VeChain, uma plataforma para cadeia de suprimentos

Aproveitando a arquitetura aberta e descentralizada da blockchain, a plataforma VeChain está evoluindo para um ambiente de negócios confiável, escalável e distribuído, que é executado sem qualquer autoridade. Além disso, permite acesso a todas as informações necessárias sobre um produto a partes interessadas autorizadas.

Nesse sentido, ao fornecer uma visão geral de um produto e as operações comerciais vinculadas, como o gerenciamento da cadeia de suprimentos, a plataforma visa ajudar empresas e clientes com a maior transparência. A tecnologia blcokchain também pode ser usada para validar a autenticidade de itens e produtos, este é um ativo altamente desejável no mercado.

Com isso, a VeChain já é usada por diversas empresas bem-sucedidas do mundo, uma delas é a Walmart, que usa a VeChain para rastrear onde e como seus produtos foram cultivados ou mantidos, bem como o seu transporte até a filial.

Portanto, neste artigo iremos aprofundar algumas questões sobre a VeChain, como funcionam seus tokens e sua metodologia de funcionamento.

Como funciona a VeChain?

A falsificação de medicamentos e sua sub-padronização são um dos principais desafios enfrentados em todo o mundo. A VeChain com seu método de digitalização de produtos ajuda a resolver esses problemas.

Nesse sentido, a VeChain permite que os fabricantes atribuam produtos com identidades únicas, como sensores e RFIDs, que são capazes de registrar e transmitir informações em todas as etapas. Essas informações são registradas na blockchain pública da VeChain e permitem que todas as partes interessadas forneçam detalhes do seu produto e do seu manuseio.

O fabricante de medicamentos pode colocar um identificador único, como uma etiqueta RFID compatível com a VeChain, em cada um dos pacotes de medicamentos, a fim de que o medicamento autêntico emitido pela empresa seja rastreável e verificável até chegar ao consumidor final. Essas informações RFID são então disponibilizadas na blokchain VeChain.

Outro ponto em que a plataforma é muito importante neste quesito é que quando o pacote de medicamentos entra em uma rota que não é permitida, os sensores irão emitir alertas que também serão registrados na blockchain e todos tomarão conhecimento de tais violações.

Veja também: Dash, uma blockchain de código aberto

VeChain, o Ethereum empresarial

Além de um uso altamente eficiente da VeChain no controle de qualidade em todo o gerenciamento da cadeia de suprimentos, ela é capaz de muito mais.

Assim como a plataforma Ethereum suporta o funcionamento de uma variedade de aplicativos descentralizados (dApps), a plataforma pode ajudar a otimizar várias atividades comerciais em vários setores usando seus serviços em nuvem equipados com blokchain em combinação com os dispositivos da internet.

Com isso, a VeChain realizou diversas parcerias, uma delas com uma marca de luxo europeia que incorpora chips NFC personalizados em seus produtos de couro, permitindo a verificação autêntica do produto para o cliente.

Além disso, a plataforma também realizou parcerias no setor automobilístico, onde os detalhes de um carro podem ser carregados pelo fabricante na blockchain, após o qual todos os pontos de dados sobre manutenção do carro e sua autenticidade podem ser colocados dentro da blockchain. Essas informações são vitais para várias partes, incluindo seguradoras, parceiros de serviço e até revendedores

 A plataforma também está presente no setor agrícola. Neste, a blockchain permite a coleta de dados e a vigilância precisa e em tempo real da fazenda, o que ajuda na produção agrícola de qualidade. Esse monitoramento só é possível através dos dispositivos IoT que estão sendo desenvolvidos internamente pela VeChain e trabalham em sincronia com a plataforma.

Como a rede VeChain é assegurada?

A VeChain é um token do tipo proof-of-stake, e o próprio VeChain explica que é necessário um poder computacional relativamente baixo pra atingir a segurança da rede e manter o consenso do usuário.

Além disso, contém também uma ferramenta em separado, a proof-of-authority, que envolve operadores de autoridade masternode, mantendo o protocolo conforme seus interesses, de acordo com regras determinadas pela organização, a VeChain Foudation.

Veja também: Conheça a Cosmos, a internet de blockchains

O token VEN

A criptomoeda da rede VeChain, conhecida como VEN, é negociada em diversas exchanges conhecidas do mercado de criptomoedas. Atualmente, a VEN só pode ser comprada através de outras criptomoedas, como bitcoin ou ethereum. A compra direta com moedas fiduciárias ainda não é possível.

Além disso, a VeChain (VEN) possui uma capitalização de mercado que ultrapassa a casa dos R$26 bilhões. Segundo a plataforma TradingView, o seu token está cotado em aproximadamente R$0,045.

Fundada em julho de 2017 por uma organização sem fins lucrativos sediada em Cingapura, chamada VeChain Foundation, a rede VeChain opera atualmente com cerca de 111 nós espalhados pelo mundo.

Considerações finais

A VeChain fornece às empresas que operam em uma variedade de setores, soluções baseadas em blockchain para seus problemas operacionais do dia a dia. Com uma lista crescente de parceiros de negócios que incluem DNV GL, PwC, BMW, dentre outras.

No caso da BMW, a empresa deseja evitar fraude de hodômetro nos carros que vende e a plataforma os auxilia a conseguir isso. Com as outras marcas, por exemplo, a VeChain tem o objetivo de rastrear alguns dos artigos de luxo.

Portanto, com uma lista de parceiros de negócios cada vez maior, a VeChain está a caminho de ajudar empresas a obter um melhor processamento e controle de seus produtos.

Veja também: Chromia, conheça essa plataforma multifuncional

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts