Entenda o diferencial da blockchain Solana

Todo investidor está à procura de descobrir o próximo ativo que irá trazer alta rentabilidade. Isso não é diferente no mercado de criptomoedas. Imagine quem resolveu apostar no Bitcoin e Ethereum lá no início, quando valiam poucos centavos? 

Contudo, como uma ação listada em bolsa, criptomoedas também possuem fundamentos. Nesse sentido, os principais fundamentos que envolvem criptomoedas estão atrelados a tecnologia inerente na sua blockchain. E é esse o motivo por qual vamos falar da blockchain Solana e seu token, SOL, umas das sensações do mundo de criptoativos.

Com isso, acompanhe com a gente esse artigo e entenda os fundamentos por trás da blockchain Solana. O token da blockchain bateu recentemente sua máxima histórica, e resultados como esse certamente não são atingidos por acaso.

O que é a Solana

Solana é uma rede blockchain focada em transações rápidas e altas taxas de transferência. Ela usa uma metodologia única de ordenação das transações para aumentar sua velocidade. Usuários podem pagar suas taxas de transação e interagir com smart contracts utilizando SOL, a criptomoeda nativa da rede.

Com isso, quando falamos na tecnologia blockchain, escalabilidade é um dos maiores desafios. Conforme a rede cresce, ela também enfrente limitações em termos de velocidade de transação e tempo de confirmação. A Solana busca atingir essas limitações sem comprometer a segurança ou descentralização.

Nesse sentido, a rede foi fundada em 2017, por Anatoly Yakovenko, da Solana Labs, onde adotou a nova metodologia de verificação de transações.

O Bitcoin, Ethereum e muitos outros projetos sofrem com problemas de escalabilidade e velocidade. Utilizando um método conhecido como Proof of History (PoH), a blockchain Solana pode lidar com milhares de transações por segundo.

Veja também: Regulação do mercado de criptomoedas é um fluxo natural e positivo

Como a Solana funciona?

Sendo assim, a Solana é um blockchain “Proof-of-Stake” (PoS) the terceira geração. Ela implementou um método único de criação de um sistema confiável. Este, é capaz de determinar o momento de uma transação, chamado de Proof of History.

Com isso, rastrear os pedidos de transação é extremamente vital para criptomoedas. O Bitcoin faz isso agrupando as transações em blocos, utilizando um carimbo único de data e hora. Cada nó precisa validar estes blocks com outros nós. 

Em síntese, esse processo adiciona um tempo de espera considerável para os nós para confirmar um bloco através da rede. Contudo, a blockchain Solana utiliza uma outra abordagem, e é essa que veremos abaixo.

O que é Proof of History

Os eventos da Solana e suas transações são todos “hasheados” utilizando a função hash SHA256. Esta função recebe uma entrada e produz uma única saída, que é extremamente difícil de prever. A Solana recebe a saída de uma transação e usa como entrada para o próximo hash. O pedido de transações está agora embutida na saída hasheada.

Sendo assim, o processo de hasheamento cria uma longa e inquebrável cadeia de transações hasheadas. Este artifício cria pedidos de transações claros e verificáveis, onde um validador é adicionado a um bloco sem a necessidade de um carimbo de data convencional. O processo de hashing também necessita uma certa quantidade de tempo para ser concluído. 

Com isso, validadores podem facilmente verificar quanto tempo se passou. O proof-of-history se diferencial do mecanismo de consenso do Bitcoin, proof-of-work. Os blocos no Bitcoin são grandes grupos de transações desordenadas. 

Diferença entre as blockchains

Solana

Nesse sentido, cada minerador de Bitcoin adiciona tempo e data ao bloco que mineram, baseado em sua hora local. A hora pode ser diferente de acordo com outros nós, ou até mesmo ser falsa. Os nós precisavam descobrir se o carimbo de data é válido.

Em síntese, ordenada as transações em uma cadeia de hashes, os validadores processam e transmitem menos informações em cada bloco. Contudo, é importante falar que o Proo-of History não é um mecanismo de consenso. Em vez disso, é uma forma de melhorar o tempo gasto na confirmação das ordens de transação.

Desse modo, ao combinar com o mecanismo de consenso, proof-of-stake, selecionar o próximo validador para um bloco é mais fácil. Nós precisam de menos tempo para ordenar transações, o que significa que a rede seleciona um novo validador mais rápido

Veja também: Bitcoin ganha robustez conforme retoma valores históricos

O que é o token SOL?

O token SOL é a criptomoeda nativa da blockchain Solana, funcionando como um token de utilidade. Usuários precisam do SOL para realizar os pagamentos das taxas de transação quando realizam transferências ou interagem com smart contracts.

A rede queima SOL como parte do modelo deflacionário. Já os holders de SOL também podem se tornar validadores da rede.

De maneira idêntica a Ethereum, a Solana permite desenvolvedores criarem smart contracts e projetos baseados em blockchain. O token SOL utiliza o protocolo SPL, que é o token padrão da blockchain Solana. É bem similar ao ERC20 na blockchain Ethereum. Com isso, o token SOL possui dois usos principais:

  • Pagamento de taxas de transação que incorrem ao utilizar os smart contracts da rede;
  • Ao realizar staking de tokens como parte do mecanismo de consenso Proof-of-Stake.

Além disso, os DApps que vem sendo construídos na rede Solana estão criando novos formas de uso para o token SOL. Por exemplo, a Chainvote está criando um app DeFi de votos para governanças corporativas, utilizando o token SOL para voto. O sucesso do token é impressionante. Somente no primeiro semestre desse ano, valorizou 6934%

Conclusão

A Solana é um projeto relativamente novo, provendo promessas de benefício em velocidade e escalabilidade. O preço do seu token também vem desempenhando bem, captando interesse de diversos investidores. Contudo, a adoção e uso da rede ainda está no seu estágio inicial.

Nesse sentido, até que vejamos um tráfico mais intenso e mais casos de uso da Solana, não é possível saber se a velocidade irá fazer muita diferença no mundo de criptomoedas. Os benefícios de ter uma rede rápida são claros. Contudo, só serão confirmadas mais pessoas passarem a utilizar.

Embora ainda careça desse uso, o token da blockchain Solana já acumula grande crescimento. Isso é um indício de que os benefícios da Solana vêm se cumprindo desde seu lançamento.

Especialistas já apontam a rede como uma das grandes novidades da tecnologia blockchain. É recomendável ficar atento a Solana, pois ela se apresenta como uma novidade grande potencial para o mundo das criptomoedas.

Veja também: Star Atlas, o game intergaláctico baseado em blockchain

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts