Algorand, uma blockchain segura, escalável e descentralizada

A Algorand é uma rede de código aberto e descentralizada que utiliza um mecanismo proof-of-stake único para facilitar a arquitetura de duas camadas, permitindo a coexistência funcional entre descentralização, escalabilidade e segurança.

Nesse sentido, atingir esses três pontos em uma única rede blockchain é uma tarefa difícil para a maioria dos projetos de criptomoedas. Algorand busca permitir a completa descentralização com segurança de alto nível e escalabilidade enquanto atinge 1000 transações por segundo.

A rede foi lançada em 2019 como um dos projetos mais proeminentes no setor blockchain, com o objetivo de prover a base para negócios emergentes e existentes em uma economia descentralizada. ALGO é a criptomoeda nativa do sistema Algorand.

Com isso, a criptomoeda ALGO foi projetada para ser o suporte da economia descentralizada de Algorand, permitindo uma participação equalizada de seus entusiastas. Os participantes de Algorand usufruem de transações instantâneas com ALGO, ganhando recompensas.

Usuários de Algorand podem lançar contratos inteligentes para criar novos tokens e aplicações descentralizadas (dApps). Algorand se apresenta uma alternativa para as funções de contratos inteligentes da Ethereum, oferecendo um escalonamento mais eficiente.

Sendo assim, com o recurso Algorand Standard Asset (ASA), os usuários podem implantar novos tokens na rede ou transferir ativos existentes para o ecossistema Algorand e ingressar na economia descentralizada de Algorand.

Veja também: Ripple (XRP), um protocolo para pagamentos digitais

Como Algorand funciona?

A rede Algorand alcança segurança, escalabilidade e descentralização em um só lugar ao usar o mecanismo de consenso Pure Proof-of-Stake, que emprega o protocolo de acordo Byzantine.

Nesse sentido, graças ao protocolo, mesmo que um nó seja comprometido, os tokens ALGO dos participantes da rede bloqueados para staking, estariam protegidos com chaves únicas criadas através de uma automação da plataforma.

Com isso, a rede é protegida através do protocolo Pure Proof-of-Stake e depende de um sistema que só permite que usuários que possuam a maioria dos fundos de ALGO se envolvam em atividades maliciosas que possam comprometer a segurança de outros usuários e da rede.

Contudo, mesmo que alguns usuários possuam esse poder, o sistema é baseado na co-dependência dos participantes da rede. No caso da maioria dos detentores decidirem se engajar em atividades maliciosas, o preço do ALGO se deterioraria e os fundos dos usuários seriam desvalorizados.

Com isso, devido a uma escalabilidade eficiente, as transações com ALGO são instantâneas, com o potencial de realizar 1000 transações em um segundo. O suprimento total é limitado para regular o suprimento e adicionar um mecanismo anti-inflacionário na economia.

Todos os tokens ALGO foram criados em no nascimento da plataforma e distribuídos para os detentores de ALGO e os participantes da rede a cada novo bloco criado. Dessa forma, o problema de armazenamento é resolvido no sistema Algorand a cada vez que um usuário começa a participar da rede.

Fundadores de Algorand

A Algorand (ALGO) foi criada por um especialista em criptografia, Silvio Micali, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Nese sentido, Silvio Micali co-criou muitas das tecnologias criptográficas utilizadas em alguns dos principais projetos de blockchain, como a Cardano.

Nesse sentido, a Algorand foi fundada em 2017 por Micali e é apoiada pela Algorand Foundation, que possui como objetivo resolver o “trilemma” que os problemas de escalonamento, descentralização e segurança representam em várias redes de blockchain.

Com isso, a ideia era criar uma economia sem fronteiras. Como a maioria das altcoins, Algorand foi criada para lidar com as deficiências do Bitcoin. Como Micali estava estudando Bitcoin em 2015, ele decidiu criar sua própria rede blockchain.

Esta rede permitiria ter maior escalabilidade, ser mais eficiente e segura, além de possuir uma descentralização completa. Após testar o sistema por dois anos, Algorand foi finalmente lançada.

O que faz Algorand única?

O que faz da Algorand única é sua abordagem original para permitir que segurança, escalabilidade e descentralização funcionem em uma mesma blockchain. Como resultado, Algorand permite realizar transações rápidas, com capacidade de realizar 1000 transações por segundo.

Além disso, a blockchain permite a criação, desenvolvimento e lançamento de dApps. Os usuários podem criar e lançar seus próprios tokens enquanto os participantes da rede estão construindo uma economia descentralizada com uma variedade de aplicativos e criptoativos.

Com isso, através do uso do Pure Proof-of-Stake, Algorand garante que todos os usuários da rede possam participar da governança da rede e que todos os usuários da rede, incluindo nós e detentores de ARGO, sejam recompensados por sua participação.

Sendo assim, com recursos exclusivos e tecnologia inovadora, Algorand está no caminho para se tornar uma das maiores economias descentralizadas e uma das blockchains mais rápidas do mercado de criptografia.

Veja também: O que é Fantom (FTM)?

Fatores que influenciam o preço de ALGO

A Algorand é valiosa em virtude de sua tecnologia e funções, bem como de adoção, utilidade da rede e outros fatores específicos que podem influenciar o valor de Algorand e seu preço no mercado.

Além disso, um dos fatores que fornece valor a Algorand é seu suprimento finito. Algorand possui um fornecimento limitado de 10 bilhões de ALGO, criados no nascimento da blockchain. Com isso, atualmente, estão em circulação, aproximadamente 6,3 bilhões de ALGO.

Estes fundos são utilizados para recompensar os nós da rede, concessões a usuários e a Fundação Algorand. Dessa forma seu valor de mercado é definido pela atividade de compra e venda, tendências de mercado e outros fatores específicos que podem influenciar no preço de ALGO.

Conclusão

As altcoins vem se apresentando projetos cada vez mais interessantes para a indústria de criptomoedas, buscando solucionar problemas que blockchains mais tradicionais não conseguiram resolver.

A Algorand facilita um ambiente perfeito para desenvolvedores e usuários de dAPP graças ao uso inteligente do proof-of-stake, que permite o escalonamento, segurança e total descentralização.

Nesse sentido, Algorand apresenta um projeto relativamente novo com tecnologia inovadora, e ainda deve mostrar todo seu potencial e capacidade de realizar integrações em finanças descentralizadas (DeFi).

Com isso, Algorand fornece uma boa alternativa para desenvolvedores que podem transferir seus tokens para a blockchain Algorand, ou utilizar os recursos de contratos inteligentes da rede para criar novos tokens e aplicações descentralizadas.

Sendo assim, com a habilidade de processar 1000 transações por segundo, Algorand é, certamente, uma das redes blockchain mais rápidas disponíveis no mercado de criptografia atualmente.

Veja também: Conheça a plataforma de contratos inteligentes Avalanche

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts