NEAR Protocol, a blockchain que utiliza a técnica de sharding

A NEAR é uma rede descentralizada na blockchain NEAR Protocol. Ela utiliza o mecanismo de consenso proof-of-stake, denominado de Thresholded Proof-of-Stake (TPOS), a blockchain NEAR é projetada para acomodar outros aplicativos descentralizados, também conhecidos como dApps.

Dessa forma, diferente de outros sistemas blockchains com suporte para contratos inteligentes, a TPOS utiliza um consenso predefinido no qual muitos participantes mantêm a rede, aumentando a descentralização e a segurança, ao mesmo tempo que garante um mecanismo de distribuição de recompensa justo.

Nesse sentido, a plataforma, que busca superar a Ethereum, especialmente em termos de escalabilidade, também é conhecida por sua facilidade de desenvolvimento bem como utilização. 

Além disso, a NEAR Protocolo inclui recursos como nome de usuários legíveis por humanos que substituem endereços de carteiras criptográficas. Ela também permite que os usuários façam interface com dApps e contratos inteligentes sem a necessidade de possuir uma carteira.

Baseada na mesma infraestrutura do Bitcoin, a NEAR combina ainda mais o avanço do consenso da comunidade, fragmentação de banco de dados e escalabilidade para oferecer o que afirma ser “a rede mais acessível do mundo para desenvolvedores e usuários finais”.

Além da Ethereum, a NEAR Protocol também está se esforçando para rivalizar com outros sistemas blockchain com suporte para contratos inteligentes, como o EOS e Polkadot, que também utilizam o mecanismo de consenso proof-of-stake.

Como o NEAR Protocol funciona?

Para entender como o NEAR Protocol funciona, é necessário compreender os desafios de escalabilidade que “blockchains layer-1”, como a Ethereum, possuem e enfrentam rotineiramente.

Nesse sentido, caso esteja bastante familiarizado com o ecossistema blockchain, certamente já percebeu que um dos maiores problemas enfrentados é a escalabilidade. Nesse contexto, a escalabilidade se refere à habilidade da blockchain de processar muitas transações enquanto entrega custo e velocidade razoáveis.

Sendo assim, enquanto sistemas blockchains layer-1 como a Ethereum ficaram sobrecarregados devido a altas demandas, se tornando extremamente intoleráveis para a maioria dos dApps que tentavam escalar a rede, os desenvolvedores começaram a defender que soluções de escalonamento fossem desenvolvidas.

Contudo, quando a Ethereum estava prestes a atender essa solicitação através da Ethereum 2.0, outros projetos, como a NEAR Protocol, invadiram e estabeleceram uma blockchain separada, utilizando uma infraestrutura diferente. A NEAR Protocol, em específico, propôs um mecanismo de sharding (fragmentação).

Nesse sentido, esse mecanismo é utilizado para particionar a base de dados da rede blockchain para resolver os problemas de escalabilidade. Sendo assim, no próximo tópico será explicado como funciona o processo de sharding em uma blockchain como a NEAR Protocol.

Veja também: The Graph, um protocolo de indexação de dados de blockchain

O que é sharding e como funciona na NEAR Protocol?

Como mencionado anteriormente, o mecanismo de sharding é primariamente utilizado para particionar a base de dados da rede blockchain. Mais precisamente, é empregada para reduzir o carregamento computacional da rede, bem como permitir que os nós da rede administrem sem esforço.

Dessa forma, ao dividir as operações das redes em “shards” (fragmentos), se torna mais fácil para cada nó operar de forma eficiente o fragmento atribuído. Em outras palavras, cada nó não precisará percorrer todo o código da rede, somente o que for mais relevante para os fragmentos distribuídos.

Além disso, a NEAR Protocol emprega uma partição horizontal, o que significa que os nós da rede podem gerenciar as atividades em uma ordem sequencial em vez de operar de forma vertical, o que poderia causar problemas adicionais à rede.

Veja também: O que é a plataforma BitTorrent e sua criptomoeda BTT

Como funciona o consenso da rede?

A NEAR Protocol emprega um sistema avançado do proof-of-stake, conhecido como Thresholded Proof-of-Stake, o qual exige que os nós primeiro realizem o stake de tokens NEAR, o token da plataforma, antes de se tornarem validadores da rede.

Contudo, aqueles que possuírem tokens NEAR e não estão interessados em operar nós na rede, podem delegar seu stake para outros validadores de sua escolha, sendo recompensados por isso.

Enquanto validadores que possuem a maior quantidade de stakes possuem mais influência no processo de consenso, não são todos eles que são responsáveis por validar “blocos”, uma agregação de transações de um shard.

Ao invés disso, validadores não-transacionais recebem a tarefa de criar blocos que contém pedaços de todos os fragmentos. O motivo é que outros nós da rede que não estão envolvidos em nenhuma dessas duas atividades possam agir como testemunhas na rede, relatando condutas maliciosas.

O que é o token NEAR?

Como é esperado de um sistema blockchain, a NEAR Protocol também utiliza uma criptomoeda nativa, o token NEAR, seu token padrão de transações. A NEAR também é utilizada como colateral para guardar dados na blockchain ou para realizar staking em pools de liquidez ou em yield farming.

Além disso, o token de utilidade é utilizado para compensar validadores ou desenvolvedores que criem contratos inteligentes da plataforma. É possível acompanhar o valor do token NEAR na plataforma TradingView. Atualmente, o token possui o valor de US$10,32.

NEAR Potocol
NEAR – Token – TradingView

Protocolo de Governança

Quando se trata do protocolo de governança, a plataforma NEAR é única, visto que a distribuição de recursos não é controlada pela organização autônoma descentralizada (DAO) da plataforma. Ao invés disso, a NEAR Foundation é encarregada desta obrigação.

Nesse sentido, a organização sem fins lucrativos, sediada na Suíça, está no controle da manutenção do protocolo e do protocolo governança. Diferente da maioria dos protocolos, onde os nós votam no mantenedor de referência, o conselho da NEAR Foundation é responsável por indicar os que atuam na mesma capacidade da rede. 

Por fim, a NEAR Protocol está se esforçando para definir um padrão para outros provedores de infraestrutura da Web aberta (Web 3.0), oferecendo recursos exclusivos para os desenvolvedores e fáceis de usar.

Conclusão

A NEAR Protocol é um dos projetos blockchains mais promissores atualmente. Ele está resolvendo problemas de infraestrutura semelhantes a Ethereum 2.0 e Polkadot, como manter a segurança da descentralização enquanto aumenta a taxa de transferência via sharding.

Contudo, a NEAR Protocol busca manter tudo isso em sua blockchain, com um foco claro em garantir que a plataforma seja utilizável por seus desenvolvedores e usuários finais. 

Nesse sentido, com algum apoio financeiro, a NEAR Protocol só precisa garantir que o projeto se comercialize de forma suficiente para obter uma maior adoção sobre a concorrência já bem estabelecida. Ao fazer isso, terá boas chances de ultrapassar outras plataformas.

Veja também: Velas, a blockchain que atingirá 30.000 transações por segundo

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts