Elrond, a blockchain que quer ser a base da economia virtual

A Elrond é uma plataforma baseada em blockchain criada para fornecer velocidade, segurança e escalabilidade a contratos inteligentes. Ela utiliza uma abordagem inovadora em relação às tecnologias atuais, criando uma rede poderosa o suficiente para operar na “escala da internet”.

Nesse sentido, caso você já esteja há bastante tempo na indústria criptográfica, certamente já ouviu falar sobre o “trilema da escalabilidade”. Este problema consiste em três características primárias de uma rede blockchain madura: escalabilidade, segurança e descentralização.

Segundo especialistas, é impossível atingir estas três características com a tecnologia disponível hoje, principalmente utilizando o Proof of Work (PoW), o algoritmo de consenso empregado pelo Bitcoin. 

Por exemplo, a Ethereum, uma das blockchains mais utilizadas, está tentando migrar do PoW para o Proof of Stake, buscando resolver os problemas de escalabilidade citados acima. Desde que o assunto da migração foi mencionado por Vitalik Buterin, em 2015, diversos projetos dedicados a resolver este problema têm surgido.

O que é a Elrond?

Anunciada em 2019, a Elrond descreve a si mesmo como uma plataforma escalável, rápida e segura para aplicativos distribuídos, além de ser apropriada para utilização em empresas e a nova economia da internet.

Ela busca resolver o trilema da escalabilidade com uma melhoria de 1000x nas blockchains atuais, aumentando velocidade, escala, diminuindo custos e melhorando a experiência do usuário.

Veja também: NEAR Protocol, a blockchain que utiliza a técnica de sharding

Como a Elrond funciona?

O principal objetivo da Elrond é aumentar a taxa de transferência da rede, aumentando a quantidade de transações realizadas por segundo. Para isso, ela utiliza uma técnica chamada de Adaptive State Sharding, introduzindo uma nova abordagem de consenso, chamada de Secure Proof of Stake (SPoS).

Sendo assim, para entender completamente o funcionamento da Elrond, será necessário entender estas duas tecnologias, como elas diferem da atual técnica de sharding (fragmentação) e consenso e por qual motivo são essenciais para realizar o escalonamento da rede.

Adaptive State Sharding

A abordagem ideal para utilizar o sharding em blockchains precisa considerar as vantagens de todas as formas de sharding utilizadas atualmente: state sharding, transaction sharding, network sharding. Abaixo detalharemos cada uma.

  • State sharding – o estado e histórico de toda a rede é dividido em diferentes “shards” (fragmentos), ou seções da rede. Cada fragmento tem seu histórico/razão e os nós precisam apenas manter o estado do fragmento em que estão reduzindo drasticamente a quantidade de capacidade de armazenamento latente que precisam.
  • Transaction sharding – as transações são mapeadas para shards, que realizam o processamento com base em critérios, como o endereço do remetente. Cada fragmento processa transações em paralelo a outros fragmentos. Aqui, cada nó mantém um registro do estado de toda a rede.
  • Network sharding – o shard de rede lida com a maneira como os nós são agrupados em shards e pode otimizar a comunicação, pois o envio de mensagem para os nós em um shard pode ser feito muito mais rápido do que para toda a rede.

Sendo assim, o Adaptive State Sharding funciona como uma solução para o enigma de escalabilidade ao melhorar a comunicação dentro dos shards, aumentando o desempenho e eficiência da rede. Ele faz isso ao combinar os três tipos de sharding em uma solução, permitindo processamento paralelo em todos os níveis.

Os shards são seções menores da rede Elrond, utilizada para escalonamento. Cara shard lida com uma porção de estado (contas, contratos inteligentes, blockchain) e processamento de transações. Com isso, cada shard processa somente uma fração das transações em paralelo com outros shards.

Secure proof of stake (SPoS)

A SPoS é a abordagem de consenso da Elrond. Ele elimina o desperdício computacional do Proof of Work ao combinar elegibilidade através do stake (quanto maior a quantidade de criptomoedas, maior a probabilidade de validar um bloco) e rating, a base do Proof of Stake, com seleção de validadores aleatórios.

O BFT da Elrond, como o protocolo de consenso, mantém o alto nível de segurança da rede ao mostrar, aleatoriamente, o grupo de consenso e embaralhar nós aleatoriamente em outros shards para evitar colisão.

Para isso, ele usa uma fonte de aleatoriedade imparcial e imprevisível, gerada pelo proponente do bloco, por meio da assinatura da fonte aleatória disponibilizada anteriormente.

Veja também: Algorand, uma blockchain segura, escalável e descentralizada

Elrond Virtual Machine

A Elrond Virtual Machine é um mecanismo de execução de contratos inteligentes dedicado, desenvolvido em WebAssembly (WASM). Ele expande as linguagens disponíveis para desenvolvedores de contratos inteligentes, incluindo Rust, C/C++, C# e Typescript.

Com isso, os desenvolvedores podem escrever contratos inteligentes em qualquer linguagem que estejam familiarizados, podendo compilar no WASM, além de poder depurar facilmente seu formato WAT legível por humanos.

Metachain

Uma metachain é uma blockchain que roda em um único shard. Aqui, a responsabilidade não é processar transações, mas sim notarizar e finalizar os cabeçalhos de bloco de shard processados.

Com isso, uma metachain possui as seguintes tarefas:

  • Facilitar a comunicação entre shards;
  • Armazenar e manter registro dos validadores;
  • Processar desafios de fishermans;
  • Realizar distribuição de recompensas.

O token EGLD

O EGLD (Electronic Gold) é o token nativo da plataforma. Ele capacita a rede de Elrond servindo como um meio de troca entre usuários e desenvolvedores, que pagam taxas de transação para utilizar a rede. Também funciona como um meio de troca para validadores, que tomam essas taxas como pagamento por serviço prestado.

Nesse sentido, a rede Elrond fornece uma plataforma para criar contratos inteligentes, aplicações descentralizadas (dApps) e, até mesmo, um protocolo completo de blockchain. A moeda EGLD é a unidade de valor que permite essas atividades, governando a rede através de recompensas.

Segundo a plataforma TradingView, atualmente, o valor do token EGLD está cotado em US$265,55, tendo atingido seu pico histórico ao final de novembro deste ano, no valor de US$490,35.

Elrond – Token – TradingView

Conclusão

A Elrond promove escalonamento e altas velocidades de transação como as principais fontes de valor intrínseco do projeto, onde a rede é capaz de operar até 15.000 transações em apenas um segundo. 

Altas velocidades de transação, escalabilidade, descentralização e custódia total são elementos que tornam Elrond um ecossistema altamente funcional. A Elrond busca se tornar um modelo na nova economia da internet. 

Com isso, o projeto oferece velocidade de transação competitiva e ferramentas para desenvolvimento de dApps e lançamento de aplicativos para o público e casos de uso em empresas do mercado.

Veja também: Velas, a blockchain que atingirá 30.000 transações por segundo

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts