Carteira de Bitcoin: Qual é a melhor opção?

A carteira de Bitcoin é um programa que permite que você envie e receba saldos em Bitcoin. Através dessa carteira, é possível fazer a custódia com maior segurança e confiabilidade das suas criptomoedas. Existem diferentes tipos de carteira: celular, computador e física. 

A principal vantagem de uma carteira é poder ter controle total sobre o seu saldo em Bitcoin. Ela também permite personalizar suas taxas e endereços. Além disso, você não precisa confiar em nenhuma empresa para assegurar a segurança das suas moedas.

Antes de instalar, o primeiro passo é escolher a melhor carteira para o seu perfil. Se você gosta de utilizar mais computador, talvez prefira carteiras desktop. Se você prefere mobilidade, as carteiras de celular são uma boa escolha. Cada carteira foi criada para uma finalidade e para atender públicos diferentes.

Carteira de Bitcoin para computador

As carteiras para computador estão entre as mais utilizadas. No entanto, ela pode oferecer riscos se você não souber manter seu ambiente seguro. Seu computador precisa estar livre de vírus. Caso ele não seja seguro, sua carteira pode ficar vulnerável.

Sempre procure colocar uma senha na sua carteira, além de guardar as 12 palavras chaves em um ambiente seguro (jamais e-mail, google docs, google keep ou arquivos digitais).

Exodus (Windows, Linux e Mac)

É uma carteira onde Bitcoin e outras criptomoedas podem ser armazenadas. Além disso, você pode comprar outras criptomoedas direto por ela, sem precisar passar por uma exchange. Ela também oferece toda uma visão de portfólio, com uma interface muito amigável para usuários que ainda tiveram pouco contato com Bitcoin e criptomoedas.

Electrum (Windows e Linux)

Essa carteira é mais antiga, no entanto, ainda é uma das mais utilizadas. Ela possui suporte a muitas funções que otimizam as transações de Bitcoin. Além disso, a Electrum possui um sistema de 2FA, que cria uma segunda camada de proteção que gera uma senha aleatória no seu celular a cada 20 segundos.

Carteira de Bitcoin para celular

Em quesito de facilidade de uso, as carteiras mobile saem na frente, porque é fácil de instalar e utilizar, até mesmo para usuários novatos. Além disso, há mais opções de carteiras disponíveis. 

A Bread Wallet é a carteira mobile mais agradável de se utilizar. Possui interface amigável e suporta outras criptomoedas além do Bitcoin. 

Bitcoin Wallet (Android)

A Bitcoin Wallet foi uma das primeiras carteiras mobile. Possui uma interface rústica e pouco amigável para quem está começando agora. A sua vantagem é a personalização das taxas, além da segurança. Só está disponível para Android.

Mycelium (Android e iOS)

A Mycelium é a carteira favorita de muitos. Possui uma boa interface, personalização nas taxas e recursos que permitem a otimização de transações. Amigável e fácil de utilizar. Ela suporta endereços Segwit, que são os novos endereços de Bitcoin que economizam no pagamento de taxas.

Edge Wallet (Android e iOS)

A Edge é uma carteira nova, mas possui ótimos recursos e uma interface muito bonita. É também uma excelente opção. Tem suporte para outras criptomoedas como Ethereum. 

Carteiras físicas de Bitcoin

As carteiras físicas são o meio mais seguro de fazer a custódia do Bitcoin. Isso acontece porque elas não possuem conexão com internet, o que é chamado de armazenamento frio. Elas são muito utilizadas por quem possui grandes quantias de Bitcoin, como corretoras, por exemplo.

Paperwallet 

Pode ser gerada no site Bitaddress. Esse site é de código aberto e já foi auditado muitas vezes. Essa opção é indicada para usuários avançados. É possível gerar uma carteira offline e imprimir, mantendo seus fundos desconectados da internet. Veja o tutorial de como gerar uma paperwallet:

Hardware Wallets (Ledger e Trezor)

É possível comprar carteiras hardware que possuem sistema próprio. Elas são mais seguras que uma paper wallet. As duas melhores marcas são Ledger e Trezor. As carteiras físicas funcionam como um pendrive.

As carteiras mais famosas de ambas marcas são Ledger Nano S e Trezor One. As transações só são confirmadas apertando o botão, isso torna altamente improvável que sua carteira seja hackeada remotamente. No entanto, o investimento pode ser um pouco alto, então é preciso ter uma boa quantidade de bitcoins para valer a pena. 

Posso deixar meus Bitcoins nas corretoras?

A não ser que você compre e venda com frequência, o recomendado é sempre manter seus Bitcoins em uma carteira com backup das suas palavras-chave e todas as senhas. Por outro lado, se você quer apenas fazer trade, escolha uma exchange que tenha uma boa política de segurança com seus Bitcoins.

Carteira de Bitcoin online é boa?

As carteiras da web estão suscetíveis a ataques de phishing (uso de sites falsos) para roubar seus Bitcoins. Recomendamos sempre carteiras físicas ou carteiras de software que podem ser instaladas no computador. Manter Bitcoin online é tão seguro quanto uma porta sem chave.

Escolhi minha carteira, como instalar?

Basicamente você vai precisar baixar o software da carteira que você escolheu nesse texto. Todos os links de download das carteiras estão disponíveis acima. Depois disso, você vai procurar a opção de backup na sua carteira. Todas elas possuem essa opção. O programa vai pedir para você anotar de 12 a 24 palavras-chave em um papel. Essa é a parte mais importante da instalação.

Caso seu computador ou celular pare de funcionar, você usará essas palavras-chave como uma senha para poder recuperar seus Bitcoins.

Conclusão

É muito fácil instalar uma carteira de Bitcoin. Existem muitas opções, cabe a você escolher a que mais gostou. O fato é que a tecnologia das carteiras melhorou muito nos últimos anos e as carteiras ficaram muito mais amigáveis para quem está chegando agora.

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts