O que é a plataforma BitTorrent e sua criptomoeda BTT

No início do século, diversas inovações ligadas a rede de computadores mudaram a forma com que compartilhamos conteúdos, uma delas foi a possibilidade de baixar arquivos via torrent, assim surge o BitTorrent.

Com isso, através do P2P, ou redes ponto a ponto, se tornou possível baixar os mais diversos tipos de conteúdos na internet utilizando a plataforma de torrent.

O grande diferencial dessa tecnologia, era que, em vez de um único servidor receber os arquivos e hospedá-los, a troca era realizada diretamente pelos usuários através da rede. O que trazia muitas melhorias em termos de velocidade e integridade do conteúdo. 

BitTorrent: O que é?

O BitTorrent pode ser entendido como um sistema que permite o compartilhamento de praticamente qualquer tipo de arquivo pela rede. Tendo seu uso mais comumente utilizado para distribuição de músicas e softwares. 

Sua facilidade de uso o tornou bastante popular, dado que, enquanto você obtém um arquivo você também está compartilhando arquivos na plataforma.

O protocolo P2P do BitTorrent encontra usuários com arquivos que outros usuários desejam e, em seguida, baixa partes dos arquivos desses usuários simultaneamente. 

Ou seja, pequenas partes vão sendo baixadas de diversas máquinas simultaneamente. Como um sistema de compartilhamento que utiliza diversos computadores, podemos defini-lo como não sendo um sistema centralizado.

O fato dele não ser descentralizado é que não há qualquer servidor provendo os dados, e sim, vários, fornecidos pelos próprios usuários, através de seus respectivos dispositivos.

Sua popularidade alcançou números importantes até 2015, quando a taxa de uso da plataforma caiu para cerca de 10% até ser praticamente pouco utilizada, devido à chega de serviços de streaming, como o Netflix e Amazon Prime.

Veja também: Ripple (XRP), um protocolo para pagamentos digitais

Sim, a plataforma é um meio legal de se baixar conteúdos desde que os direitos desse conteúdo sejam respeitados. Contudo, caso o utilizador o faça para baixar conteúdos e materiais com direitos autorais protegidos por lei.

Por exemplo, compartilhar ou baixar filmes e músicas, aí sim, o usuário está incorrendo em ato ilegal, podendo gerar multas e processos para quem cometer tal ato.

De fato é bastante comum a utilização da plataforma para esses fins, só para se ter uma ideia, mais de 200.000 usuários foram processados nos Estados Unidos entre 2010 e 2011 por baixar conteúdo protegido por direitos autorais usando o BitTorrent.

Voltando com força? 

A plataforma já reuniu mais de 100 milhões de usuários. Contudo, como vimos, com o passar dos anos, o serviço foi perdendo utilizadores para as plataformas de streaming. O BitTorrent foi comprada pela TRON em 2019. 

Com isso, a plataforma que era voltada para transações de arquivos entrou de vez no universo das criptomoedas. Em seguida foi criado o token BTT, que tinha como objetivo, a expansão do protocolo e a maior participação dos usuários na rede. 

Veja também: Altcoins: Entenda o que são e como funcionam

A criptomoeda BTT

O BitTorrent é um tipo de criptomoeda construída na base de contratos inteligentes da rede Ethereum. Com isso, o token BTT foi criado utilizando o padrão TRC-20, da blockchain Tron.

Um outro ponto é que há um limite de 990 bilhões de tokens estabelecidos pela plataforma para a distribuição, gerando o conceito de escassez.

Com a criptomoeda BTT, a equipe do BitTorrent busca adicionar incentivos aos torrents e resolver problemas, tais como a baixa velocidade de download e diminuição da disponibilidade de arquivos ao longo do tempo.

Além disso, uma atualização recente fez com que a utilidade do token BTT na plataforma aumentasse bastante. A atualização do BitTorrent File Sharing (BTFS) está entre os principais fatores que inclusive fizeram o token ter boa valorização.

Nesse sentido, a nova atualização inclui melhorias na descentralização e na correção de bugs do ecossistema, sendo de fundamental importância para a manutenção da plataforma BitTorrent.

Segundo a plataforma TradingView, atualmente, o valor do token BTT está cotado em US$000.28 tendo atingido seu pico histórico ao final de abril deste ano, no valor de US$0,0134.

Recursos importantes do BitTorrent

O BTT pode ser usado para uma variedade de serviços na plataforma. O solicitante de serviço pode anunciar lances e pagar com BTT por uma largura de banda maior, além dos provedores de serviços serem incentivados a distribuir mais conteúdos. 

Com isso, a plataforma garante uma melhoria na qualidade dos serviços, além de um desempenho mais robusto nas transferências de arquivos, alcançando mais e mais usuários. 

Além disso, o BTT também é utilizado para pagar pelo serviço de armazenamento descentralizado, permitindo que os usuários paguem pelos serviços ao longo do tempo e baixem os dados armazenados desses provedores mediante o pagamento de taxas

Desse modo, os usuários podem pagar por um serviço de proxy descentralizado que permitirá que os usuários possam recuperar arquivos. 

Vantagens do BitTorrent (BTT)

A plataforma BitTorrent vem chamando a atenção dos desenvolvedores de dApps. Eles podem ganhar dinheiro lançando aplicativos diretos na plataforma.

Por exemplo, já foi lançado o aplicativo descentralizado BitTorrent Speed, que, por meio do BTT, pode aumentar a taxa de download do conteúdo.

Além disso, o BTT é um token TRC-10, por isso funciona sem usar a máquina virtual TVM. A transmissão BTT não necessita de largura de banda para realizar as transações.

No ano passado, o custo do BTT cresceu mais de 3000%. Em abril de 2020, o custo do BTT era de $0.00022, em abril de 2021 — $0.008024.

O volume total do BitTorrent, como já foi dito aqui é de 990 bilhões de BTT, o mesmo será desbloqueado gradualmente conforme o cronograma estabelecido pela desenvolvedora até o final de 2028.

Outro ponto-chave do BitTorrent é que a blockchain não precisa dos recursos do computador de seus usuários para processar transações, sendo assim, os aplicativos BitTorrent nunca irão minerar.

Conclusão 

Como vimos, o BitTorrent é um altcoin bastante promissora que está diretamente atrelada à plataforma. Embora a utilização da mesma tenha sido impactada com os recentes serviços tradicionais de streaming, esse ainda é um serviço muito importante para toda comunidade. 

Nesse sentido, as possibilidades trazidas pelo token em termos de melhorias de desempenho, não só melhoram a experiência do usuário, como também possibilita que o mesmo tenha uma participação mais ativa e relevante no projeto. 

Se antes era possível ajudar a compartilhar os mais diversos “pedacinhos” com usuários do mundo inteiro, agora também é possível atuar diretamente com as decisões do projeto. Influenciando inclusive de forma financeira no mesmo. 

Veja também: Litecoin, a rede quatro vezes mais rápida que o Bitcoin

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts