As cinco melhores criptomoedas de 2021

Aproveitando a boa fase do Bitcoin, que rompeu seu antigo topo histórico de 2017, várias outras criptomoedas alternativas (altcoins) também surfaram a tendência de alta neste ano de 2021, algumas superando uma valorização de 40.000%.

Apesar de ser uma ótima notícia, mostrando que o mercado de criptomoedas está realmente muito aquecido, é preciso se atentar ao estudo para se ter uma base em qual ativo montar uma posição.

Embora o crescimento da principal criptomoeda, o Bitcoin, tenha sido pequeno em relação às moedas que iremos citar, valorizando algo em torno de 100% nos últimos doze meses, ele foi o precursor para que o preço de outros projetos crescesse de forma exponencial.

Nesse sentido, neste artigo, iremos abordar as cinco criptomoedas que obtiveram os melhores resultados neste ano de 2021.

Gala (GALA)

Abrindo a lista das criptomoedas que mais valorizaram neste ano de 2021, temos a Gala. A Gala foi lançada em 2019 pelo estúdio Gala Games que é um dos destaques do mundo cripto de jogos do tipo “play-to-earn”.

O ecossistema da Gala disponibiliza o desenvolvimento de jogos do tipo “play-to-earn” em blockchain. Este é mais um projeto cripto que une jogos e tokens não fungíveis (NFTs) que apresentou um forte crescimento em 2021.

O token utilitário nativo da plataforma é o GALA. Ele é baseado na rede do Ethereum (ETH) e pode ser usado como meio de troca pelos usuários nos ecossistemas dos jogos.

Um dos motivos para a forte alta do token é o fato da plataforma ter se expandindo nos últimos meses suas operações para a Polygon (MATIC) e para Binance Smart Chain (BSC). Assim, ela consegue oferecer aos seus desenvolvedores taxas de rede mais baratas.

Além disso, o token GALA passou a ser listado na Binance, a maior exchange do mundo em volume de transações.

Segundo a TradingView, atualmente, a cotação do token GALA é de US$0,49. Sua máxima histórica foi atingida em novembro, quando a cotação do token chegou a US$0,84.

Ecomi (OMI)

A OMI coin é um dos muito ativos blockchain que seguiram o frenesi de trading de NFT neste ano de 2021. Segundo a TradingView, a Ecomi valorizou algo em torno de 18.000%.

A Ecomi em parceria com a ORBIS Blockchain criou a plataforma VeVe para cobrir os jogos. Lançado no final de 2020, o aplicativo VeVe facilitou a comercialização de mais de meio milhão de colecionáveis digitais desde o seu lançamento no início de 2021. Além disso, conseguiu atrair várias marcas populares, como a Universal Studios e General Motors.

Nesse sentido, o impulsionador econômico por trás de sua plataforma é o token OMI que funciona como um meio de troca. Ou seja, se você deseja cunhar um novo colecionável digital ou comprar um, você irá usar a criptomoeda ECOMI. Portanto, a moeda OMI se enquadra na categoria de tokens de utilidade, projetados especificamente para serem negociados dentro do ecossistema VeVe.

Veja também: Blocktopia, o metaverso em forma de arranha-céu

Axie Infinity (AXS)

Lançado em 2018, pela Sky Mavis, o Axie Inifnity é um jogo do tipo “play-to-earn” baseado em NFT. Acaba sendo uma espécie de ativo único e colecionável, assim como a Ecomi. Os personagens, monstros, são chamados de axies e são hospedados na blockchain Ethereum.

Apesar de ter se tornado bastante popular nas Filipinas, foi somente neste ano de 2021 que o jogo deslanchou mundo afora. De acordo com a TradingView, o Axie Infinity apresentou uma valorização acima dos 17.000% neste ano.

O jogo é composto pelo token Smooth Love Potion (SLP), a moeda do jogo, e por um token de governança, o Axie Inifinity Shards (AXS).

Como muitos jogos, o Axie Inifnity também possui metas e missões que geram recompensas. No caso, a moeda do jogo, a smooth Love potion (SLP), que pode ser convertida em dinheiro.

Com isso, existem cinco maneiras de rentabilizar o jogo: por meio da venda de “porções”, as SLP; por schoolarships (aluguel de contas, chamado também de “escolinha”); por breeding (criação de novos axies por cruzamento); por trade de axies (compra e venda); e pela venda do token AXS.

Apesar do Axie Infinity ter subido muito neste ano, ainda é preciso deixá-lo no radar para o ano que vem. Muitas novidades sobre o jogo estão vindo por aí e podem agregar bastante como: a chegada dos Lands, novo conselho entre os jogadores e também o lançamento da versão gratuita do jogo. Todos esses fatores podem agregar valor e fazer com que o jogo se valorize cada vez mais.

Veja também: Thetan Arena, um jogo baseado em blockchain

The Sandbox

O The Sandbox é um jogo em blockchain pautado na ideia de metaverso e desenvolvido em modelo bastante similar ao jogo Go Box, em que é possível criar, por meio de um universo com interações e uma economia própria, diversos minigames em que os usuários podem interagir entre si.

Construído no blockchain Ethereum, ele permite aos jogadores construir, possuir e monetizar sua experiência do jogo usando tokens não fungíveis (NFTs)

Além disso, permite também que cada jogador crie seus próprios avatares, comprar lote de terrenos digitais e acessar diferentes ambientes do metaverso.

O token SAND é o token nativo do The SandBox e é usado para realizar qualquer tipo de transação e interação dentro do ecossistema. Como token utilitário, o SAND é necessário para jogar, personalizar avatares e negociar ativos no marketplace.

Ademais, o SAND também é o token de governança. Isso sigifica que os detentores podem propor e votar em mudanças na plataforma por meio da DAO.

De acordo com a TradingView, o token SAND valorizou algo em torno de 16.000% apenas esse ano. Essa alta abrupta contou com o apoio de notícias como o anúncio feito por Mark Zuckerberg que direcionou luz tanto para os metaversos centralizados, quanto para os descentralizados.

Terra (LUNA)

Fechando a lista das cinco criptomoedas que mais valorizaram neste ano, temos a Luna. Ela é referente a Terra, uma blockchain desenvolvida usando o kit de desenvolvimento de software (SDK) da Cosmos, sendo uma rede usada para criar stablecoins algorítmicas lastreadas a diferentes moedas fiduciárias, como o dólar e euro.

Segundo seus criadores, sua intenção é ser uma forma de pagamentos que possa ser usada no dia a dia, utilizando esse sistema de stablecoins para resolver a questão da alta volatilidade das criptomoedas.

Seu token, LUNA, é usado para emitir essas stablecoins, assim como para pagar taxas da rede e participar da governança, ou seja, para votar dentro da rede. O desenvolvimento da Terra começou em janeiro de 2018 e sua rede principal foi oficialmente lançada em abril de 2019.

Segundo a TradingView, o token LUNA valorizou algo em torno dos 15.000% neste ano. O aumento dos preços se deve a vários fatores, mas o principal motivo foi desencadeado por investidores que compraram LUNA à vista para o lockdrop da Astroport e, em seguida, protegeram suas posições por meio de futuros perpétuos (contratos futuros sem vencimento).

Veja também: Cinco jogos em blockchain para ficar de olho em 2022

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts