O que o poker tem a nos ensinar sobre investimentos

Investir bem requer algumas qualidades, isso é indiscutível. Contudo, características simples, como paciência e controle emocional, podem separar o lucro do prejuízo. Nesse sentido, como já dizia o bom velhinho: “O mercado de ações é um jogo de paciência. Não é preciso dar tacadas o tempo todo, aguarde pelo arremesso perfeito.”

Uma outra frase de impacto que evidencia o fator paciência como determinante é quando o mesmo senhor Warren Buffett explica que não é necessário um alto Q. I. para se dar bem no mercado de ações. Ele explica, mais uma vez, que boas escolhas e paciência são a chave do sucesso. 

Dessa forma, qual a principal lição do poker para quem investe no mercado de ações? Não é muito complicado, a associação é até relativamente simples. Tanto no poker quanto no mundo dos investimentos, as qualidades acima são importantes, no sentido de nos ajudar a tomar as melhores decisões possíveis. Em ambos os casos, o sucesso depende da boa tomada de decisão. 

Assim, no artigo de hoje será abordado algumas semelhanças sobre esses dois mundos e o que de fato o poker pode trazer como lição. Principalmente do ponto de vista daqueles que jogam de forma profissional, ou seja, os jogadores habilidosos. 

E o que o Poker tem a ensinar sobre investimentos?

Primeiramente, o poker é exatamente sobre boas tomadas de decisão, controle emocional e paciência. Essas qualidades são o que separa os grandes jogadores dos perdedores. Em outras palavras, o bom jogador de poker é aquele que acredita sempre no método, ainda que sua decisão “correta” não implique em vitórias no curto prazo. 

Assim como no mundo dos investimentos, o poker premia aqueles que pensam em um horizonte de longo prazo, mantendo assim, uma certa consistência em sua tomada de decisões. 

Com isso, podemos demonstrar esse conceito através da fórmula de valor esperado, que é a seguinte EV = (ganho possível*probabilidade de vencer) – (perda possível*probabilidade de perder).

Através dessa fórmula podemos calcular a expectativa de ganho (em fichas). Nesse cálculo, é considerado nosso percentual de probabilidade de ganho contra nossa probabilidade em perder, nesse caso, a mão para o adversário. 

Veja também: Ciclos de mercado: pare de comprar na alta e vender na baixa

Cenário possível entre dois jogadores na mesa 

Vamos imaginar uma situação que exemplifica o uso da fórmula apontada acima. Imagine o seguinte, temos dois jogadores em uma mesa. O primeiro jogador recebe consigo um par de ases (copas e espadas) e o segundo um rei (copas) e um dois (espadas). 

O Que o jogo de poker tem a nos ensinar sobre decisões em investimentos

 

Em um primeiro momento, o segundo jogador resolve dar “all In” no pré-flop, momento que antecede a virada de 3 cartas comunitárias na mesa. O primeiro jogador paga a aposta com seu par de ases, e o flop ocorre da seguinte forma:

O Que o jogo de poker tem a nos ensinar sobre decisões em investimentos

 

Fonte : CardPlayer Odds Calculator

Podemos observar que embora o primeiro jogador tivesse muito mais chances de ganhar (89.83%), a situação se inverte completamente após o flop (8.59%).

Contudo, um jogador profissional não ficaria de forma alguma arrependido em ter pago all in nessa situação. Dado que, o mesmo, teria plena convicção de que tomou a decisão correta. 

Veja também: Não saber é ruim, achar que sabe é pior: Efeito Dunning-Kruger

Entendendo a fórmula de valor esperado para esse caso

Para melhor entendermos essa conclusão, vamos voltar ao que determina a fórmula de valor esperado. Assumindo que teríamos em disputa 500 fichas, 250 de cada jogador, e que o primeiro teria uma probabilidade de ganhar no pré-flop de 89.83% contra as demais possíveis combinações. 

A fórmula fica assim: 

EV = (500*89.83%) – (500*10,17%)

EV = 449,15 – 50,85

EV = 398,3 Fichas 

Em outras palavras, podemos concluir que, para cada 100 situações desse tipo, o jogador vencerá 90 vezes, o que implica em compensar eventuais perdas pela probabilidade complementar. 

Da mesma forma, no mundo dos investimentos, precisamos ter essa visão de que uma boa tomada de decisão baseado em um método de longo prazo, compensa eventuais perdas que irão ocorrer no curto prazo.

Disciplina, método e paciência no poker e nos investimentos

O exemplo colocado acima, pode ocorrer de forma muito semelhante no mundo dos investimentos. É preciso compreender bem os riscos envolvidos em cada operação. Ao mesmo tempo, é necessário compreender que eventuais perdas no curto prazo, fazem parte do processo. 

Ou seja, ainda que você tenha estudado bastante as companhias onde você investiu, existem riscos que não podemos controlar e podem acarretar perdas no curto prazo. Nesse sentido, o importante é entender que essas oscilações de mercado são normais e manter a disciplina. 

Com isso, é necessário evitar os vieses comportamentais. Estes incluem a ancoragem, quando o investidor toma uma informação inicial como relevante, colocando um peso que não faz sentido na tomada de decisão, assim como inclui o viés da “aversão à perda” sendo simplesmente se manter em operações ruins que muitas vezes já perderam seus fundamentos e se desfazer rápido de operações boas, que eventualmente continuariam rendendo bons frutos. 

Por isso, a importância de um método exercido com disciplina. Essa é, sem dúvidas, a lição mais importante que o jogo de poker pode trazer para o mundo dos investimentos. Sendo assim, reflita sobre as decisões que você usuário tem tomado recentemente. São fundamentadas? Você está sendo paciente nos momentos de turbulência? 

Conclusão

Como vimos, eventuais lucros e prejuízos podem ocorrer pelos mesmos motivos tanto no poker quanto no mundo dos investimentos. Excesso de confiança, ilusão de controle e outros comportamentos que fogem do nosso controle emocional, são exatamente o que tanto o jogador como o investidor devem combater. 

A semelhança entre esses dois mundos é grande, e a lição que eventuais jogadores habilidosos podem trazer, muito se parece com a que investidores habilidosos também trazem. 

Com isso, a sugestão que fica é clara. Estude seus ativos, construa um método, seja paciente e mantenha a disciplina. Ouça a voz daqueles que durante anos venceram o mercado. Gênios, como Warren Buffet e Charlie Munger, ou mesmo, Jim Simons, que trazendo conceitos totalmente diferentes, mantinha a pegada em relação ao método e a necessidade de se manter uma disciplina. 

Veja também: Análise Quant ou quantitativa: o que é e como usar

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts