Sorare, o fantasy game de futebol que utiliza NFT

Fantasy game de futebol são um tremendo sucesso ao redor do mundo. Aqui no Brasil, o Cartola FC, lançado em 2004, reúne milhões de jogadores todos os anos. Hoje, é um dos principais produtos digitais do Grupo Globo. Inicialmente, o game era totalmente gratuito, mas, de um tempo para cá, surgiram formas de rentabilização do game, onde diversos recursos usuais se tornaram pagos.

Nesse sentido, jogos nos moldes do Cartola FC possibilitam ganhar prêmios, a depender de sua escalação e desempenho nas rodadas. Contudo, imagine um fantasy game que realmente fosse possível ter rentabilidade? Esse é o caso do Sorare, o mais novo fantasy game, que utiliza a tecnologia NFT.

Dessa forma, nesse artigo iremos falar sobre como funciona o fantasy game mais famoso do mundo blockchain. Sendo assim, acompanhe conosco esse artigo e fique por dentro de mais um jogo do mundo blockchain que tem feito bastante sucesso entre gamers!

Veja também: Conheça o The Sandbox, game baseado em Ethereum

O que é o Sorare?

Sorare

O Sorare é um fantasy game de futebol baseado em blockchain. O game é centralizado em um sistema de jogo de cartas licenciado. Nele você pode usar cartas colecionáveis de jogadores de futebol reais tanto para construir times quanto para competir em torneios. Você também pode optar por simples colecionar e negociar suas cartas de jogadores no mercado de transferências.

Sendo assim, trata-se de um game play-to-earn. Se você constrói times fortes no Sorare ou simplesmente coleciona as mais valiosas cartas para negociar, é possível converter as vastas horas utilizadas em um bom retorno financeiro. A plataforma Sorare foi lançada em março de 2019 com somente um punhado de treinadores. Desde então, existem mais de 2000 treinadores.

Nesse sentido, o Sorare começou apenas com o West Ham e times da Liga de Profissionais da Bélgica. Isso deu acesso a mais de 100 times licenciados na plataforma. Hoje, são mais de 180 times de futebol licenciados, incluindo Real Madrid, Liverpool e Juventus. Recentemente, a empresa captou US$680 milhões em uma rodada de investimentos. Com isso, a companhia passou a valer US$ 4,3 bilhões.

Veja também: Inter de Milão fecha patrocínio com Socios (Chiliz)

Tudo baseado em cartas

Tudo no Sorare é baseado em cartas digitais de jogadores de futebol. Estas cartas são NFTs ERC-721, disponibilizadas na blockchain Ethereum. Isso significa que cada carta é única e pode ser verificada na blockchain, diferente de outros jogos digitais e esportivos de cartas.

Mas o que tudo isso significa? Isso significa que você possui verdadeira confiança nas suas cartas. É possível realizar o que você quiser com elas, seja utilizar ela em outros jogos ou realizar venda em mercados externos. Também é possível colocá-las em exibição na sua “digital house” em mundos virtuais em blockchain.

Dessa forma, as cartas do Sorare são divididas em 4 tipos diferentes de raridade:

  1. Common cards: são os níveis mais baixos, usados na “Rookie League” para novos usuários competirem uns contra os outros, buscando a chance de conseguir uma “Rare Card”;
  2. Rare Cards: são as primeiras cartas com algum valor, limitadas a 100 unidades por jogador de futebol e por temporada, podem ser usadas em todas as divisões;
  3. Super Rare Cards: são algumas das cartas mais valiosas do jogo, limitadas a 10 por jogador de futebol por temporada, podem ser utilizadas da divisão 1 até a divisão 3;
  4. Unique Cards: são as cartas mais valiosas do jogo, limitadas a 1 por jogador por temporada, são mais utilizadas na divisão 1.

Sendo assim, cada raridade começa com um multiplicador diferente. A medida que você joga com essas cartas, elas ganham experiência. Se você usar uma carta de jogador em torneios, ela vai ganhar levels e se tornar mais forte.

Construindo times e ganhando prêmios

Além de colecionar, você pode usar as cartas para entrar em torneios que acontecem a cada duas semanas. Lá, você pode ganhar mais cartas de jogadores e Ethereum. Estes torneios são quebrados em divisões, baseados em regiões e faixas etárias. As categorias de torneios seguem o modelo a seguir:

  • Globall All Star;
  • Global Under 23;
  • Asia;
  • Europe Challenger;
  • Europe Champion;
  • America.

Nesse sentido, cada um destes torneios contém 4 divisões com diferentes limites de poder. Sendo assim, cartas extremamente poderosas, como as “Unique”, não irão competir contra as do tipo “Common” e “Rare”. Abaixo, seguem exemplos em imagem da seção do torneio Global:

Dessa forma, você pode criar um time com 5 jogadores, incluindo Goleiro, Defensor, Meio-campo, Atacante e um reserva adicional. Como jogos de futebol estão acontecendo em tempo real no mundo, seus jogadores pontuam de acordo com seu jogo atual. A pontuação é multiplicada pelo poder que sua carta do jogador possui.

Com isso, a pontuação de cada um dos cinco jogadores é adicional na pontuação total. Essa pontuação irá te posicionar em um placar de líderes. Dependendo da sua posição no ranking, será possível ganhar mais cartas de jogadores ou Ethereum. Abaixo, seguem exemplos de premiações:

Negociação de Cartas

A compra e venda de cartas são feitas no chamado “The Transfer Market”. Em tradução literal, é O Mercado de Transferências. Lá, existe uma seção de “New Cards”, onde todas as novas cartas são listadas e leiloadas pela Sorare. Além disso, existe a seção de “Manager Sales”, onde treinadores podem vender suas próprias cartas.

Com isso, existem duas maneiras de obter rentabilidade jogando Sorare. A primeira é através do ganho de premiações em torneios. Já a segunda opção, é realizar especulação de cartas de jogadores a serem revendidos no The Transfer Market do jogo.

Conclusão

Diferente de outros jogos baseados em blockchain, o Sorare não possui uma criptomoeda própria vinculada ao jogo. Pelo contrário, ele utiliza o token ERC-721, um NFT padrão da Ethereum. Dessa forma, ao jogar o game, é possível ganhar dinheiro através da participação em torneios, ganhando o próprio token Ethereum, ou cartas raras.

Além disso, o mercado de especulação das cartas lembra um pouco o Ultimate Team do Fifa. Cartas especiais geralmente valem bons valores no Ultimate Team. Contudo, a grande diferença é que no Fifa não é possível ter rentabilidade nas transações. Já no Sorare, isso é possível, e é o grande atrativo do game.

Sendo assim, como o futebol é uma paixão nacional e internacional, há grande perspectivas sobre o jogo. Tomando como comparação o Cartola FC, onde jogadores pagam para jogar, imagine um fantasy game onde você ganhe jogando? Certamente teremos boas novidades em breve.

Veja também: Conheça Illuvium, game baseado em blockchain

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts