Neo, um ecossistema de economia inteligente

Neo é uma plataforma de economia inteligente da próxima geração, anteriormente denominada Antsares, e é conhecida como Ethereum da China. A NEO apresentou uma ascensão monumental e ficou famosa pelo seu crescimento explosivo. Porém, esse ecossistema vai muito além da explosão de seu valor.

Primeiramente, vamos discutir sobre os contratos inteligentes. De acordo com o dicionário de leis de Black, um contrato é um acordo, mediante consideração suficiente, para fazer ou não fazer alguma coisa particular. Com isso, o direito dos contratos abrange uma miríade de ramificações que muitos dedicam suas vidas, mas existe uma mudança fundamental acontecendo nesse mercado, a lei é agora código programado.

Nesse sentido, as chaves e assinaturas são as novas canetas que cobrem sua presença em contratos digitais. Contratos que agora foram codificados e recriados de uma nova maneira para a era digital através de plataformas como a Neo.

Objetivo da Neo

A NEO está posicionada como uma “nuvem pública” e é parte de uma estratégia muito maior do governo chinês para estabelecer a proeminência como líder da indústria de plataformas blockchain, por isso a NEO é conhecida como Ethereum da China. Assim, eles querem que os desenvolvedores, de forma geral, usem suas ferramentas e plataformas e desenvolvam o ecossistema.

Votada como uma das cinquenta maiores empresas chinesas de fintech, a OnChain, com financiamento privado, procura liderar o grupo de desenvolvimento. Se a Neo é uma nuvem pública, a OnChain é uma nuvem privada usada por corporações e outros grandes estabelecimentos.

Com isso, o principal objetivo é que a OnChain seja a Microsoft ou Apple da tecnologia blockchain. Eles são a primeira equipe da China a criar DNA. O DNA suporta aplicativos, interoperabilidade entre cadeias e pode integrar-se a sistemas e redes comerciais tradicionais.

O que torna a Neo única?

Um dos pontos que revela a exclusividade da blockchain da Neo diz respeito ao seu desenvolvimento contínuo, o que ajuda a garantir que ela está preparada para o futuro e é capaz de lidar com aumentos repentinos na demanda.

Além disso, vale mencionar também que o projeto desenvolveu o Neo 3.0, aumentando assim a segurança da rede e permitindo que um maior número de transações por segundo sejam processadas.

Diferente de muitos outros blockchains, esta rede possui dois tokens nativos: NEO e GAS. Enquanto o NEO atua como um token de investimento e permite que as pessoas participem em votações sobre melhorias dentro do blockchain, enquanto o GAS é usado para pagar taxas de transações realizadas dentro da rede.

A plataforma também administra de forma ativa um fundo de desenvolvimento, iniciativa realizada por poucos projetos de blockchain A EcoBoost foi lançada em 2019 e foi anunciado como uma iniciativa que fornece suporte completo de ciclo de vida para projetos de alto potencial, incluindo doações e suporte técnico.

Como a Neo se difere do Ethereum?

A plataforma suporta muitas bases de código adicionais, como Java, VB e Kotlin, enquanto a Ethereum possui sua própria linguagem proprietária chamada Solidity, que requer que os desenvolvedores aprendam antes que qualquer desenvolvimento ocorra.

Nesse sentido, isso significa uma curva de aprendizado mais longa e uma barreira à entrada que pode prejudicar o número de desenvolvedores que podem entrar no ecossistema.

Veja também: Web 3.0 e a tecnologia blockchain

Pontos fortes

A Neo tem uma empresa irmã chamada de OnChain que já é bastante desenvolvida em termos de indústria de serviços financeiros. Atualmente, também está trabalhando com o governo chinês e japonês, juntamente com grandes corporações, incluindo o Alibaba.

Com isso, a plataforma é considerada mais um modelo de nuvem pública de código aberto que é separada da OnChain, mas também pode ser interconectada em termos de funcionalidade de cadeia cruzada.

Como a rede Neo é assegurada?

A rede Neo utiliza o Delegated Byzantine Fault Tolerance e estima-se que o blockchain seja capaz de processar milhares de transações por segundo. De acordo com a Neo, o mecanismo dBFT foi inspirado no algoritmo Practical Byzantine.

Existem algumas semelhanças com a delegated proof-of-stake, dado que ambos os mecanismos de consenso permitem que os detentores de tokens votem nos delegados que irão processar as transações.

Por meio do dBFT, os blocos são adicionados a um blockchain, desde que pelo menos dois terços dos delegados cheguem a um consenso, espera-se que isso ajude a evitar que agentes prejudiquem o bom funcionamento da rede.

Veja também: DeSo, a blockchain para mídia social

Relacionamento entre seus tokens

Como foi dito anteriormente, a Neo possui dois tokens: NEO e GAS. Nesta seção iremos explicar com mais detalhes a relação entre eles.

Semelhante ao “éter”, com o Ethereum operando como combustível para o uso do ecossistema, o GAS desempenha uma função semelhante. A diferença com a NEO é que o GAS recebeu seu status especial como um token. O GAS é uma proof-of-stake gerado a cada novo bloco NEO. A liberação implicará 8 GAS por bloco reduzindo 1 a cada ano.

Nesse sentido, a NEO produz GAS para os detentores que é necessário para usar a rede NEO e o conjunto de serviços. Isso presumivelmente criaria demanda como sua utilização para o ecossistema, o que acaba sendo muito bom para os proprietários. Logo, quanto mais projetos usarem a rede Neo, mais demanda por tokens de GAS haverá. Além disso, é possível acompanhar o token NEO por meio da plataforma TradingView, como veremos a seguir, o token está cotado em US$19.28.

Neo – Token – TradingView

Considerações finais

A Neo e sua equipe estão fazendo grandes movimentos para desenvolver raízes profundas no continente asiático e além. A arquitetura focada no desenvolvedor certamente será recompensada à medida que eles incorporam novos desenvolvedores mais rapidamente do que outros projetos.

Nesse sentido, a atual adoção rápida de tecnologia na Ásia como um todo faz com que a região onde a Neo se baseia, seja um foco de desenvolvimento.

Finalmente, a Neo se apresenta como um ótimo projeto a longo prazo e parece estar bem alinhada com o presságio para seu futuro crescimento e trajetória.

Veja também: Cinco jogos em blockchain para ficar de olho em 2022

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts