Bolsa de Valores Brasileira: O que esperar para 2022?

O ano de 2021 está chegando ao fim após um período econômico turbulento, mas o que podemos esperar para a bolsa de valores brasileira no próximo ano? Antes de entrar nesta questão de fato, devemos analisar como chegamos até aqui e como, provavelmente, vamos iniciar o ano de 2022.

Retrospectiva e o momento atual da bolsa de valores brasileira

Mesmo com o avanço da vacinação, a bolsa brasileira ainda vive as incertezas da pandemia da Covid-19, a todo momento uma nova variante da doença surge e com isso novos receios voltam a assombrar os mercados. 

Outra questão que está atrelada ao momento atual do mercado brasileiro é a situação da política nacional, uma inflação alta e as elevadas taxas de juros. Muitos investidores perderam a confiança no futuro da economia devido ao ambiente fiscal. 

O Ibovespa o principal índice que mede o desempenho das ações da Bolsa de Valores de São Paulo, apresenta uma perda anual que beira a casa dos 13%, porém isso ainda pode piorar devido à alta volatilidade e as notícias advindas da nova variante do coronavírus, a variante Ômicron.

Devido a todas essas questões, o Ibovespa tornou-se um dos índices com pior desempenho no mundo, ganhando apenas da bolsa de valores da Venezuela.

A bolsa brasileira vinha em uma alta crescente após a recuperação do momento mais crítico da pandemia, mas isso freou no fim do primeiro semestre. O Ibovespa chegou a beirar a casa dos 131 mil pontos. Todavia, do fim do primeiro semestre até o fim do ano, a bolsa de valores brasileira teve um dos piores desempenhos da sua história, isso tudo devido aos ruídos e a piora do quadro fiscal.

Desde seu topo no ano até agora, o índice Ibovespa amarga uma queda de aproximadamente 20%.

Veja também: O que são precatórios e o que muda com a PEC

Projeções e estimativas para o ano de 2022

Todos os desafios que enfrentamos na bolsa de valores esse ano devem se repetir no ano de 2022 e em alguns casos pode até ser pior.

O ruído fiscal deve continuar e isso faz com que as projeções para inflação, PIB (Produto Interno Bruto) e as taxas de juros sejam cada vez piores. Para 2022, o mercado financeiro já subiu de 4,40% para 4,55% a estimativa da inflação. Assim também aconteceu com as estimativas do PIB, que o mercado reduziu a projeção de alta de 1,40% para 1,20%.

Um fator que também preocupa o mercado é a perda de ímpeto da economia global, o que impacta diretamente a demanda e o preço das commodities exportadas pelo Brasil.

Outro ponto muito importante referente ao ano que se aproxima é que 2022 é ano de eleição presidencial por aqui. Apesar do preço das ações não seguir uma regra, o que podemos afirmar é a alta volatilidade do mercado nesse período.

Historicamente, a volatilidade do mercado chega ao seu ápice um pouco antes do segundo turno das eleições. Quanto maior a volatilidade do mercado, mais arriscado torna-se ficar posicionado.

Veja também: A presença da volatilidade nos investimentos

A bolsa de valores realmente está barata?

Mesmo com todas as pressões negativas que jogam o Ibovespa para baixo, a bolsa de valores Brasileira realmente está barata e continua sendo uma boa oportunidade de investimento.

O P/L (preço sobre lucro) de 12 meses do índice Ibovespa, atualmente, está sendo negociado em 7,6x, isso representa um desconto de quase 30% em comparação a sua média de 15 anos, que beira em 11,2x.

Mesmo retirando as empresas atreladas a commodities, como a Vale e a Petrobrás, o P/L do índice Ibovespa continua abaixo da sua avaliação histórica.

Após realizar uma avaliação de forma geral, é muito importante também avaliar as ações de acordo com o seu setor. Os setores que estão sendo negociados abaixo do seu P/L histórico são: Elétricas, Telecom, Energia e Materiais.

O setor de saúde, muito beneficiado com a pandemia, e o setor de tecnologia estão sendo negociados em linha e até com um prêmio em relação ao seu histórico.

Veja também: Indicadores fundamentalistas em ações: como escolher uma boa empresa?

Duas gigantes do Ibovespa

Para realizar uma análise e projeção do Ibovespa em 2022, temos que levar em conta as duas maiores empresas que compõem o índice: Petrobrás e a Vale.

O ano de 2021 foi muito positivo para a Vale, em meio a tantas incertezas, a empresa apresentou um dos maiores lucros líquidos de sua história. Porém, para o ano de 2022 os números devem ser mais contidos.

A segunda maior produtora mundial de minério de ferro presume um maior equilíbrio entre oferta e demanda no de 2022 e mantém a expectativa de aumentar as vendas da commodity no período. 

A Petrobras mantém as expectativas lá no alto em relação ao próximo ano. Além de suas ações estarem baratas em relação a seus valores técnicos, a empresa pretende continuar “surfando” a alta do petróleo no mercado internacional.

O petróleo que vem numa crescente desde 2020 ainda tem espaço para correr no ano de 2022, sua próxima resistência técnica é na casa dos US $100 dólares e as ações da Petrobras devem se beneficiar desse movimento.

Portanto, mesmo com um cenário bastante complicado, as duas maiores empresas que compõem o índice Ibovespa apresentam boas perspectivas para o ano de 2022.

Veja também: Fatores que influenciam a formação do preço do petróleo e seus impactos na  economia mundial 

Conclusão

Ainda que o ano de 2022 seja repleto de incertezas para a bolsa de valores brasileira, ele também pode suceder boas oportunidades de investimento. 

Em um cenário como esse, o melhor a se fazer para quem deseja investir na Bolsa em 2022 é a diversificação de carteira com setores estratégicos, com isso ela aproveita a descorrelação entre os investimentos para fazer a gestão de risco.

Além disso, um setor que deve ficar no radar para 2022 é o setor de energia, pois apresenta-se como uma ação defensiva em um momento de grande volatilidade por possuir o seu beta historicamente baixo. Em suma, as empresas do setor energético não ficam tão expostas ao PIB e apresentam receitas bem previsíveis.

Veja também: A governança corporativa e a teoria de agência

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts