Usuário de iPhone perde US$600.000 em Bitcoin

Sabemos que quando o assunto é segurança de Bitcoin, há diversas formas para que o investidor possa se proteger de eventuais furtos. Afinal, algumas quantias armazenadas em carteiras no mundo afora, garantiriam uma boa aposentadoria para o resto da vida. 

Por essa razão, atualmente existem diversas carteiras de Bitcoin, também conhecidas como bitcoin wallets, locais seguros para armazenar Bitcoins e mantê-lo seguros pelo tempo que desejar.

Mesmo com toda segurança, em alguns modelos hackers podem comprometer, por essa razão é preciso colocar todos os prós e contras e realizar uma escolha clara, tendo em vista que um pequeno erro na escolha ou descuido no uso, pode acabar custando caro. 

Foi isso que aconteceu com Phillipe Christodoulou, que perdeu seus Bitcoins após baixar um aplicativo falso na App Store.

Segundo Phillipe, o aplicativo de smartphone na App Store da Apple, imitando o nome e o estilo visual das carteiras de hardware Trezor, foi usado para roubar 17,1 Bitcoins (BTC), com valor de aproximadamente US$ 600.000.

O usuário já tinha Bitcoins guardados em sua carteira Trezor durante um bom tempo, no entanto, quis utilizar o aplicativo do dispositivo em seu iPhone para conseguir verificar o seu saldo e talvez utilizar suas moedas. 

Todavia, para a sua surpresa algo deu errado, já que segundos depois de ele fazer login no app da Trezor no iPhone, todos os seus Bitcoins foram drenados de sua carteira.

Veja também: Primeiro ETF de Bitcoin da bolsa brasileira

Phillipe foi vítima de um aplicativo falso, feito para ser exatamente igual ao original, mas para funcionar como um ataque de phishing contra os investidores. 

“Eu estou tomando medicamento e fazendo consultas com um psiquiatra. Isso me quebrou, eu ainda não me recuperei do que aconteceu.”, relatou o investidor. 

De acordo com o que foi descrito por ele, tudo na AppStore dava a entender que o aplicativo era legítimo, a logo era a mesma e o app falso tinha até 5 estrelas de avaliações. 

Além disso, o aplicativo falso da Trezor aproveitou os “buracos” nas regras para conseguir se infiltrar na loja. O app utiliza o nome Trezor, a mesma logo e as mesmas cores, no entanto, foi apresentado à Apple como um app de criptografia e gerenciamento de senhas.

Phillipe culpa Apple por perda de Bitcoin

Apesar de estar nervoso com os golpistas, o investidor está ainda mais irritado com a Apple.

Durante uma entrevista o investidor disse que “A Apple não merece se safar disso (…), Eles traíram a confiança que eu tinha neles.” O homem era um grande fã da marca, no entanto, ao que tudo indica, essa confiança foi quebrada para sempre.

A Apple afirma que a App Store é um mercado curado e seguro para encontrar aplicativos que são reconhecidos como confiáveis. Em teoria, a Apple revisa todos os aplicativos que são oferecidos em sua loja, em teoria.

Cuidado com os aplicativos na App Store e Play Store 

Apesar de o investidor ficar claramente irritado com a falta de segurança da Apple, isso não é necessariamente uma novidade para a empresa. Diversos golpistas já provaram que conseguem driblar as regras e sistemas da Apple e da Play Store para se infiltrar em aplicativos falsos e maliciosos nas lojas virtuais.

Procurado pela Apple, o desenvolvedor do aplicativo falso disse que não tinha nenhum envolvimento com criptomoedas. Mesmo assim, o aplicativo continuou na App Store.

Antes de baixar qualquer aplicativo para lidar com seus Bitcoins ou qualquer outra criptomoeda, tenha a garantia de que você está baixando o aplicativo certo.

Veja também: PayPal agora aceita pagamento de compras em Bitcoin nos EUA

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts