Cinco jogos em blockchain para ficar de olho em 2022

Décadas atrás era difícil de imaginar que se poderia ganhar dinheiro jogando. Mas com o avanço proporcionado pelo setor de jogos, alavancando as criptomoedas, as trocas descentralizadas e os tokens não fungíveis (NFTs), isso já se tornou uma realidade.

Com isso, a intenção de monetizar objetos e texturas nos jogos aumentaram substancialmente. No entanto, as inovações na tecnologia de blockchain estão levando os jogos de “jogue e ganhe”, a um passo adiante. Devido a esta nova modalidade de jogos, qualquer pessoa pode gerar receita no ambiente do jogo.

O mercado de jogos em blockchain “play to earn” mostrou sua força em 2021. Após o sucesso de Axie Infinity, outros projetos começaram a surgir com diferentes propostas.

Nesse sentido, o mercado de jogos em blockchain tem tudo para alavancar ainda mais no ano de 2022, por isso separamos cinco jogos para ficar no radar.

Veja também: 49% das carteiras ativas no mundo estão ligadas a jogos de blockchain

Genopets

Iniciando a galeria dos jogos, temos o Genopets. O jogo se denomina como “move to earn”. A dinâmica é parecida com outro jogo muito famoso, o “Pokémon Go”, que foi febre um tempo atrás, no qual os jogadores ganham atributos e pontos ao simplesmente se moverem.

A ideia é que o jogo seja construído na blockchain da Solana, em que os usuários poderão usar acessórios como relógios digitais e celulares para rastrear sua localização, e com isso ganharem pontos enquanto passeiam.

A blockchain da Solana foi uma das que mais se destacou nesse ano de 2021 e tem como base ser uma plataforma de smart contracts, construída para facilitar a criação de aplicativos descentralizados (dApps).

Segundo o planejamento oficial do jogo, na primeira fase de lançamento, será possível, além dos jogadores criarem seus pets gratuitamente, ganhar tokens do jogo, e fazer bichinhos virtuais evoluírem. Também será possível negociá-los em mercados secundários.

Nesse sentido, a segunda fase deseja implementar a parte dos mini-jogos e batalhas. Nesses jogos, serão testados as habilidades dos jogadores. Também será possível travar batalhas com outros pets e haverá rankings de melhores posições no jogo.

Na sequência, na terceira-fase, será possível formar equipes para disputar combates. A quarta, e última, etapa do processo pretende inserir um modo história e missões que entregam recompensas aos jogadores e suas equipes.

Veja também: Cerca de 58% dos desenvolvedores de games já usam blockchain

Star Atlas

Esse jogo envolve temas como colonização e exploração espacial. Também construído na blockchain da Solana, o jogo promete entregar gráficos de primeira qualidade com a parceria com a Unreal Engine 5, motor de gráficos de última geração.

Por meio do mini-jogo que recebeu o nome de “Score”, os jogadores podem começar a utilizar as naves espaciais que foram adquiridas há alguns meses no lançamento do marketplace do jogo para realizar missões dentro deste universo.

O ponto que faz colocar o jogo no radar é, justamente, as promessas feitas. Desde que foi anunciado, o projeto vem entregando pouco, quando comparado ao que seus criadores já anunciaram.

O lançamento do Star Atlas ocorreu no dia 16 de dezembro e se trata de um “staking” de naves. A ideia é mandar as naves, que são NFTs, para missões e receber recompensas em ATLAS (moeda interna do jogo) por cada missão realizada.

Contudo, o envio de naves para missões também exige investimentos. A fim de fazer esse “stake”, é necessário abastecer os NFTs com suprimentos como combustível, comida e munição, itens variados em ATLAS por intermédio do marketplace do próprio jogo.

Devido aos fatos comentados, é interessante ficar atento à evolução do jogo, futuras novidades. O lançamento do jogo completo não está previsto para o ano que vem, mas é possível que haja surpresas.

The Sandbox

Apesar de já ter sido lançado, o The Sandbox é um dos jogos para observar de perto. Para quem é familiarizado, o jogo se assemelha muito a outro jogo muito famoso, o “Habbo Hotel”. A ideia é que os usuários possam ter seus próprios terrenos e construir o que bem quiserem.

O conceito de criar mini-jogos, visitar museus virtuais com NFTs e interagir social e economicamente em um universo inteiramente virtual na blockchain da Ethereum foi o que levou o jogo a atrair atenção do público e dos investidores.

O The Sanbox pode ser o começo do conceito de metaverso e já possui algumas grandes vendas em seu currículo, como foi o caso de um Yatch Virtual vendido por U$ 650 mil dentro da plataforma.

Bored Ape Yatch Club

O penúltimo na lista dos jogos é o Bored Ape Yatch Club. Com sede em Hong Kong, a empresa de software Animoca Brands está ajudando os criadores da popular coleção de tokens não fungíveis BAYC a criar um jogo baseado em blockchain.

Esse jogo tem data prevista de ser lançado entre o mês de abril e junho do ano que vem. A coleção de NFTs chamou a atenção de muitos em 2021. Uma das obras chegou a ser vendida por U$ 2,7 milhões.

Os NFTs que possuem utilidades estão se tornando cada vez mais interessantes aos olhos do mercado. O motivo disso é que essas funcionalidades agregam sentido ao conceito de autenticidade de posse de um token não fungível.

Thethan Arena

O último na lista dos jogos é o Thetan Arena. Trata-se de um jogo com versão mobile, e que já foi lançado. Entretanto, é interessante ficar de olho. O lançamento ocorreu neste ano, e o jogo segue um estilo muito parecido com outro jogo muito famoso, o League of Legends.

O Thetan Arena roda na blockchain da Binance e já possui mais de seis milhões de usuários. Esse jogo possui dois modelos de uso, é possível jogar de forma paga e de forma gratuita. Seu estilo é denominado de Batalha online de Multiplayer em Arena, ou MOBA, na sigla em inglês.

Nesse sentido, o jogo é mais um free-to-play, ou seja, não é necessário um investimento inicial para começar, mesmo que possa ser útil colocar um capital inicial.

O Thetan Arena tem uma jogabilidade muito boa, um modelo de governança muito assertivo a longo prazo. Apesar de já muito discutido, é um jogo que vem se destacando e pode trazer bastantes novidades ano que vem.

Veja também: Metaverso: A tecnologia que já movimenta milhões

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts