Como investir em dólar

O Real se tornou a moeda com o pior desempenho entre os países emergentes frente ao dólar. Essa forte desvalorização do Real acaba chamando atenção para a urgência de investir em dólar, nem que seja uma pequena parte de nosso patrimônio. Principalmente quando considerada sua tendência de alta nos últimos 10 anos.

Cotação do dólar nos últimos 10 anos

desvalorização do real
Fonte: TradingView

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o comportamento da cotação do dólar traz grandes impactos para a economia brasileira, principalmente sobre o preço dos produtos. Afinal, o Brasil precisa importar vários produtos do exterior, principalmente eletrônicos, maquinários e insumos agrícolas, e alguns commodities como Petróleo Refinado.

real desvalorizado

Logo, uma alta no dólar reduz o poder de compra da população brasileira, especialmente dos mais desfavorecidos. Isso impacta diretamente o preço do feijão, da soja, do milho, do arroz e de muitos outros produtos alimentícios. Além disso, também torna mais caro o celular, computador, carro e muitos outros bens de consumo considerados “duráveis”.

Esse problema torna evidente a necessidade de “dolarizar” ao menos uma parte do patrimônio. Isto é: comprar ativos que estão expostos à moeda americana para se proteger da desvalorização da moeda brasileira. Mas como isso deve ser feito? Tenho que correr para uma casa de câmbio? 

Existem várias maneiras eficientes de investir em dólar. Mas infelizmente, a moeda norte-americana só é vista como um meio para especular no curto prazo, enquanto deveria ser utilizada para proteção, investir em boas empresas estrangeiras e ajudar na construção de patrimônio no longo prazo.

Não se investe em dólar só comprando dólar

Existem basicamente duas formas de comprar dólar: na bolsa de valores e em corretoras físicas. O dólar comercial, que é aquele que vemos no Google, ou que é anunciado no Jornal Nacional, é utilizado na bolsa e em operações financeiras de câmbio, sendo considerado a cotação oficial.

Na corretora física, o dólar utilizado é o Turismo, que naturalmente é mais caro que o comercial, pois envolve custos de transporte, armazenamento, segurança e também da própria agência de câmbio. O dólar turismo é mais utilizado por quem quer viajar e esteja precisando do dinheiro em espécie.

Dólar turismo vs Dólar comercial

dólar turismo vs dólar comercial
Fonte: Melhorcambio

Explicar essa diferença é necessária, pois muitas pessoas acreditam que a única forma de se investir em dólar é comprando em casas de câmbio e guardando no colchão. Além disso, acabam pagando muito caro nessa diferença. Comprar dólar físico é uma das maneiras mais ineficientes de começar a dolarizar seu patrimônio ou investir no exterior.

Além disso, é possível pagar mais barato no dólar ao comprá-lo na bolsa de valores em corretoras como XP e Clear. No entanto, operar dólar na bolsa pode ser complexo e também pouco acessível para quem não entende de mercado financeiro. 

O fato é que existem melhores maneiras de expor seu patrimônio ao dólar, o que significa não comprar apenas a moeda e deixá-la para valorizar. É possível comprar ativos que estejam cotados em dólar, pois eles também se valorizarão com a valorização da moeda.

Como investir em dólar e em ativos no exterior

Uma das melhores maneiras de investir em dólar é através da compra de ativos que têm sua cotação referencial em dólar. Por exemplo: o Ouro sobe sempre que o dólar se valoriza, porque sua cotação referência é baseada na moeda norte-americana. Ou seja, além de ficar exposto à valorização do ativo, você também fica exposto ao dólar.

A mesma lógica se aplica também para ações, ouro, títulos públicos e Bitcoin. Mas a questão é: como comprar esses ativos? E é aí que começa o problema. Por isso, muitas pessoas simplesmente preferem comprar o dólar e mantê-lo no colchão. A boa notícia é que nos últimos anos se tornou muito mais fácil investir no exterior.

Se você quer comprar ações no exterior, é possível começar a se expor em dólar nas corretoras Avenue e Passfolio, que aceitam transferências em Reais e possibilitam a conversão para dólar na plataforma. A partir daí, é só a pessoa escolher o ativo que quiser, sendo ele uma ação, ou um índice.

Minha carteira, por exemplo, é composta por ações da Amazon, Apple e Google, além de ter um índice que replica a variação do Ouro. O único problema está nas taxas de corretagem, que costumam ficar em torno de US$ 1 por operação.

como investir em dólar
Aplicativo da Avenue

Uma maneira simples de comprar ativo dolarizado também é através da compra de Bitcoin. A cotação referência do ativo digital é sempre em dólar. Quem comprou Bitcoin em 2020 conseguiu se aproveitar da alta do dólar, que subiu mais de 47%. No Brasil, é extremamente fácil comprar Bitcoin. Sites especializados como a Nox Bitcoin possibilitam a compra e a venda com agilidade.

Leia também: Como investir em Bitcoin

Também é possível investir em Ouro comprando-o diretamente em distribuidoras físicas como Parmetal e OuroMinas. Além disso, também é possível se expor a Ouro na própria Avenue ou na XP Investimentos, seja através de índices ou de fundos que tenham exposição nele.

Leia também: Como investir em Ouro

Monte sua posição com calma e aos poucos

Antes de tudo, tenha calma. Não se investe em nada com afobação. Por exemplo, se você decidiu investir no exterior, vá montando sua posição aos poucos, comprando um pouco toda semana ou todo mês. Dividir a montagem em diferentes ordens ajuda a reduzir o risco do investimento através da estratégia de preço médio.

Abrindo várias janelas de montagem, é possível aproveitar quedas no preço do dólar ou suavizar os movimentos de alta do câmbio. Ou seja, você cria um melhor preço ao colocar ordens de compra em diferentes momentos.

Além disso, se você pensa em investir no exterior, tenha uma visão de longo prazo focada em construção e proteção de patrimônio. Afinal, o principal objetivo é manter um forte poder de compra frente à média mundial, investir em boas empresas internacionais e também se proteger de uma desvalorização da moeda brasileira.

Total
27
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts