto por realizar staking de tokens nativos

Algumas exchanges permitem aos usuários realizar staking por meio de seus tokens nativos, ou seja, bloquear o token por um período específico em troca de recompensas adicionais. 

Algumas destas recompensas incluem descontos em taxas, tokens adicionais, aumento de recompensas em airdrops e a possibilidade de participar de ofertas de trocas iniciais das exchanges (IEOs).

Por exemplo, na FTX, realizar staking de FTT dá aos usuários o direito a descontos nas taxas de maker, votos adicionais, aumento de airdrops SEM, retiradas gratuitas e ingressos para participar em seus IEOs. Desse modo, quanto mais os usuários realizarem o staking de FTT, mais benefícios são oferecidos pela exchange.

A Binance também permite aos usuários realizar stake do token BNB em troca de rendimentos. Embora não haja vantagens diretas para realizar o staking de BNB, os usuários podem obter desconto de 25% nas taxas de negociação ao realizar pagamento destas com o BNB.

Veja também: Staking: Saiba gerar renda passiva com as suas criptomoedas

Conclusão

As taxas de exchanges podem aumentar substancialmente, principalmente quando se trata de um usuário ativo. Com a quantidade de exchanges disponíveis, a competição para atrair usuários é feroz, visto que elas ganham dinheiro a cada transação realizada. 

Uma das melhores maneiras de atrair o público é oferecer descontos em taxas, fazendo com que a escolha por uma exchange seja mais simples. Sendo assim, a maioria, senão todas as exchanges, oferecem descontos simplesmente por frequentar ou por ter um alto volume de transação. Outras exchanges são mais criativas, utilizando seu token nativo para que usuários realizem staking, obtendo vantagens em suas plataformas.

Em suma, os descontos em taxas ou qualquer outra recompensa oferecida é somente um aspecto a ser considerado ao decidir qual exchange utilizar. No entanto, outros fatores devem  ser colocados em conta, tais como o número de criptomoedas suportadas, segurança, tecnologia, suporte ao cliente, etc. 

Veja também: Onde investir: bancos digitais ou corretoras?

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts