Conheça ICON, a blockchain mais popular da Coreia do Sul

A ICON é uma rede blockchain lançada na Coreia do Sul, sendo alimentada por um protocolo blockchain proprietário, chamado Goloop. A ICON foundation é o principal facilitador, trabalhando para o ecossistema ICON, sendo capaz de conectar vários protocolos de blockchain. Esses esforços estão direcionados para permitir uma ampla interoperabilidade de rede.

Além disso, a rede ICON utiliza sua criptomoeda nativa, ICX coin, para permitir a funcionalidade de contratos inteligentes dentro do seu ecossistema, bem como prover validação do consenso e governança do protocolo. Dessa forma, esse artigo irá fornecer um resumo sobre o projeto ICON e suas principais iniciativas.

Veja também: Dash, uma blockchain de código aberto

O que é a ICON blockchain?

Fundada em agosto de 2017, a ICON é o maior e mais conhecido projeto blockchain da Coreia do Sul. Ela busca criar uma rede blockchain interoperável que conecta comunidades autônomas online e empresas do mundo real. 

Nesse sentido, o projeto é tão conhecido na Coreia do Sul que, algumas das maiores organizações do país, incluindo o Governo Metropolitano de Seul e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, se beneficiam do uso da tecnologia de código aberto da ICON.

Além disso, a rede ICON faz uso do mecanismo de consenso BFT-DPoS (Byzantine Fault Tolerance Delegated Proof-of-Stake), além de utilizar o protocolo Delegated Proof-of-Contribution para a governança econômica da rede. A rede possui governança on-chain, escalabilidade e interoperabilidade.

A ICON possui mais de 135 validadores, que são conhecidos como ICON Public Representatives (P-Reps), que estão localizados em mais de 35 países, com a responsabilidade de operar e manter a rede ICON. A criptomoeda nativa, ICX é utilizada para habilitar a funcionalidade de contratos inteligentes no ecossistema ICON.

Por fim, o objetivo da ICON é garantir a legitimidade do compartilhamento descentralizado de dados entre cidadãos, governos e empresas privadas de forma transparente. Com o lançamento próximo da ICON 2.0, uma rede construída em Golang, a ICON poderá acelerar ainda mais a adoção corporativa e a inovação na Coreia do Sul.

Como a ICON funciona

A ICON utiliza uma plataforma de loopchain exclusiva, que permite conectar todas as comunidades e criar um ecossistema através da ICON Republic, um método para controlar todo o sistema. A ICON Republic funciona como uma entidade governante para as comunidades independentes de blockchain.

Dessa forma, você pode pensar a ICON Republic como um país inteiro, onde cada comunidade é um estado dentro dela. Cada comunidade na Republic é interconectada utilizando C-Reps (representantes da comunidade), que é conectada ao Nexus (blockchain baseada em loopchain da ICON).

Utilizando esses representantes da comunidade, cada uma pode interagir com o Nexus e também com outras comunidades. A blockchain também possui sua própria exchange descentralizada, onde você pode trocar moedas utilizando tokens ICON.

Como a Loopchain funciona

A Loopchain é o algoritmo que faz a ICON blockchain funcionar, integrando mensagens entre todos os nós que compõem a ICON Republic. Para conseguir isso, a Loopchain usa algo chamado de algoritmo de “Loop Fault Tolerance (LFT)”.

Semelhante a outros algoritmos DPoS, a Loopchain atribui nós para agrupar transações em blocos, adicionando esses blocos a blockchain e os distribuindo para outros nós da rede. Os nós de validação, por sua vez, confirmam a criação do bloco, verificam se o hash do bloco está correto e validam seus dados.

Esse processo diminui a quantidade de etapas necessárias para o processo de consenso do DPoS tradicional. Especificamente, o LFT utiliza uma técnica chamada de Spinning, que simplifica o algoritmo usado para selecionar quem pode criar blocos e os nós validadores que os confirmam.

Veja também: Conheça a Cosmos, a internet de blockchains

Adoção da blockchain pelas empresas

A ICON é bastante conhecida pelo seu foco e sucesso na adoção de blockchain por parte das empresas. Esta iniciativa é liderada principalmente pela ICONLOOP, uma empresa líder em tecnologia blockchain na Coreia do Sul, bem como a principal colaboração da rede ICON. 

Além disso, a ICONLOOP lidera o MyID Alliance, o maior consórcio de identidade descentralizada (DID) da Coreia do Sul, com mais de 70 membros corporativos, incluindo a Samsung Electronics, Naver Cloud e Bithumb Exchange.

Nesse sentido, a ICONLOOP se aproveita da tecnologia blockchain e de código aberto da ICON para criar aplicativos do mundo real para bancos, saúde, governo e etc. Também oferece três aplicativos empresariais que utilizam a rede ICON:

  • Zzeung, um serviço de autenticação e gerenciamento de identidade;
  • BROOF, um serviço de certificação e gestão digital;
  • VisitMe, um serviço de check-in e gerenciamento de visitantes.

Inovação pública utilizando a ICON Network

A inovação pública em blockchain inclui várias iniciativas descentralizadas e lideradas pela comunidade. Isso pode ser resumido em três principais segmentos: governança descentralizada, aplicativos descentralizados (dApps) e interoperabilidade.

De acordo com dados da Dapp.com, mais de mil usuários interagem com a governança ICON diariamente desde dezembro de 2020. Os detentores do token ICX podem votar em P-Reps para governar a rede ICON, que apresenta sistemas robustos de governança on-chain. 

Um deles é o Sistema de Propostas de Contribuição (CPS), um programa de doações descentralizada que leva uma parte das recompensas do bloco para financiar novos projetos liderados pela comunidade.

Por fim, a rede fornece o Blockchain Transmission Protocol, uma solução única de interoperabilidade entre cadeias que não requer nenhuma forma de confiança, consenso ou teoria dos jogos para operar de forma descentralizada. A rede é totalmente protegida por meio de sua arquitetura técnica.

Tokenomics

Toda interação criada pelas iniciativas mencionadas acima alimenta o modelo econômico de tokens da ICON, visto que todas as taxas de transação na rede ICON são queimadas. Portanto, quanto mais atividades criadas por essas iniciativas levam a mais taxas de transação, e mais taxas de transação levam a mais escassez da moeda ICX.

Além disso, a oferta circulante de ICX continua a diminuir constantemente, levando a uma escassez ainda maior do token ICX. Atualmente, segundo a TradingView, o valor do token está cotado em US$0,9905. A máxima histórica do token foi de US$12,19, valor atingido em janeiro de 2018.

Conclusão 

A ICON continua a desenvolver sua blockchain de acordo com seu roadmap para realizar uma hiperconexão de todo o mundo. Ela está criando uma das maiores redes blockchain, que irá facilitar uma rede de comunidades baseada na tecnologia blockchain.

Um ponto interessante do projeto é que ele contém vários recursos e casos de uso que foram observados pelas autoridades coreanas, onde alguns deles já se tornaram iniciativas em desenvolvimento. Com isso, o ecossistema ICON está em constante expansão e, com o lançamento do portal ICON Developers, será capaz de nutrir e fomentar desenvolvedores para seu projeto.

Veja também: Chromia, conheça essa plataforma multifuncional

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts