O mercado financeiro não é um caixa automático. Cuidado com enganações

Um suposto trader está viralizando na internet por causa de seus vídeos de propaganda em diferentes redes sociais. Os vídeos mostram ele comprando tênis, café ou qualquer tipo de coisa cara. Após fazer a compra, ele tenta recuperar o dinheiro que gastou, mas fazendo trade no mercado financeiro.

O objetivo é bem claro, mostrar que é bem fácil ganhar dinheiro no mercado. Mas para isso, a pessoa vai precisar comprar seu curso, para aprender o “segredo”. O problema é que isso nem chega perto da realidade, e quem tenta defender o oposto, ou é gênio, ou provavelmente está mentindo. E na maioria das vezes é a segunda opção.

Estes vídeos conseguem impressionar pessoas que estão começando, ou que possuem um baixo entendimento sobre mercado financeiro. Muitas vêem isso como uma segunda profissão. Afinal, quem não gostaria de ganhar muito dinheiro trabalhando de casa, ou comendo ostra na Praia? Contudo, o mundo daqueles vídeos não existe.

Mercado financeiro não é caixa automático

Os maiores investidores de todos os tempos, tais como Peter Lynch, Warren Buffett, George Soros e Jim Simons, tiveram ganhos consistentes de pelo menos 40% ao ano. Muitos fundos com investidores profissionais e bem estudados dificilmente conseguem bater essa marca.

Leia mais sobre os grandes investidores:

Aqui, estamos falando de fundos que possuem os gestores formados nas melhores universidades do mundo. Matemáticos, economistas, estatísticos e administradores, quase sempre os melhores. Mas um cara aqui no Brasil, que começou a fazer trade semana passada, está conseguindo bater todos esses gênios.

Honestamente, você acredita que estes caras que começaram semana passada são capazes de bater os maiores investidores de todos os tempos? É o que eles dizem, porque juram que ganham 20% na semana, 30% ao dia. Colocam vídeos dirigindo carros de luxo, barcos ou abrindo Champagne barato em quarto de apartamento de luxo (todos alugados).

Quase todos são vendedores de ilusões

Alguns até são ricos, mas não ganharam dinheiro no mercado. Sabe como conseguiram juntar patrimônio? Vendendo curso. O problema é vender curso? Claro que não. Existem muitos professores sérios e que possuem cursos excelentes, sendo o Su do Mestre dos Derivativos um exemplo claro.

Esses “pé de chinelo” juntam todo material que basicamente está na internet e disponibilizado de forma gratuita, e empacotam num curso e vendem a preços praticamente extorsivos. Novamente, nada de errado nisso, a não ser pelo preço. Afinal, nem todo mundo sabe por onde começar a consumir conteúdo.

Se tem quem compre, há quem venda. Quando uma pessoa quer sonhos impossíveis, ela vai acreditar em quem conta mentira. E aí sai o negócio. Uma pessoa paga R$ 5000 em um curso raso, com material que poderia encontrar de forma gratuita, ou por um preço muito menor na internet.

Estes “traders” usam uma versão agressiva da “Fórmula de Lançamento”, que é uma estratégia de marketing direcionada para venda de infoprodutos. Eles investem pesado em propaganda, fazem promessas impossíveis e surreais em aulas gratuitas que duram 1 semana, e conseguem alguns alunos.

O problema é que todo aquele material disponibilizado no curso não é o suficiente para que o aluno saia dali ganhando muito dinheiro. Na verdade, o destino provável é a falência e o endividamento. Mas você deve estar se perguntando: como eles ganharam dinheiro? Eles mostraram os resultados na conta real.

Eis aqui uma estratégia adotada por muitos que vendem cursos: fazem duas contas e ambas fazem o mesmo trade em direções diferentes. Por exemplo: um cara compra em uma conta e vende na outra. No vídeo, ou nas aulas, ele vai mostrar sempre a que está ganhando.

Não existe caminho fácil

Mais de 90% das pessoas que tentam “viver do mercado” perdem dinheiro. Não sou eu falando isso, e sim uma pesquisa da FGV que coletou milhares de dados de traders em diferentes pregões. O destino deles é o óbvio: perdem dinheiro e abandonam o mercado em menos de 1 ano.

Quem quer ganhar dinheiro nesse mercado tem que estudar muito. E são anos de estudo até se tornar consistente. Mas estudar o quê? Padrões gráficos? Indicadores técnicos? Tentar encontrar o setup milagroso? Não, e quem ficar preso nisso dificilmente vai conseguir progredir.

Tem que estudar contabilidade, entender economia, um pouco de estatística e estudar muito sobre o investimento que quer fazer. Quer investir em uma empresa? Veja o balanço dela, faça uma análise do setor, veja como ele se comporta em diferentes ciclos econômicos, entenda a distribuição dos retornos. Deixe o mercado viver de histórias, e não você. Viva de analisar e entender empresas.

Agora, quem tem paciência para fazer tudo isso? Certamente o trader do Instagram ou Tik Tok não terá, porque ele estará andando de barco, tomando Heineken e comendo a lagosta que seu dinheiro comprou.

Total
19
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts