O que são cartões de débito criptografados?

Mesmo com o avanço e a popularização das criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, ainda sim é difícil encontrar lojas e conveniências que aceitem este tipo de pagamento. Para a alegria de muitos, novos produtos estão surgindo para resolverem estes tipos de problemas e se chamam cartões de débito criptografados.

Existem várias razões para explicar o motivo de que ainda muitas lojas não aderiram às criptomoedas como forma de pagamento. Algumas delas são: os varejistas podem estar preocupados com as taxas de câmbio, pensativos sobre a demanda por transações de Bitcoin ou até mesmo achar uma tecnologia difícil de ser entendida.

Com isso, neste artigo, vamos explicar o que são os cartões de débitos criptografados, suas principais vantagens e desvantagens e se vale a pena adquirir um.

O que é um cartão de débito criptografado?

Assim como um cartão de débito ou crédito tradicional, os cartões de débito criptografados permitem que os usuários realizem transações diárias usando suas criptomoedas, como o Bitcoin, Ethereum, XRP e outros altcoins.

Neste sentido, os usuários não precisam se preocupar se seu cartão físico será aceito por um comerciante. Isso porque muitos dos produtos que estão por aí foram lançados em conjunto com Visa e Mastercard, o que significa que podem ser usados em milhões de lugares.

Como os cartões de débito criptografado funcionam?

Nesta seção iremos explicar como esses cartões funcionam. Primeiro, o usuário terá que recarregar seu cartão de débito criptografado com a moeda digital de sua escolha. Geralmente, isso ocorre por meio de aplicativo móvel ou site.

Logo após isso, o usuário já pode utilizá-lo. Além disso, cabe ressaltar também que muitos cartões de débito criptografados oferecem limites de gastos mais generosos, bem como taxas de transação mais baixas.

Assim que a compra com o cartão for concluída, o fornecedor do cartão irá converter a moeda digital em dinheiro, o que significa que o estabelecimento cujo foi feito a compra, irá receber seu pagamento em moedas fiduciárias, como dólar, real ou euro.

Veja também: NEAR Protocol, a blockchain que utiliza a técnica de sharding

Por que não utilizar o cartão comum?

A resposta para esta pergunta é simples e muita curta: o usuário que opta por pelos cartões criptográficos geralmente obtém vantagens significativas.

Neste sentido, produtos com foco em criptografia podem protegê-lo de taxas de câmbio desagradáveis quando você estiver viajando para fora de seu país de origem.

Com os cartões de débito tradicionais, muitas vezes o usuário pode acabar pagando taxas de conversão exorbitantes, já que os dólares em sua conta bancária são convertidos em libras e euros. Com um cartão de débito criptografado, seu Bitcoin ou outra criptomoeda, atuam como uma ponte para outras moedas fiduciárias, significando que o usuário irá economizar dinheiro.

Veja também: O que é a plataforma BitTorrent e sua criptomoeda BTT

Vantagens de um cartão criptografado

Além da vantagem de economizar em taxas quando se estiver fora do país, existem outras vantagens de possuir um cartão de débito criptografado.

Os cartões de crédito e débitos tradicionais costumam adicionar todos os tipos de cobranças. O usuário pode ter que pagar uma assinatura anual ou taxas sempre que fizer uma transação em casa ou no exterior.

De modo geral, os portadores de cartões de criptodébito acharão a vida muito mais econômica.

Com isso, os usuários irão poder usar seus cartões de débito criptografados para saques em caixas eletrônicos e muitos dos produtos no mercado também são compatíveis com Apple Play, Google Play e Samsung Play.

Alguns cartões oferecem recompensas, como acesso ao saguão do aeroporto ou reembolso em transações, portanto, vale a pena pesquisar para ver qual deles combina mais com você.

Esses cartões pré-pagos também podem favorecer a inclusão financeira, pois podem ser configurados sem necessidade de conta em banco. Alguns produtos também oferecem um cartão virtual em vez de físico, o que os torna ideais para compras online por meio do Paypal e outras plataformas de e-commerce.

Desvantagens de um cartão criptografado

Como em tudo, além das vantagens, os cartões criptográficos também apresentam algumas desvantagens e é isso que veremos agora.

Alguns provedores exigirão que você financie moedas para desbloquear o acesso às melhores recompensas. E embora seu cartão de débito criptografado possa ser adequado para pequenas transações diárias, isso pode não ser a melhor maneira de pagar caso você esteja pensando em mergulhar em um carro ou iate.

Além disso, existe a questão da volatilidade das criptomoedas, como o caso do Bitcoin e outras altcoins. Suponhamos que você use para comprar algo de $1.000 em seu cartão de débito criptografado, mas isso pode acabar valendo o dobro ou o triplo nos anos que virão.

Por último, mas não menos importante, é de extrema importância fazer sua diligência nas marcas de blockchain que oferecem cartões de débito criptografados. Nos Estados Unidos, Europa, Cingapura e em outros lugares, eles podem estar sujeitos a regulamentações e você poderá ter que preencher as verificações do Know Your Customer (KYC).

Considerações finais

Algumas das maiores bolsas de criptomoedas do mundo, incluindo a Binance e a Coinbase, já oferecem seus próprios cartões de débito. As recargas de contas são fáceis e os usuários não serão cobrados por nenhuma taxa ao mover fundos de sua conta de troca de criptografia para o cartão.

Outros provedores de cartão importantes incluem a Crypto.com e a Blockcard. Além disso, com o Paypal ganhando espaço no mundo das criptomoedas e com a conscientização sobre a criptografia aumentando o tempo todo, esses produtos estão prestes a se tornarem muito mais comuns.

Veja também: Web 3.0 e a tecnologia blockchain

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts