Dash, uma blockchain de código aberto

Lançada em 2014, a Dash foi criada para garantir o anonimato e o seu principal objetivo é facilitar o uso das criptomoedas e oferecer liberdade aos consumidores que desejam aproveitar a conveniência das compras modernas.

Nesse sentido, a Dash permite que os usuários movam dinheiro de forma rápida e acessível em qualquer lugar, a qualquer hora e para qualquer pessoa.

Para tornar isso possível, o projeto firmou parceria com mais de cinco mil prestadores de serviços e varejistas, garantindo que os usuários possam obter o que procuram.

Embora a Dash forneça uma maneira mais fácil e rápida de pagar, ele também oferece vários benefícios para as empresas, como acordos instantâneos, sem estornos e sem comissão.

O que é Dash?

Dash é uma blockchain de código aberto e focada em oferecer uma rede de pagamentos rápida, barata e global, que é descentralizada por natureza. Com isso, a Dash busca melhorar o Bitcoin, fornecendo privacidade mais rígida e transações mais rápidas.

O projeto foi lançado como um fork de Litecoin (LTC). A Dash cresceu muito desde seu lançamento, incluindo recursos como a rede de dois níveis com nós incentivados, incluindo “masternodes” e um projeto de governança descentralizada.

O objetivo da Dash

O principal objetivo da Dash é tornar a criptomoeda mais fácil de ser usada pelos usuários, focada em escalonar os pagamentos do mundo. Para conseguir isso, o projeto depende da rede de masternodes, que são servidores apoiados por garantias mantidas na Dash e que são projetadas para fornecer serviços avançados de forma segura.

A Dash é comercializada por usuários individuais e instituições, incluindo comerciantes, serviços financeiros e traders.

O sistema de governança da Dash, ou tesouraria, distribui 10% das recompensas do bloco para o desenvolvimento do projeto de forma competitiva e descentralizada. Isso permitiu a criação de muitas organizações financiadas.

Veja também: Conheça a Cosmos, a internet de blockchains

Programação de recompensas

Para garantir a sustentabilidade à longo prazo, a rede mantém uma parte das recompensas do bloco à medida que novos blocos são criados, com os operadores do masternode encarregados de atuar como administradores  e investir na expansão da rede.

Masternodes e mineradores recebem 45% da recompensa de mineração cada, no momento em que são criados. Os 10% restantes são desembolsados mensalmente pelos operadores do masternode assim que os resultados de seus votos são computados, criando a primeira plataforma de criptomoeda descentralizada autossustentável.

Com isso, os operadores de masternode estabelecem um contrato social com a rede da qual se beneficiam e são obrigados a atuar como “zeladores”. Isso tem um efeito cascata que beneficia todas as partes envolvidas, especialmente os usuários finais.

Espera-se que o valor gerado pelo trabalho realizado na implementação de propostas seja maior do que alocar 100% das recompensas à mineiração, porque a rede tem necessidades além de apenas proteger criptograficamente o blockchain.

Dessa forma, o resultado esperado é um maior benefício líquido não apenas para os vencedores das propostas, mas também para operadores de masternode, mineradores e usuários normais.

Veja também: Tezos, um protocolo de contratos que reduz a probabilidade de fork

Como a rede Dash é assegurada?

A Dash utiliza uma rede de dois níveis para proteger suas transações. A primeira camada consiste nas operações de mineração com o protocolo de consenso proof of work, o que significa que eles competem para resolver problemas criptografados complexos.

O algoritmo PoW utilizado pela Dash é chamado de “X11”, um algoritmo de hasing personalizado, desenvolvido pelo fundador da Dash, Duffield, que utilizou uma sequência de 11 algoritmos hashing. Este hash é um dos mais seguros e sofisticados em uso pelas criptomoedas modernas.

A segunda camada consiste de masternodes operando em um algoritmo de consenso proof-of-service, em que os masternodes são classificados com base no seu histórico de bom serviço prestado na rede.

Nesse sentido, os masternodes supervisionam a rede e possuem o poder de rejeitar novos blocos adicionados pelos nós, caso eles sejam aprovados incorretamente. Eles também habilitam o recurso ChainLocks da Dash, que aumenta a segurança por ter, a cada 12 horas, um grupo rotativo de masternodes que observam e confirmam todos os novos blocos ao blockchain.

Benefícios da Dash

Nesta seção iremos demonstrar quais são as principais vantagens da Dash, além da descentralização e os outros benefícios oferecidos por uma criptomoeda baseada em blockchain.

  •         Taxa baixa: A taxa média de transação da Dash ainda é inferior a um centavo, o que significa que os consumidores não precisam pagar muito pelo uso da conveniência e eficiência da moeda digital.
  •         Aceitação total como moeda: Mais de 5.000 comerciantes aceitam Dash como uma moeda digital viável que permite que os usuários comprem produtos e serviços em qualquer lugar do mundo usando tokens Dash.
  •         Uso diário: A Dash foi criada para o consumidor médio que pode usá-la no dia a dia.
  •         Ótimo para empresas: Além dos consumidores, a Dash também oferece vários benefícios às empresas, incluindo a novos mercados e clientes, acordos instantâneos e estornos zero.

Considerações finais

O ecossistema Dash tem uma visão singular claramente definida, que rendeu muito sucesso a blockchain e a sua criptomoeda. Como já foi mencionado anteriormente, eles já fizeram parceria com mais de cinco mil comerciantes e prestadores de serviços em todo o mundo e fornecem serviços de pagamento rápidos e acessíveis a milhares de usuários.

Segundo a plataforma TradingView, seu token DASH está cotado em aproximadamente R$795 reais. Além disso, possui 8 bilhões de reais em capitalização de mercado.

Portanto, caso queira investir nesse ecossistema é preciso ficar de olho nos novos desenvolvimentos. É um investimento que envolve um certo risco, porém sua recompensa está à altura.

Veja também: O que são cartões de débito criptografados?

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts