Velas, a blockchain que atingirá 30.000 transações por segundo

As capacidades da tecnologia blockchain parecem estar ficando cada vez mais fortes. Enquanto algumas redes, como Bitcoin e Ethereum, ainda possuem uma capacidade limitada de 7 e 15 transações por segundo, respectivamente, algumas redes já transacionam milhares.

Nesse sentido, um destes projetos é um projeto de blockchain da Suíça, chamado Velas, que diz ter a capacidade de processar 30.000 transações por segundo, sem que perca a descentralização ou segurança da plataforma.

Sendo assim, esse artigo procurará explorar o projeto Velas de forma mais detalhada. Será abordado o que é o projeto Velas, como a rede opera e quais são os benefícios por trás da tecnologia fornecida. Acompanhe o artigo e fique por dentro de mais este projeto blockchain.

Veja também: Stacks, uma rede que permite escalonar o Bitcoin

Qual é o conceito da Velas?

Criada em 2019, a Virtual Expanding Learning Autonomous System, ou simplesmente “Velas”, é uma nova e excitante startup de blockchain localizada na Suíça. Como é bastante comum nas novas startups de blockchain, a Velas foi lançada visando resolver diversos problemas do Bitcoin.

Nesse sentido, como muitos já sabem, a maior parte dos problemas do Bitcoin envolvem a escalabilidade, e é nisso que Velas foca. No caso do Bitcoin, a rede ainda está limitada a 7 transações por segundo, onde a confirmação de um bloco leva uma média de 10 minutos para acontecer.

Sendo assim, para melhorar esses níveis de desempenho, diversos desenvolvedores envolvidos com o Bitcoin têm desejado aumentar o tamanho do bloco de transação. Ao fazer isso, será gerado o efeito desejado, que é de aumentar os níveis de escalabilidade da rede.

Contudo, aqueles que são contra essa medida, argumentam que isso resultará em maiores riscos de segurança, bem como o afastamento da descentralização prometida pelas redes blockchain.

Por outro lado, a equipe da Velas argumenta que seu protocolo nativo de blockchain possui a capacidade de atingir 30.000 transações por segundo, enquanto mantém a rede segura e protegida de ataques. Além disso, a blockchain Velas se mantém descentralizada a todo tempo.

Como a blockchain Velas funciona?

É importante dizer que a blockchain Velas é algo complexo de entender em um primeiro momento. Com isso, serão explicados os principais conceitos para que esse entendimento seja o melhor possível.

Primeiramente, a blockchain Velas utiliza um mecanismo de consenso inovador e único, chamado “Artificial Intuition Delegated Proof of Stake” (AIDPOS). O framework AIDPOS reside no coração da blockchain Velas, sendo suportada por um processo chamado “Intuição Artificial”.

Com isso, o protocolo Artificial Intuition procura buscar o equilíbrio perfeito entre o software artificial e a consciência humana. Em termos leigos, isso significa que a tecnologia subjacente busca coletar, identificar e avaliar padrões de relacionamento em todos os conjuntos de dados da rede.

Ou seja, isso permite que a blockchain opere de uma maneira ultra eficiente. Caso o protocolo Artificial Intuition encontre potenciais ineficiências na rede, ela pode realizar ajustes sem a necessidade de reconfigurar os critérios de saída.

Em relação aos fundamentos, a equipe de Velas explica que, estes parâmetros permitem a blockchain validar e processar 30.000 transações por segundo. Isso equivale a uma velocidade de bloco por segundo, em qualquer lugar, de 1 a 2 minutos. 

Veja também: Algorand, uma blockchain segura, escalável e descentralizada

Schnorr Signatures

A maioria das redes blockchain permitem somente uma única assinatura digital ao processar transações. Normalmente é o indivíduo com acesso à sua respectiva chave privada. Mas o que é feito quando uma carteira possui diversos proprietários? É aí que entra a Schnorr Signatures.

Nesse sentido, a tecnologia garante que cada dono de uma respectiva carteira assine a transação antes que a blockchain Velas execute a transferência. Isso é especialmente útil em casos em que contas conjuntas precisam funcionar sem confiança.

Controles de segurança aprimorados

Enquanto a equipe de Velas diz que sua blockchain consegue lidar com 30.000 transações por segundo, eles também fornecem garantias sobre práticas de segurança aprimoradas.

Sendo assim, devido às características subjacentes do algoritmo Delegated Proof of Stake, a rede está efetivamente protegida contra o temido ataque de 51%¨. Para que um novo bloco seja marcado como válido, é necessário um consenso de pelo menos 80%.

Embora tecnicamente isso não seja impossível, obter acesso a um novo bloco de ciclo com uma maioria de nós maliciosos de 80% está virtualmente além das possibilidades. Além disso, esses controles de proteção garantem que as ameaças de um ataque de duplo gasto não existam.

Velas Token (VLX)

A blockchain Velas também possui sua criptomoeda nativa. Conhecida como Velas Token, ou simplesmente “VLX”, o ativo digital possui uma certa quantidade de recursos importantes. Primeiramente, por ser o token que alimenta a rede Velas, o VLX é necessário para utilizar os contratos inteligentes.

Além disso, o token VLX é também utilizado para pagar as transações na rede. Nesse sentido, ao usar o token VLX na carteira Velas, o usuário receberá um desconto de 25% nas taxas. Também é possível obter um desconto de 25% ao usar o token VLX na plataforma CoinPayments, deduzido das taxas de negociação.

De acordo com os dados da plataforma TradingView, atualmente, o valor do token VLX está cotado em US $0,41, tendo atingido seu pico histórico ao início de novembro deste ano, no valor de US $0,63.

Velas, a blockchain que atingirá 30.000 transações por segundo
TradingView – Token VLX

É possível utilizar o token VLX para realizar staking. Esse processo permite que os usuários recebam recompensas ao bloquear seus tokens VLX. Estas recompensas vêm das taxas na rede, onde usuários que realizam staking recebem VLX em troca do bloqueio destes tokens. Um total de 2 bilhões de tokens VLX foram pré-minerados. Isso é para permitir que aqueles que possuem tokens CoinpaymentsCoin (CPS) troquem suas participações por tokens VLX, mas de forma equivalente.

Conclusão

Embora possa ser argumento que a indústria blockchain se tornou um tanto saturada, há muito potencial em Velas. Ainda é muito cedo para fazer uma análise de uso, contudo, seu mecanismo de consenso exclusivo tem o potencial de resolver o enigma de escalonamento de blockchains.

Nesse sentido, escalonar blockchains, sem perder a descentralização e segurança. Com isso, a Velas Blockchain busca alcançar a quantidade de 30.000 transações por segundo, enquanto mantém a rede livre de atividades maliciosas.

Além disso, a Velas Wallet é um ponto de inovação da plataforma. Ela permite aos usuários guardarem criptomoedas não nativas na plataforma, como o Bitcoin e EOS. Com a Schnorr Signatures, a tecnologia garante que proprietários de carteira conjunta assinem transações antes de executá-las.

Veja também: Tau Chain, uma rede mais flexível que a Ethereum

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts