Regulação do mercado de criptomoedas é um fluxo natural e positivo

O mercado de criptomoedas é conhecido por ser livre e descentralizado. Um dos principais benefícios do mercado é de não possuir regulamentação alguma de órgãos estatais. Com isso, não incidem impostos ou sofrem com os efeitos da inflação mudo afora, sendo um verdadeiro paraíso fiscal.

Apesar disso, os governos reconhecem o potencial da tecnologia das criptomoedas, querendo inclusive implementar suas próprias moedas digitais, utilizando blockchain. Contudo, com a quantidade de dinheiro que o mercado gera por ano, seria impossível de, em algum momento, que o mercado de criptomoedas escapasse da regulação estatal.

Embora haja diversas complicações para realizar uma regulação abrangente, os países caminham a fortes passos para esse sentido. Nos últimos meses, as notícias em torno da regulação ajudaram a desabar o preço das criptomoedas. Contudo, o mercado já vem aceitando que é um caminho inevitável.

Por outro lado, alguns especialistas apontam que a regulação pode gerar efeito contrário ao esperado. Nesse sentido, estes especialistas apontam que as regulações podem trazer a segurança em investimentos capazes de alavancar mais ainda o mercado.

Sendo assim, nesse artigo iremos tratar sobre como esse movimento de regulação pode fazer o mercado de criptomoedas crescer ainda mais!

Veja também: PSG vai utilizar criptomoedas como parte do pagamento a Lionel Messi

O andamento da regulação de criptomoedas no mundo

Criptomoedas

Segundo o CEO da BlockFI, Zac Prince, a regulação das criptomoedas é uma etapa de evolução natural do mercado de criptoativos. Para ele, a regulação traz clareza, e isso pode trazer um impacto positivo para o setor de criptoativos. Um destes pontos positivos é trazer maior segurança ao investidor, ganhando mais confiança no mercado.

Nesse sentido, um dos maiores motivos para investidores não entrarem no mercado de criptoativos é a falta de confiança sobre o mercado. Não à toa, diversas notícias são divulgadas de forma constante sobre pirâmides financeiras envolvendo criptomoedas.

Outro ponto é que existe certa facilidade na criação de uma nova criptomoeda. Isso implica na falta de confiabilidade na hora de investir em determinado token.

Com isso, uma maior regulação tende a trazer mais investidores para o mercado de criptomoedas. Não só como forma de investimento, mas também tem o potencial acelerar a implementação a tecnologia blockchain.

Uma das principais novidades que é possível trazer é a implementação das finanças descentralizadas (DeFi), capaz de revolucionar modelos de negócios por todo o mundo.

O professor Emilios Avgouleas, presidente de Direito Bancário Internacional e Finanças da Universidade de Edimburgo também expôs sua opinião.

Para ele, no longo prazo, as mudanças farão com que os meios de pagamento através de criptomoedas se tornem permanentes. Ele havia previsto que, no curto prazo, a regulamentação derrubaria o mercado, como ocorreu recentemente.

Países que saíram na frente

El Salvador foi o primeiro país a adotar o Bitcoin (BTC) como moeda oficial do país. A medida dividiu opiniões entre especialistas. Contudo, a utilização da criptomoeda, embora oficial, é opcional. Curiosamente, esta mudança trouxe algumas preocupações para investidores brasileiros de criptomoedas

Nesse sentido, o motivo é que, caso o Banco Central aceitasse o BTC como moeda oficial de El Salvador, as negociações com Bitcoin estariam sujeitas a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Por outro lado, outros países ainda vêm discutindo o estabelecimento de normas sobre criptomoedas, entre eles, o Brasil. Segundo o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários, normas estão sendo definidas para o mercado.

Para eles, “é mais que a regulação de criptomoedas, é a regulação do futuro, é sobre regular dados”. Finalizando, eles dizem que “as finanças passarão a ser sobre dados”.

Contudo, nos EUA, a regulação proposta pelo SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, tende a ser mais robusta. Contudo, sua tramitação está parada, alguns senadores entendem que a proposta de lei deve ser mais favorável a inovação.

Especialistas apontam que isso é um sinal que os criptoativos estão sendo melhor compreendidos pelas autoridades americanas.

Com isso, por ter uma tramitação sobre a regulação mais avançada, alguns países observam o andamento do projeto de lei.

A expectativa é que outros países proponham modelo parecido ao americano, ainda que seus projetos de regulamentação estejam em andamento. Sendo assim, há também expectativa de que a regulamentação cause grande impacto no mercado.

Veja também: Google retorna a exibir anúncios relacionados à criptomoedas

Opinião de investidores brasileiros sobre as criptomoedas

Durante o evento Expert XP 2021, alguns especialistas debateram sobre a regulação das criptomoedas. Eles também acreditam que é um passo importante para ter mais segurança sobre o mercado, alavancando seu crescimento.

Segundo o CEO da Hashdex, Marcelo Sampaio: “quando se colocam boas regras, pró-mercado, é uma boa notícia. Com a grande movimentação monetária e incidentes que envolveram regastes com criptomoedas, como a de Colonial Pipeline”, Sampaio pontuou sobre. 

Nesse sentido, o CEO informou que “é algo novo, então obviamente existe oportunidade para a crimes”. Contrapôs dizendo que também a oportunidade para o desenvolvimento social, e criação de mercados que não existiam. 

Além disso, o CEO do Mercado Bitcoin, Reinaldo Rabelo, complementou a fala de Sampaio. Para ele, “a culpa dos golpes e das fraudes nunca é da tecnologia, é de quem usa errado isso”. Também disse que, um importante passo é a regularização para autorizar as gestoras para comprar e custodiar criptomoedas no Brasil.

É importante lembrar sobre a criação de ETFs com exposição em criptomoedas na B3. Os ETFs vinculados a criptomoedas são grandes sucessos na bolsa de valores, devido à segurança trazida ao investir através de corretoras regulamentadas utilizando serviços financeiros autorizados. 

Conclusão

A regulação do mercado de criptomoedas não é o fim como muitos investidores desse mercado acreditam. Na verdade, com tamanha movimentação, era um curso natural, visto que tira um valor considerável do mercado fiduciário. E, nesse sentido, existem mais benefícios envolvendo a regulação do que se pensava anteriormente.

Recentemente, as notícias envolvendo a regulação das criptomoedas nos EUA, aliada a outras polêmicas, derrubaram o mercado.de criptoativos. Contudo, já no último mês, o mercado vem obtendo constantes crescimentos. Isso tudo apesar de todas as notícias sobre o avanço da regulação.

Com isso, entende-se que os investidores já aceitam e entendem a importância da regulação. Há potencial para trazer cada vez mais gente para os criptoativos, bem como propor expandir a utilização da tecnologia. Isso tudo se dá pela maior segurança trazida pela regulamentação.

Veja também: Valor do mercado das criptomoedas supera a marca dos US$ 2 trilhões

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts