Polêmica e processos: Corretoras dos EUA bloqueiam compra de ações da GameStop

As discussões em torno do caso GameStop e outras empresas envolvidas no caso da “batalha” na bolsa de Nova York entre grandes fundos de investimento e usuários do Reddit ganharam mais um episódio nesta quinta-feira (28).

O caso envolvendo a GameStop na bolsa de Wall Street tem ganhado uma repercussão gigantesca nas redes sociais, com direito a declarações de personagens envolvidos na política e até um comentário de Elon Musk no Twitter sobre o assunto.

Investidores menores continuaram comprando ações da GameStop e outras empresas que tinham expectativa de queda na bolsa de valores nos EUA, inflando o preço de suas ações em busca de trazer prejuízos a grandes investidores que viam perspectivas negativas para essas companhias.

Mas uma decisão de corretoras do país acabou inflamando a revolta nas redes sociais de usuários dessas corretoras, em especial, de forma ainda mais intensa sobre a RobinHood, que é uma corretora que cresceu muito nesse ano de 2020.

Veja também: Greve dos caminhoneiros 2021: Veja o que se sabe até agora. Vai ocorrer?

Os membros responsáveis pelo início do movimento GameStop/Reddit pertencentes ao fórum Wall Street Bets reclamaram que não estavam conseguindo mais realizar ordens de compra da GameStop e também outros ativos que faziam parte das compras em massa desses pequenos investidores.

Além da RobinHood, outras corretoras tomaram atitudes semelhantes, como por exemplo, a Interactive Brokers, que também não permitia mais compra dessas ações, não só da GameStop, mas também de empresas como GME, Nokia, BlockBuster e AMC.

A decisão que gerou revolta

Quando indagada a respeito da impossibilidade de compra dessas ações, algum tempo depois a própria RobinHood soltou uma nota que confirmava que o “problema” tinha sido ocasionado de forma proposital pela corretora, que havia decidido por bloquear qualquer usuário de comprar mais ações dessas empresas, inclusive da GameStop.

A justificativa da RobinHood para tal decisão foi que essas ações estavam sob uma “forte volatilidade”, o que revoltou os usuários da corretora, que tinha mais de 50% dos seus clientes em posse de pelo menos 1 ação comprada na GameStop.

As ações dessas empresas podiam apenas serem vendidas, o que fez com que personalidades como a deputada Rashida Tlaib, dedicasse parte de seu tempo para discutir com demais políticos da ala democrata a respeito do que estava acontecendo, afirmando que a decisão da RobinHood seria uma manipulação do mercado.

Além disso, a decisão das corretoras revoltou inclusive o filho de Donald Trump, que criticou fortemente a empresa. Outra personalidade do meio político dos EUA que soltou duras críticas a RobinHood e às demais corretoras foi a deputada do partido democrata, Alexandria Ocasio-Cortez.

Os usuários do Reddit estão se juntando para abrir um processo contra essas corretoras, mas enquanto isso, o bloqueio da compra das ações acabou resultando no fato delas começarem a despencar no pregão de hoje (28).

Veja também: Dívida pública no Brasil atinge o maior patamar de sua história. Veja os valores

As ações da GameStop, por exemplo, tiveram uma queda impressionante de mais de 73% no intervalo das 10h até às 11h20. Até perto das 13h, o preço das ações da empresa recuperaram-se em uma parte de sua queda, reduzindo as perdas das 10h até 13h para aproximadamente 50,5%.

Entenda o caso da GameStop/Reddit

Essa polêmica história trata-se do caso de uma “trolagem” que usuários do Reddit fizeram com grandes investidores de fundos de investimento da bolsa de Wall Street, que acabou ocasionando em perdas incríveis na casa do bilhões de dólares a esses investidores experientes.

Por estudos e fundamentos, quase todos os analistas “apostavam” na queda dos preços das ações da GameStop. Sendo assim, muitos investidores se expuseram em operações que chamamos de venda a descoberto, que por sua vez, se dá pelo aluguel de uma quantidade de ações para vendê-la, no qual você espera que o preço caia e após isso, você possa comprá-las novamente.

Essa diferença entre o preço mais alto e o preço mais baixo, ou seja, o percentual de queda, seria o lucro que o acionista que estaria vendido na GameStop teria como lucro de sua operação.

Como todos esperavam a queda, usuários do reddit se uniram para comprar ações de forma massiva da GameStop a fim de inflar o preço de suas ações e dar prejuízo a esses investidores.

Os preços se inflaram muito, uma vez que a compra das ações dos usuários do Reddit se juntaram ao fato de que os que estavam vendidos na ação também começaram a comprar incessantemente as ações para diminuir suas perdas. 

Até o dia de hoje, por volta das 10h da manhã, as ações da GameStop tinham chegado próximo a US$470 obtendo uma valorização de 2350% em 16 dias, o que chegou a falir investidores e a quase quebrar grandes fundos de investimento bilionários nos EUA.

Veja também a matéria completa que explica mais detalhes sobre o caso:  Saiba como os memes e trolls da internet estão falindo fundos bilionários de Wall Street

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts