Análise Quant ou quantitativa: o que é e como usar 

Já conhecemos algumas formas de avaliar ativos e investir nosso dinheiro em ações e criptomoedas. São elas, as já bastante conhecidas análise técnica (gráfica) e a análise fundamentalista.

Além da análise de fluxo, também conhecido como tape reading. Uma técnica em que os investidores visam acompanhar a leitura dos negócios diários para auxiliar a tomada de decisões. 

No entanto, no artigo de hoje, falaremos sobre uma análise não muito conhecida, muitas das vezes confundida até com conceitos físicos que nada tem a ver com investimentos, estamos falando da análise Quant ou quantitativa.

Ou seja, nada de quântica, estamos aqui falando sobre investimentos, brincadeiras à parte. Hoje entenderemos o que é, como se utiliza e os primeiros passos para quem deseja se aprofundar no tema, fique ligado e mãos a obra. 

O que é Análise Quant?

Análise Quant, também conhecido por Quantitative trading, se refere a uma forma de operar nos mercados em geral. Com a aplicação de modelos matemáticos que visam prever os comportamentos desses ativos através da identificação de padrões. 

Nesse sentido, as estratégias são executadas com base em modelos pré estabelecidos, ignorando qualquer informação que venha de fora. Assim sendo, os modelos podem utilizar diversos tipos de informação. Por exemplo, dados de preço e volume, indicadores técnicos e fundamentalistas, além de dados alternativos, como de redes sociais. 

Como implementar esse tipo de estratégia

Para criar e implementar estratégias Quant, são utilizadas plataformas de acesso a dados de mercado. Por exemplo Bloomberg, Pro Trader, Tradingview, Yahoo Finance entre outros. 

Além disso, é de extrema importância que o usuário saiba ao menos o intermediário de alguma linguagem de programação como VBA ou Python para criação dos modelos. 

Em seguida, para colocarmos o Quantitative trading pra funcionar, precisamos seguir algumas etapas. Primeiramente criar um modelo matemático, desenvolver o código, testar o programa com dados históricos. Por fim, implementar o sistema no mercado em tempo real, utilizando seus recursos financeiros. 

Por que utilizar a Análise Quant

Análise Quant

Como diz Kasparov, grande mestre e campeão mundial de xadrez. Um homem nunca será melhor que uma máquina e uma máquina nunca será melhor que um homem com uma máquina. 

Nesse sentido, a principal vantagem comparativa ao fazer uso dessa estratégia é minimizar os vieses comportamentais. Pois assim estamos utilizando um método sistemático para tomada de decisões. 

Ou seja, o objetivo fundamental do Quant trade é retirar o fator emocional humano do jogo. Fazendo com que o investidor tome uma decisão puramente baseada em princípios e regras estabelecidos na programação. 

Além disso, estratégias Quant podem ser utilizadas em diversos timeframes. Ou seja, janelas de negociação, podendo ser interessante desde o uso de Robôs HFT (negociam em milissegundos), até swing trader com negociações envolvendo períodos de um mês ou mais. 

Limitações da estratégia

Embora tenhamos alguns benefícios interessantes, há um universo de incertezas presente no mercado. Logo quando as condições de mercado mudam rapidamente, é necessário reavaliar as condições colocadas na sua estratégia. 

Por isso, esse tipo de análise possui uso limitado, uma vez que perde sua eficácia dada condições de mercado que alteram rapidamente o fluxo de oferta e demanda. Por exemplo, podemos citar aqui a demissão de Pedro parente da Petrobrás em 2008.

Essa demissão ocorreu em horário de pregão e provocou uma perda de 46bi de valor de mercado na Petrobrás. Com isso, alguns modelos Quant ao avaliar os preços, poderiam sugerir compra. No entanto para quem estava entendendo o que ocorria, poderia perceber que os preços cairiam ainda mais, portanto deveriam manter-se longe dos papéis naquele dia. 

Dessa forma, como em qualquer estratégia voltada para investimentos, não há 100% de eficácia nos modelos. Sendo assim, o usuário ou investidor deve realizar ajustes no modelo sempre que houver fatores externos provocando turbulências nos mercados. 

Psicologia do investidor Quant

“Realizar perdas e surfas os ganhos” é uma regra bastante dita por traders de sucesso, no que tange a análise Quant esse é o principal objetivo. Pois, nós como seres humanos, possuímos grande dificuldade em realizar perdas, ao mesmo tempo que somos impacientes quando estamos lucrando em uma operação. 

Kahneman também estudou o tema e concluiu que para nós  a “dor da perda” é maior do que a “satisfação do ganho”. Logo esses trading systems construídos a partir de regras verificadas por modelos não possuem problemas associados aos vieses.

Não que os computadores sejam em si, melhores do que nós humanos, no entanto tomam decisões sem sofrerem qualquer tipo de pressão externa. Característica bastante rara nos seres humanos em geral.

Embora esse método esteja relacionado ao uso de robôs e programação, o objetivo da análise Quant, não é eliminar o fator humano das tomadas de decisão. Somente sistematizar esse processo, eliminando assim, o fator emocional. 

Por que os modelos Quant funcionam 

Como sabemos, o mercado é o ponto de encontro entre quem quer vender e quem quer comprar um ativo. Dessa forma, existem investidores com diferentes objetivos e análises, muitas vezes tomando decisões que para outros não faria qualquer sentido. 

Com isso, esse comportamento “irracional” muitas vezes por conta de notícias macro e microeconômicas, provoca o famoso efeito manada, que faz com que investidores em geral atuem quando determinados níveis técnicos são atingidos. 

Além da possibilidade de comportamentos anômalos que geram oportunidades, existe também o “Insider trading” que levanta um grande volume sem de início afetar muito os preços, esses e outros comportamentos são traduzidos pelos modelos, pois geram condições excelentes de “arbitragem”. 

Jim Simons e a análise quantitativa

Primeiro nome que vem à nossa cabeça quando pensamos em investimento é sem dúvida o do bom velhinho Warren Buffett. No entanto, você precisa conhecer o verdadeiro “mago” das finanças, Jim simons.

Jim Simons dono de uma fortuna de US$ 23 bilhões, segundo a Forbes, é um dos principais nomes do Trade Quant. Este senhor, conquistou através do seu hedge fund uma rentabilidade de 66% ao ano durante vinte anos seguidos usando conceitos de Análise quantitativa. 

Para quem segue interessado em se aprofundar no assunto, é de extrema relevância a leitura de seu livro “The Man Who Solved the Market: How Jim Simons Launched the Quant Revolution”. 

Veja também: Como funciona a análise fundamentalista de Bitcoin?

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts