Realização de lucro: você só vai ganhar dinheiro quando ele estiver no seu bolso

Elaborar uma tese, investir seguindo esta tese e obter lucros geralmente é a parte mais difícil de todo investimento. Apesar de ser a parte mais difícil do processo, esta é só metade da história. A segunda metade é também igualmente importante: a realização de lucro.

Muitos investidores deixam de realizar lucro quando estão em uma posição de vantagem com o investimento. Este é um dos principais erros que podem custar muito dinheiro. Estar ganhando é muito bom, mas cedo ou tarde, a “Lei do Retorno à Média” vai agir contra você, reduzindo o lucro da sua operação.

Na Lei de Retorno à Média, defendida principalmente por Daniel Kahneman, o preço dos ativos sempre tende a voltar à média quando se afasta muito dela, seja quando ele cai ou sobe muito rapidamente. Isso faz valer aquela velha frase: “nenhum investimento sobe ou desce para sempre”.

ciclos de mercado

Por isso, realizar lucro é um dos principais fundamentos na hora de se investir. E isto também está estritamente ligado ao rebalanceamento de carteira. Uma hora ou outra você vai ganhar muito dinheiro em alguma ação, criptomoeda ou estratégia. Mas lembre-se, o dinheiro só será seu quando estiver no seu bolso.

Se você não fizer outros farão

O erro do investidor iniciante é achar que o preço vai subir ou cair para sempre. Só que investidores mais experientes estão cientes de que isso não é uma verdade. Por isso, eles são os primeiros a agir quando estão ganhando muito: encerram suas operações e colocam o dinheiro no bolso.

Costumamos dizer que o mercado está em “realização” quando sobe muito rapidamente e logo depois o preço começa a cair. Neste cenário, se torna claro que os maiores investidores estão desmontando suas posições, quase sempre antes dos investidores de varejo.

Aliás, não existe nenhum risco na realização de lucro. O maior risco que você está correndo é o de deixar de ganhar futuramente. Mas quer saber? Ninguém nunca poderá adivinhar se o preço continuará subindo após a desmontagem da operação. Esse é um dos maiores ensinamentos do livro “Axiomas de Zurique”

Pode ser que você até deixe de ganhar, mas um mercado de alta é o mesmo que andar em uma serra com neblina a noite e faróis apagados: nunca saberemos se o que encontraremos em seguida será um abismo ou um caminho para chegar no topo. Na dúvida, o importante é reduzir o risco e andar aos poucos.

Uma das histórias mais velhas do mercado

realização de lucro
Fonte: TradingView

Realização de lucro parcial e rebalanceamento

Vai chegar uma hora, em que o investimento vencedor representará uma grande parte de sua carteira. Por exemplo: você tem uma carteira de R$ 10.000, tendo investido R$ 1.000 em Bitcoin (10% da carteira). Caso ele triplique de preço, já estará representando 23% de seus investimentos. Logo, sua carteira poderá estar desbalanceada em relação ao seu perfil de risco.

Por isso, cabe a realização de lucro parcial. Isto é: agir da mesma maneira que você montou seu investimento. Na realização parcial, faça pequenas vendas ao longo de dias ou semanas. Isso faz com que você fique exposto a um número maior de janelas, podendo melhorar seu ponto de saída.

Se for um investimento que você gosta de ter em carteira, faz sentido realizar até que ele represente um percentual próximo em relação ao que entrou na carteira. Assim, você está aumentando seu patrimônio e fazendo com que você tenha investimentos que correspondam com seu grau de risco.

Ou seja, você lucrou e ainda continuou no mercado que gosta. Isso é muito bom e te dá fôlego para continuar investindo. O segredo de todo investidor não é saber encontrar o momento certo de comprar e vender, e sim ter fôlego (dinheiro em caixa) para aproveitar situações extremamente adversas como o que aconteceu nos mercados durante a Covid-19.

O que vem rápido também pode ir muito rápido

Um dos bull markets mais rápidos da história foi o do mercado de criptomoedas. Não faltaram histórias impressionantes de pessoas que fizeram 1.000%, 2.000% de lucro ou que mudaram de patamar financeiro. Quem conseguiu esta mudança certamente realizou lucro quando estava vencendo.

No mercado é preciso saber perder, mas é preciso também saber reivindicar seu prêmio quando está vencendo. Naquela ocasião em 2017, muitas pessoas deixaram de pegar o seu prêmio. Mesmo em uma posição vencedora, se deixaram levar pela ganância e acabaram perdendo grande parte do lucro (ou voltando para o prejuízo).

Muitas pessoas poderiam de fato ter mudado de realidade financeira e também continuado no mercado caso tivessem evitado esse erro. Nos investimentos, quem ganha no longo prazo é quem sabe alocar seu risco de acordo com os cenários: a bolsa subiu muito rápido e já representa maior parte dos meus investimentos? Talvez seja o momento de rever a carteira.

Essa é a reflexão que o investidor sempre deve fazer, como uma espécie de exercício semanal ou mensal. A realização de lucro é um dos pilares do mercado: o dinheiro só é seu quando está no bolso, porque tudo o que vem rápido, vai rápido.

Total
33
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts