Lisk, uma plataforma de aplicativos baseada em blockchain

As blockchains passaram a ser amplamente utilizadas devido aos seus recursos de descentralização e isenção de autoridade. No entanto, existem certas blockchains que apresentam restrições e isso pode acabar por reduzir o seu potencial, o que não é o caso da Lisk.

Com o intuito de sobrepor aquele problema, foi lançado a Lisk. Uma plataforma de aplicativos baseadas em blockchain que permite desenvolver uma variedade de aplicativos e apoiá-los com suas próprias blockchains personalizadas.

Assim como redes como a Play Store do Google e a App Store da Apple permitem que desenvolvedores individuais criem e distribuam aplicativos, a Lisk fornece uma plataforma de aplicativos parecida, a diferença é que isso acontece por meio da blockchain.

Além disso, a Lisk fornece um kit de desenvolvimento de software (SDK) baseado em JavaScript que permite qualquer desenvolvedor a usar para escrever código de maneira descomplicada, caso queira criar um aplicativo. Essa arquitetura do SDK permite flexibilidade para que os desenvolvedores criem o backend e o frontend do aplicativo, permitindo assim o desenvolvimento completo de aplicativos blockchains.

Quem são os fundadores por trás da Lisk?

Os fundadores da Lisk são Max Kordek e Oliver Beddows, eles iniciaram esse projeto ainda em 2017.

Nesse sentido, Max Kordek é o presidente da Lisk e também é responsável pela estratégia e pelos negócios da plataforma. Além disso, ele também é o cofundador e diretor da Lightcurve, uma consultoria e estúdio de desenvolvimento de produtor baseados em blockchains com foco em marketing e suporte.

Já Oliver Beddows, tornou-se vice-presidente da Lisk e diretor da Lightcurve. Ambos se especializaram em aplicativos descentralizados, Bitcoin e consultoria blockchain.

Como a Lisk se difere de outras plataformas?

Como sabemos, existem diversas plataformas baseadas em blockchain que permitem a criação, hospedagem e execução de dApps em suas redes. Elas hospedam tudo em um único blokchain, ou são mais personalizadas para blockchains privadas. Um exemplo de plataformas como essa é a rede Ethereum, ela executa contratos inteligentes.

No entanto, a Lisk se difere de tais plataformas dApps de uma maneira muito importante. Junto com o desenvolvimento de aplicativos, os desenvolvedores da Lisk podem criar e configurar suas próprias blockchains com um sidechain. Essas sidechains, que são blockchains em sua natureza, estão associadas à blockchain primária da rede Lisk, chamada de maichain.

Com isso, os desenvolvedores possuem controle total para criarem sua própria sidechain de acordo com os requisitos do aplicativo. Porém, existe um grande problema que afeta as plataformas baseadas em blockchain única que são as falsas transições, conhecidas como transações spam, que acabam rapidamente sobrecarregando os blocos e os processos de computação na única blockchain disponível.

A Lisk oferece modularidade, em que cada aplicativo terá a capacidade de executar em sua própria sidechain, mantendo assim o mainchain ágil, livre e eficiente. Antes do lançamento da Lisk, os desenvolvedores ficavam limitados pelos recursos restritos disponíveis na única blockchain na qual todos os aplicativos residem.

Como funciona a plataforma?

A função central da rede é fornecer uma plataforma de aplicação descentralizada para os desenvolvedores. Além disso, a arquitetura da plataforma Lisk também suporta o uso de aplicativos, usando outros aplicativos e serviços já existentes na própria rede.

Digamos que um desenvolvedor esteja criando um aplicativo de loja de comércio eletrônico que também precise transportar imagens dos produtos. Conforme tudo é transparente e de código aberto na plataforma, ele pode facilmente se conectar a um aplicativo de armazenamento de imagens que já existe dentro da rede Lisk sem precisar desenvolver essa funcionalidade específica do zero.

Ao abrir o desenvolvimento de sidechain, a Lisk pretende tornar a tecnologia blockchain aberta e acessível a todos. Ao oferecer uma plataforma SDK na popular linguagem de programação JavaScript, ela abre muitas possibilidades.

Com isso, é possível desenvolver jogos independentes de plataformas, lojas de comércio, mercado de previsão, redes sociais ou qualquer outra coisa, simplesmente escrevendo o código e implantando sua própria sidechain baseada em blockchain vinculada à rede Lisk.

Lisk e seu token LSK

A rede Lisk possui sua própria moeda virtual, conhecida como LSK. Ela foi lançada em um ICO entre fevereiro e março de 2016 e foi um grande sucesso.

A moeda LSK foi desenvolvida a fim de poder realizar transações dentro da cadeia principal e das cadeias laterais. Esta é uma das mais novas moedas criptográficas e permite transações seguras e simples, especialmente dentro da plataforma de aplicações da rede.

Segundo a plataforma TradingView, o token LSK está cotado, aproximadamente, em US$1,52 dólares e possui uma capitalização de mercado que ultrapassa a cada de 1 bilhão de reais.

 

Qual é a diferença entre a Lisk e a Ethereum?

Em princípio, a rede Ethereum e Lisk são ambas plataformas de aplicação que permitem a descentralização no gerenciamento de blocos de dados com a ajuda de cadeias de bloqueios. No entanto, ambas plataformas possuem abordagens distintas.

O fator decisivo para Lisk é que ele pode ser desenvolvido com a linguagem de programação JavaScript, amplamente conhecida no mundo todo. Isto apresenta a vantagem de que nenhuma nova linguagem de programação precisa ser aprendida.

Além disso, Lisk também se torna vantajoso porque os próprios desenvolvedores podem determinar o preço para o uso de seu software. Outro benefício é que os problemas com um módulo em Lisk não afetam outros módulos.

Veja também: VeChain, uma plataforma para cadeias de suprimentos

Considerações finais

Lisk é uma plataforma de aplicação bastante promissora. Ela é construída sobre tecnologia de cadeias de blocos e é composta de várias cadeias principais. O fato de novas aplicações poderem ser desenvolvidas com a linguagem JavaScript, também torna a plataforma interessante e vantajosa para diversas empresas.

Já a sua moeda, conhecida como LSK, pode ser amplamente utilizada no futuro. No entanto, a plataforma de aplicação ainda não está online.

Portanto, resta saber quando o LSK poderá ser usado como uma moeda totalmente funcional. Quando isso acontecer, a moeda trará vantajosos lucros para os seus investidores.

Veja também: Blocktopia, o metaverso em forma de arranha-céu

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts