Entenda o Tape Reading: o que é e como usar

Existem algumas formas de avaliar compra e venda de ações, pouco conhecidas para o público em geral. Recentemente falamos aqui de Trade Quant ou análise quantitativa como método de operar uma estratégia para ativos no mercado.

Além das tradicionais e já bastante conhecidas, análise técnica e análise fundamentalista. Nesse sentido, falaremos hoje sobre uma poderosa técnica que surgiu desde a época em que os pregões eram realizados via viva-voz, o Tape Reading.

Com isso, ainda que a evolução tecnológica tenha mudado completamente a forma de se operar na bolsa. A análise de fluxo se mantém como uma importante aliada do usuário. No sentido de entender pontos interessantes de entrada e saída nas negociações de ativos. 

Afinal o que é Tape Reading 

O Tape Reading surge como uma das primeiras técnicas de avaliação de ativos da bolsa. Surgindo a partir da ideia de uma máquina conhecida como Ticker Tape Machine. Que em literal significado significa algo como “Análise de fluxos”.

Dessa forma, essa fita agrupava informações sobre o Ticker da ação. Como variações de preço, horários que foram realizados os negócios e se ela estava negociada por valores acima ou abaixo do último preço. 

Essa máquina ficava em posse de traders e corretores que tinham por objetivo avaliar onde o fluxo de negociações era maior ou menor. Contudo, com a transformação de pregão que passou a ser feita de forma eletrônica, o uso dessas máquinas perdeu o sentido. No entanto, a Técnica de Tape Reading continua sendo muito utilizada e ainda se mostra bastante eficiente. 

Com ela, podemos observar indícios de forte entusiasmo e desânimo, além de observar as pegadas deixadas por grandes players no mercado. Que podem significar importantes movimentações. 

Como funciona o Tape Reading 

Nesse sentido o Tape Reading parte dessa adaptação da fita para o meio eletrônico. Hoje conseguimos acompanhar tudo em tempo real, então o objetivo é analisar as tendências nas formações de preços, além dos impactos causados por grandes volumes negociados. 

Assim, há dois tipos de operações possíveis, dentro de um objetivo que consiste em avaliar o fluxo de liquidez e avaliar o fluxo de ordens. Essas duas análises em conjunto nos levam finalmente ao que é o Tape Reading. Ou seja, a análise do fluxo de ordens, basicamente traders ou investidores que buscam um momento interessante de entrada, utilizam esses dois conceitos. 

Book de ofertas

Tape

Através do livro de negociações, é possível observar com alguma precisão a intenção de todos os players de mercado. Nele conseguimos tirar informações valiosas, como o tamanho das ordens, como as corretoras estão se posicionando e quais os níveis de preço estão sendo praticados.

Além disso, o book de ofertas é utilizado pelos traders para identificar regiões de alta liquidez que venham a se tornar pontos técnicos interessantes de suporte e resistência. 

Histórico de Negócios

Tape

Isso seria propriamente a fita, através do histórico de negociação, vemos todos os negócios que estão sendo realizados. Atualmente, temos diversas ferramentas disponíveis que vão desde filtros para identificar tamanhos de ordens, negócios agrupados, ordens diretas e indiretas.

Da mesma forma que ocorre no book de ofertas, institucionais e outros grandes players de mercado podem se aproveitar do avanço tecnológico para driblar uma leitura geral. Esses players utilizam algoritmos visando disfarçar a quantidade de lotes que querem realmente executar, fazendo com que estes sejam fracionados em diversas ordens. 

Além disso, a velocidade em que os negócios ocorrem, muitas vezes impede o usuário de fazer uma leitura mais adequada. Nesse sentido, algumas plataformas que manipulam essas ordens têm como vantagem fornecer informações mais compiladas para o usuário. 

Vantagens de se utilizar o Tape Reading

Ter uma boa estratégia é sem dúvidas fundamental quando o assunto é investimentos. Portanto, é bastante comum que tenhamos dúvidas sobre quais utilizar, afinal o nosso tempo é escasso e o mercado é dinâmico e rápido.

Com isso, a análise de fluxos é sem dúvidas uma ótima ferramenta para melhorar a sua percepção de mercado. Fazendo o uso adequado, ela tem potencial de deixar claro para onde estão indo os preços dos ativos. 

Juntando essa relação entre a leitura das interações e negócios realizados. É possível encontrar um preço de equilíbrio que forneça bons pontos de entrada. Contudo, caso você não saiba interpretar essas informações, pouco adiantará. 

Dessa forma, essa técnica traz um volume alto de informações, que necessitam ser adequadamente interpretadas. Um dos pontos relevantes que diferenciam essa técnica das demais é a experiência prática, dado que a teoria é relativamente simples. 

Por último, importante ressaltar que a técnica está bastante atrelada a fatores operacionais. Logo se faz importante possuir um bom equipamento, um home broker estável e uma internet de boa qualidade. 

Diferenças entre Tape Reading e análise técnica

Caso você esteja iniciando na bolsa, é muito comum o questionamento sobre quais métodos utilizar. Sendo assim, é importante entender as diferenças e especificidades entre elas para definição de sua estratégia. 

Com isso, o objetivo da análise técnica é verificar o comportamento das cotações dos ativos. Com ela, o trader pode identificar o melhor momento para compra e venda de um ativo. Dessa forma, sua base totalmente gráfica mostra pontos de resistência, suporte e tendência. 

A partir deles, o próprio usuário avalia como deve agir. Dado que é um método subjetivo, a análise técnica depende muito da experiência do usuário e sua visão de mercado. Já a análise de fluxos ou Tape Reading é basicamente avaliar os números, é a realidade que está ocorrendo no mercado. 

Nesse sentido, as duas análises podem ser entendidas como complementares. Enquanto que a análise técnica faz a leitura do passado, a análise de fluxo mostra a origem do comportamento exposto nesses gráficos. 

A falácia da fórmula mágica para os mercados

Essa técnica tem sido difundida nas redes como algo capaz de prever o que vai ocorrer nos mercados. É importante que o leitor entenda que nenhuma técnica é capaz de dar previsibilidade sobre o mercado. 

O Tape Reading não deve ser visto como uma ferramenta mágica que te dará vantagens sobre os demais operadores do mercado. A técnica aqui apresentada, possui como objetivo agregar conhecimento técnico ao usuário. No sentido de complementar o que ele já possui, melhorando assim, sua capacidade na tomada de decisão. 

Veja também: Como funciona a análise fundamentalista de Bitcoin?

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts