Como ler e analisar o gráfico do Bitcoin

O gráfico do Bitcoin é um conjunto de dados que refletem os preços passados. Muitas pessoas gostam de utilizá-lo como auxílio para decisões e análises sobre o momento do mercado, como detecção de tendências, por exemplo.

Como ler o gráfico?

O gráfico mais comum de todos é o de linha, onde o eixo vertical representa o preço e o eixo horizontal representa o intervalo de tempo (minutos, horas, dias ou meses) escolhido para visualização do gráfico. Veja abaixo:

como ler o gráfico do bitcoin
Candlestick. Fonte: Bússola do Investidor.

No entanto, o gráfico mais utilizado para análise é o de candlesticks, que é o tipo de gráfico que fornece uma informação mais completa para o período: preço máximo e mínimo, além dos preços de abertura e fechamento.

O Candlestick representa a oscilação do preço no período selecionado no gráfico. Se o seu “corpo” for verde, quer dizer que naquele período o preço subiu ou está subindo. Os traçados que estão fora do seu corpo representam as cotações máximas e mínimas no período.

Gráfico do Bitcoin


Como o preço do Bitcoin é determinado?

O preço do Bitcoin é determinado livremente através do mercado. Isto é, pessoas estão comprando e vendendo a todo momento. Quando mais pessoas estão comprando do que vendendo, o preço sobe. Se o contrário acontece, o preço cai.

Por outro lado, o valor do Bitcoin é algo mais difícil de quantificar. Isso acontece porque cada participante do mercado pode atribuir um valor diferente, subjetivo, para cada unidade de Bitcoin.

Os preços na maioria das vezes estão refletindo o valor que o mercado está dando para o Bitcoin. Quando ele está sobrevalorizado ou subvalorizado, os preços “corrigem” essa avaliação.

Portanto, o preço do Bitcoin não é determinado por nenhuma corretora, pessoa ou governo. Ele é determinado através da concepção de valor que as pessoas possuem.

Análise técnica do Bitcoin

A análise técnica é um ramo que se desenvolveu a partir do uso de gráficos e do estudo estatístico para auxiliar na tomada de decisão de compra ou venda. No entanto, esse tipo de análise pode ser complicada para quem está começando.

O TradingView dispõe de um conjunto de indicadores técnicos que formam um índice. Abaixo, estão reunidos mais de 28 indicadores que mostram qual é o momento do mercado: se está comprando ou vendendo. Entenda como interpretar esse indicador.

Suportes e resistências

Os suportes e resistências são regiões muito importantes de preço. Ocorrem grandes movimentações no preço quando ele supera ou fica abaixo dessas regiões.

O suporte é o local de preços onde a procura por compras é forte o suficiente para “segurar” os preços, de modo que eles não caiam. É a região onde os compradores superam os vendedores e defendem aquele nível de preços.

A resistência pode ser vista como uma região onde a procura por compras não traz ao mercado força suficiente para uma contínua alta dos preços. É quando os vendedores superam os compradores e conseguem segurar os preços.

bitcoin suporte e resistência
Suporte e resistência. Fonte: TradingView

Uma resistência superada pode virar um suporte. Assim como um suporte rompido pode virar uma resistência. Os traders costumam unir a detecção dessas regiões a indicadores de análise técnica, de forma a encontrar os melhores momentos para compra ou venda de Bitcoin.

taxa zero noxIndicadores técnicos para complementar o gráfico do Bitcoin

É possível complementar seu gráfico com indicadores de análise técnica. Esses indicadores podem fornecer informações mais completas sobre o histórico do mercado. Os mais utilizados são RSI e Médias Móveis.

RSI

RSI é a sigla para Índice Força Relativa. Esse indicador mede as forças compradoras e vendedoras do mercado. Muitos analistas utilizam esse indicador para detectar pontos de alta e baixa, isto é, possíveis pontos de reversão do mercado.

rsi
Uso do RSI para complementar a análise do gráfico do Bitcoin.

Se ele estiver na banda destacada entre 30 e 70, quer dizer que as forças estão relativamente equilibradas. Se esse indicador sinalizar abaixo de 30, quer dizer que o mercado está com uma pressão muito forte de compradores, isso quer dizer que seria um bom momento para compra.

Por outro lado, se o RSI estiver marcando acima de 70 pontos, o indicador estará sinalizando uma forte pressão compradora. Ou seja, talvez seja um momento para fazer uma benda oportuna.

Médias Móveis

As Médias Móveis são indicadores para detectar a tendência de mercado com base na média do preço em um determinado período. Os períodos mais utilizados para análise são de 50, 100 e 200 dias considerando o intervalo diário no gráfico.

Normalmente, utiliza-se duas médias móveis no gráfico: uma de 50 períodos e outra de 200. A lógica é que uma represente o curto prazo (50) e a outra represente o longo prazo (200).

média móvel
Cruzamento de Médias Móveis junto do RSI. Fonte: TradingView

Quando a média móvel de 50 períodos cruza e fica abaixo da média de 200 períodos, pode-se dizer que o mercado está em tendência de baixa, porque a tendência de curto prazo perdeu força.

Contudo, se a média de 50 períodos cruzar e ficar acima da média de 200 períodos, acredita-se que o mercado assumirá a tendência de alta, porque há uma tendência de curto prazo mais forte.

Médias móveis, resistências/suportes e RSI são os principais meios para se fazer uma análise técnica do Bitcoin. A análise técnica é uma forma de olhar para o gráfico e tentar extrair informações valiosas para operações de trade.

Leia também:

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts