Ainda vale a pena comprar dólar em 2020?

Nos últimos 5 anos vimos o dólar sair de um patamar de estabilidade na região dos R$ 2,00 e alçar vôos mais altos, chegando próximo dos R$ 6,00 em maio de 2020. Especialmente neste ano, a moeda norte-americana valorizou mais de 30% frente ao Real. E muita gente ainda se pergunta: vale a pena comprar dólar?

Afinal, o dólar multiplicou por 3x em um espaço de 5 anos, então a única coisa que ele pode fazer é voltar a cair, certo? Logo, começar a investir nele seria uma má ideia, correto? Esse olhar nu e cru até faz sentido, mas a compra do dólar vai muito além de uma simples especulação. 

Muita gente pensa no dólar como se ele fosse uma forma de ganhar dinheiro fácil, porque é só comprar quando está barato e vender quando está caro em operações de day trade. 

Na teoria isso é perfeito, mas a prática vai muito além disso. O ato de comprar dólar deveria ser encarado de forma diferente por brasileiros, especialmente por conta de nossa condição de país.

O que está acontecendo com a moeda Brasileira?

É preciso sempre se lembrar que somos um país periférico, e isso por si só já explica o bastante sobre o preço do dólar nesse momento. Os Estados Unidos e países europeus possuem as maiores economias e as moedas mais fortes. Além disso, são países antigos e com instituições mais estabelecidas.

O Brasil, embora seja um país antigo, possui uma democracia muito nova que passou por diferentes regimes autoritários. Ou seja, nossas instituições ainda são muito novas e isso diz muito sobre o nosso risco-país. Nos EUA e Europa, o risco é menor, então os estrangeiros procuram países com maior risco e maior potencial de desenvolvimento, como o Brasil.

Logo, nossa moeda se torna muito sensível ao fluxo de investimentos e liquidez da economia mundial. Entre 2004 e 2012, presenciamos um “boom” das nossas commodities e tínhamos situação fiscal e política relativamente estáveis. Foi um período em que nossa moeda valorizou e acumulamos muitas reservas internacionais em dólares.

Poder de compra da moeda brasileira frente ao dólar

preço do dólar
Fonte: TradingView

Os investidores estrangeiros estavam com maior apetite em países subdesenvolvidos, como o Brasil. Então eles conseguiam pegar dinheiro emprestado a juros baixíssimos e trazer para investir em títulos de dívida do governo federal a juros mais altos, recebendo essa diferença na moeda brasileira. Isso atraiu muito dólar e euro para cá no período.

carry trade
Operação de Carry Trade feita por investidores estrangeiros.

O problema é que de 2013 para cá, o Brasil entrou em uma espiral destrutiva de escândalos de corrupção, grave recessão e instabilidade política. O risco aumentou não só no Brasil, mas em todo conjunto da economia mundial. Em cenários como esse, países periféricos sofrem bastante, incluindo sua moeda.

Além disso, apareceram países mais interessantes na Ásia e na América Central, principalmente o México. Portanto, o que precisamos saber é que hoje, o Brasil não está interessante para investidor estrangeiro, ao menos por enquanto. 

E não é só eu falando isso, o próprio mercado fala por si só. Com juros de 2% a.a, há pouca atratividade. E para piorar, a crise do Coronavírus aumentou ainda mais o risco da economia mundial e fez secar a liquidez. Investidores estão mais cautelosos, segurando investimentos e mitigando risco, e o Brasil sofre ainda mais assim.

Leia também:

Enquanto o Brasil não apresentar oportunidades concretas e começar a reverter sua situação, o cenário ficará na mesma por muito tempo, e não me surpreenderia se o Real continuasse sofrendo com isso. O nosso Banco Central pode intervir algumas vezes no meio do caminho e valorizar o Real, mas a tendência é que nossa moeda continue sofrendo.

Vale a pena comprar dólar?

O dólar não deve ser visto como uma especulação. Se você pensa em comprar dólar, deve olhar sempre pela ótica de busca de proteção contra o que acontece de ruim no Brasil. Você não gosta do governo de Bolsonaro ou está pessimista com o futuro do país? Então deve começar a comprar dólar.

Até mesmo quem é o mais patriota possível deveria ter um pouco de dólar, afinal, nunca se sabe o dia de amanhã. Mas o quanto de dólar deve ser comprado? Devo investir meu dinheiro todo? Vender meu carro e comprar dólar na casa de câmbio? A resposta é não. Isso deve ser feito com muita calma e disciplina.

Quer comprar dólar? Faça aos poucos, usando de preferência uma corretora. O motivo é simples, você vai pagar algo próximo do dólar comercial, e não vai pagar mais caro na casa de câmbio. Com isso, reserve uma parte do dinheiro que sobrou no mês para comprar dólar.

Também é possível ganhar exposição ao dólar investir em ações no mercado estrangeiro e comprando Bitcoin. Ambos se beneficiam da alta do dólar, mas o risco é maior do que simplesmente comprar o dólar, porque você vai depender do preço da ação ou do Bitcoin também.

Leia também:

Melhores corretoras para começar a investir

Por que todo mundo deveria comprar um pouco de Bitcoin

Como investir em dólar

Então, a resposta é que sim, vale a pena comprar dólar como proteção, mas tome cuidado para não ficar só em dólar. Diversificação de investimentos é importante para evitar riscos e otimizar os ganhos.

Total
11
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts