Qual a importância do Metaverso e como ganhar dinheiro com ele?

O Metaverso é uma tecnologia que teve início na década de 90 e passou a designar um mundo virtual em 3 dimensões, onde é habitado por seres reais e avatares. Em outras palavras, o Metaverso é definido como um sucessor da Internet atual, sendo interoperável, persistente, síncrono e aberto.

Desse forma, o Metaverso constitui um ecossistema onde participantes podem atuar de forma ilimitada, com uma economia em pleno funcionamento e uma experiência que abrange o mundo virtual e “real”.

Início do Metaverso

A era do Metaverso já começou a ser sentida através da popularização dos computadores pessoais (PC). Eles deram a oportunidade para que as pessoas focassem em distintas atividades, sejam elas profissionais ou acadêmicas. A partir de então, foi dado o início para a transposição do presencial para o virtual.

A segunda fase do Metaverso foi mais inclusiva e poderosa, passando a ocorrer com a popularização dos smartphones. Como resultado, as pessoas passaram a realizar mais ações no mundo virtual. 

Dessa forma, entendemos como Metaverso um ambiente onde as pessoas não somente interagem com o mundo virtual, mas acabam “vivendo” nesses espaços. O Metaverso inclui desde ferramentas de local de trabalho, até jogos e plataformas comunitárias.

Quais são os benefícios do Metaverso?

O Metaverso traz muitos benefícios, como a elevação do ambiente de trabalho, também ajudaria a impulsionar ainda mais o ensino a distância, pode ser também um espaço poderoso para o relacionamento de uma empresa com os seus consumidores barateando a comercialização dos seus produtos. Até a telemedicina ganha com a evolução do Metaverso.

Porém, nenhum desses aspectos ditos anteriormente serão tão bem beneficiados quanto a interação social. A possibilidade de se encontrar com amigos à distância, a sensação de estar dentro de um filme ou um jogo são extremamente poderosas. 

Outro fator que está ligeiramente atrelado ao Metaverso são as criptomoedas e você deve estar se perguntando o porquê, já iremos explicar.

Com a evolução do Metaverso, serão negociados uma gama de bens virtuais como: terrenos, móveis, serviços, transportes e muito mais. É neste momento que se encaixam perfeitamente as criptomoedas, por serem descentralizadas e nativas virtuais, elas diminuem a burocracia e facilitam a comercialização no mundo do Metaverso.

Veja também: Star Atlas, o game intergaláctico baseado em blockchain

O momento atual do Metaverso

Qual a importância do Metaverso e como ganhar dinheiro com ele?

A especulação fundiária já ultrapassou o campo físico e já adentrou no mundo virtual. Na prática, devido a impulsão do Metaverso nasce uma economia virtual. Apenas quatro jogos projetos do campo virtual já movimentaram mais de US $100 milhões de dólares por meio da venda de terrenos virtuais em formatos de NFT.

Muitas empresas já usam o Metaverso como uma ponte de melhoria para a sua infraestrutura e usabilidade. O Facebook talvez seja o caso mais famoso, recentemente mudou o seu nome para Meta. A Meta tem como propósito construir uma experiência digital em que as pessoas possam interagir em um ambiente de 3 dimensões.

Além do Facebook, a empresa Hyundai já está usando o Metaverso para a introdução de novos funcionários, assim como a Samsung, BMW e Adidas.

Alguns alertas 

Apesar de estarmos muito mais perto de submergir ao universo virtual, o Metaverso ainda possui alguns desafios que devem ser completados para a sua real expansão.

Segurança dos dados

Ao primeiro deles diz respeito a segurança dos dados. Mesmo que as empresas e organizações continuem a inovar seus sistemas de segurança, a privacidade, bem como, a segurança dos dados, são uma preocupação para os usuários em qualquer ambiente online.

Sendo assim, a imersão no Metaverso requer o desenvolvimento de métodos de segurança para um nível totalmente novo, que funcione de forma eficiente

Questões legais

A imersão no Metaverso trará questões legislativas e de jurisdição, exigindo que os países estudem mais profundamente o campo do direito virtual. Como o número de espaços virtuais acessíveis aos usuários em todo o mundo continua a crescer, é crucial determinar a forma como as questões jurisdicionais serão aplicadas.

Sistema de pagamento

Independente de qual seja, todo o Metaverso possui sua própria versão de mercado virtual, de modo a conectar diferentes moedas digitais na realização de transações rápidas e fáceis. Desse modo,  independentemente da moeda e do formato do mercado, em termos de transações, o desenvolvimento de um novo sistema de verificação de transações exclusivo será particularmente importante.

O desafio é convencer os usuários de que eles são confiáveis ​​e, o mais importante, fazem como que eles se sentam seguros ao fazer qualquer transação no Metaverso.

Formas de investir no Metaverso

Qual a importância do Metaverso e como ganhar dinheiro com ele?

Como já foi dito anteriormente, as criptomoedas são de grande importância para o mundo do Metaverso.

É possível investir de forma direta em um Metaverso específico adquirindo sua moeda de governança ou ativos NFT. Além das criptomoedas, já é possível se lançar no indiretamente no mundo virtual, a partir da compra de títulos, fundos de investimentos, ETFs e até mesmo ações de empresas do ramo de tecnologia.

O ETF mais famoso, atualmente, é o Roundhill Ball Metaverse ETF (META), lançado em junho de 2021. Ele é projetado para dar aos investidores uma maior exposição ao Metaverso, fornecendo resultados de investimentos que correspondam estritamente ao índice Ball Metaverse (“Índice Meta”).

Outra forma de investir é efetuando a compra de empresas envolvidas no desenvolvimento da tecnologia, como o Facebook, Epic Games (desenvolvedora do jogo ‘Fortnite’), Sonny e várias outras.

Veja também: Criptomoedas do Metaverso disparam até 500%

Vale a pena investir?

Por ser uma tecnologia “recente” a questão Metaverso ainda apresenta inúmeras perguntas sem respostas, mas é inevitável dizer que é uma área que vale muito a pena deixar no radar.

As grandes empresas de tecnologia apostam no Metaverso por ela possuir um potencial revolucionário nas questões de comunicação e a maneira dos nossos estilos de vida. O gigante banco Morgan Stanley também aponta o “mundo virtual”como o próximo grande investimento e diz que muitas ações já estão se beneficiando.

Um fator muito importante que tange a questão do investimento é a popularização dessa tecnologia, e isso poderá ser alcançado com a entrada das “Big Techs” nesse mercado. Adentrando neste mercado, as gigantes empresas do setor de tecnologia terão a capacidade de baratear os aparelhos de realidade virtual e com isso mais público entrará nesse mercado.

Algo a ser levado em conta é a volatilidade desse mercado, que está atrelado ao mercado de criptomoeda, por isso é preciso acompanhar a governança das empresas e seus respectivos projetos.  

Veja também: Entenda na prática como comprar um NFT

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts