Séries Netflix para aprender sobre história e economia

Você sabia que além de trazer muito entretenimento, as séries Netflix também são ótimas para aprender sobre história e economia? 

Para você aproveitar o fim de ano e as férias, listei uma lista de séries que vão te ajudar a lembrar fatos históricos que aprendeu na escola e também introduzir alguns temas novos, como economia e investimentos.

The Crown – Série Netflix

Indicado para maiores de 16 anos.

Série produzida pelo Netflix inspirada na história da Rainha Elizabeth II, conta como ela de tornou rainha, seus afazeres diários, relacionamentos e decisões.

A produção já conta com 3 temporadas, com 10 episódios em cada uma. Elas são divididas por fases da vida da rainha. A terceira, última a ser lançada em 17 de Novembro, retrata o reinado nas décadas de 60 e 70. 

Durante a série, uma sequência de acontecimentos históricos são contados. Logo na primeira temporada, a “Great Smog”, neblina que atingiu a capital da Inglaterra por 5 dias, matando aproximadamente 4 mil pessoas é mostrada. Para não dar spoilers, durante toda a série a Rainha Elizabeth toma decisões políticas que influenciam diretamente na economia de seu país. 

Talvez esta seja uma das melhores series Netflix sobre historia e economia.

Peaky Blinders

Indicado para maiores de 18 anos.

Inicialmente uma série feita pela BBC, conta a história fictícia inspirada em uma gangue britânica que atuou na região de Londres entre 1890 e 1930. Apesar de ser fictício, o programa lança mão de vários acontecimentos, como as disputas das gangues na região, a crise de 29, as apostas em corridas e futebol e também no contrabando de bebidas e drogas. 

A série está disponível no Netflix, hoje é um título do streaming.

Como não encontrei o trailer legendado da série como um todo, não vou adicionar o da temporada 5 para não ter spoilers!

Explicando – Série Netflix

Indicado para maiores de 14 anos.

Criada como uma série Netflix, Explicando tem teor documental explicativo. Com vídeos curtos, de 20 minutos, a produção desenvolve um tema por episódio, trazendo especialistas e depoimentos para compor o conteúdo. 

Quase todos os episódios retratam fatos que influenciam na economia do mundo. Mas, indico especialmente o do diamante (1 episódio da 2 temporada), que explica um pouco sobre criação de necessidade, percepção de valor e oferta.

Narcos – série Netflix

Indicado para maiores de 16 anos.

Acho que essa é uma série Netflix que não precisa de muita explicação a não ser que é baseada na história do Pablo Escobar. A série conta sobre sua ascensão, o tráfico na Colômbia e nas Américas e sua decadência. Ficou muito famosa no Brasil por ser estrelada por Wagner Moura.

Madmen

Indicado para maiores de 16 anos.

Madmen é uma série mais velha, iniciou em 2007 e acabou em 2015, com 92 episódios. Ganhadora de diversos Emmy’s, retrata a realidade de uma agência publicitária nos anos 60. Durante as temporadas, os fatos históricos da época influenciam na vida das personagens e também podemos ver a ascensão de grandes marcas que conhecemos hoje, como a Lucky Strike, Hilton e American Airlines. 

 

Billions

Indicado para maiores de 16 anos.

Billions não é uma série Netflix mas está no catálogo desde de seu início, em 2016. Produzida pela Showtime, Billions conta a história de Bobby Axelrod, gestor de um fundo de investimentos. 

A produção tem 4 temporadas e é a mais dentro do mundo dos investimentos da lista. Com ela, você vai aprender conceitos como hedge funds, insider trading, alavancagem, entre outros, além de se envolver com a história das personagens principais. 

Leia também:

Mercado de Opções: o que é, como funciona e como operar?

Rotten – série Netflix

Indicado para maiores de 14 anos.

Rotten é uma série documental original Netflix. Ela evidencia as indústrias e comportamentos por trás dos alimentos e suas implicações nos consumidores e mercado. 

Como a Explicando, traz especialistas para explanar sobre o tema e evidências como embasamento. 

Tem indicação de séries Netflix sobre história e economia? Compartilha aqui com a gente! 

 

Confira:

 

 

Total
10
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts