Otimismo global nas bolsas em dia de posse de Biden

No radar do mercado de hoje (20), está a posse de Joe Biden que já é aguardada pelo mercado financeiro, principalmente em relação à direção que tomará o seu discurso que deve basear o seu novo mandato nos próximos 4 anos.

As bolsas mundiais sobem no dia de hoje, começando pelo S&P 500 futuro, que até por volta das 8h45 tinha 0,38% de alta. No mesmo horário, o Nasdaq futuro tinha uma valorização de 0,77%.

Na Ásia, os índices fecharam o pregão em alta também, com exceção do Japão, que ainda sofre bastante com os efeitos da pandemia. O índice japonês Nikkei, fechou em baixa de 0,38%, embora inicialmente tenha iniciado o dia em alta.

Na China, o índice de Xangai composto avançou cerca de 0,47% e o índice de Shenzen teve uma alta de 1,43%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou cerca de 1,08%, sendo um dos destaques das bolsas asiáticas. Na Coréia do Sul o índice Kospi subiu cerca de 0,71%.

Os mercados esperam o rumo que deve tomar a posse de Joe Biden, ao passo que esperam o desenvolvimento de um novo pacote de estímulo econômico nos EUA que possa impulsionar o mercado ainda mais.

Veja também: Ford fecha suas fábricas na Alemanha por 1 mês

Para que a posse ocorra, a segurança em Washington foi extremamente reforçada, com o objetivo de evitar qualquer evento atípico que comprometesse a segurança do novo presidente dos EUA, em meio ao medo que se instaurou após a invasão que aconteceu no Capitólio.

Vale lembrar que a narrativa em torno de novos estímulos à economia, vem sendo amplamente reforçados pelo novo governo, que por sua vez, tem apoio na maioria do congresso e também no Senado por parte dos democratas.

A nova secretária do Tesouro, Janet Yellen, reiterou sua defesa sobre o pacote fiscal de aproximadamente US$1,9 trilhão que foi proposto por Joe Biden ainda na semana passada, encarando-o como um “investimento de maior retorno” para a economia dos EUA e para uma reação frente à pandemia.

Outro ponto que interfere nas bolsas no dia de hoje é a divulgação de resultados da UnitedHealth, Morgan Stanley , US Bancorp e também a Procter & Gamble. As notícias do corporativo, juntamente com os fatores políticos são as principais pautas no dia de hoje no cenário americano.

As expectativas no Brasil

No Brasil, os investidores devem ficar atentos às questões fiscais, ao passo que se inicia o processo de vacinação. Entretanto, a dificuldade de obter insumos, que surgiu com os problemas diplomáticos que o Brasil enfrenta, tem trazido um novo obstáculo para o desenvolvimento logístico das vacinas, para que possam chegar aos estados e serem distribuídas de forma massiva.

Nesse sentido, o otimismo global que os índices enfrentam acabou deixando o Brasil de fora no dia de ontem (19), que acabou fechando em queda de 0,5% no Ibovespa. Ainda hoje, a atenção também estará em torno da reunião do Copom, cuja expectativa é que se mantenha por enquanto a taxa SELIC em 2%.

Porém, mesmo com a permanência da taxa SELIC, é provável que se enfatize ainda mais uma necessidade de uma normalização na política monetária, o que seria uma resposta às pressões causadas pelos índices ligados à inflação.

Veja também: Como gerenciar riscos nas operações de trade?

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts