DeSo, a blockchain para mídia social

Não é mais segredo que as redes sociais estão mudando a forma em que pensamos sobre privacidade e propriedade de conteúdo na internet. Com isso, a descentralização das mídias sociais entraram em pauta e assim surgiu a DeSo.

Em uma época em que a mídia social está cada vez mais centralizada, a criptomoeda e sua importância na descentralização aceleraram as conversas sobre privacidade, proteção de dados e monetização.

  Justamente com esse intuito de descentralizar as redes sociais, Nader Al-Naji decidiu criar em janeiro de 2019, a blockchain “Decentralized Social”, popularmente conhecida como DeSo.

  Antes da fundação do Deso, Al Naji arrecadou mais de US$ 133 milhões para iniciar um Stablecoin Basis, a qual foi descontinuada em 2018 devido a problemas regulatórios.

  Esta nova blockchain é apoiada pela Fundação DESO, sem fins lucrativos, cuja ampla missão é apoiar a descentralização das mídias sociais.

  Atualmente, Al-Naji é o presidente do conselho da Fundação DeSo, com um tesouro de US$ 200 milhões para apoiar sua missão. Em outubro deste ano, 2021, a DeSo Foundation anunciou um fundo de desenvolvedor de US$ 50 milhões, conhecido como Octane Fund.

 Qual será o objetivo desta nova blockchain?

  O blockchain DeSo e a criptomoeda DESO que o alimenta visam tornar a mídia social um utilitário aberto para todos, em vez de um monopólio privado para o benefício de alguns.

A blockchain DeSo visa facilitar o acesso às redes sociais e também as tornar monetizáveis para qualquer pessoa.

  Da mesma forma que a descentralização do Bitcoin gerou uma grande transformação no sistema financeiro, a DeSo permitirá modelos mais justos de distribuição de conteúdo, fornecerá maneiras mais inteligentes para centenas de milhões de usuários de mídia social interagirem e servirem como base para um ecossistema de rede social descentralizada.

 O que torna o DeSo único?  

  Essa blockchain tem uma característica bastante peculiar, pois oferece suporte não apenas a recursos sociais tradicionais, como criação de perfis e postagens, mas também existem novos recursos nativos de blockchains, como tokens sociais, dicas e NFTs.

  Os recursos disponibilizados pelo DeSo desbloqueiam novas categorias de produtos habilitados para dinheiro, de experiências sociais NFT a mercado de ações influenciadores.

  Esses recursos permitem que os criadores monetizem de forma mais sólida e eficaz seus conteúdos e se conectem com seus seguidores em aplicativos baseados em DeSo.

  Como o DeSo trata os dados sociais como um serviço público, os criadores não ficam aprisionados a um punhado de aplicativos centralizados e torna-o disponível para qualquer pessoa.

  O DeSo combina o paradigma do sistema financeiro P2P aberto, oferecido por criptomoedas com uma estrutura de banco de dados eficiente e escalonável, feita sob medida para trazer a próxima geração de redes sociais da Web 3.0.

  Todo conteúdo do DeSo é armazenado em um livro-razão descentralizado e fica, quase que de forma imediata, disponível para uma grande e crescente rede de aplicativos independentes, semelhantes aos aplicativos DeFi no blockchain Ethereum.

 Qual a maior vantagem em usar o DeSo?  

  A maior vantagem do DeSo reside no fato de que não é um blockchain de uso geral.

Em vez disso, o DeSo oferece suporte a um conjunto vasto de recursos orientados para as redes sociais que implementam servidores de um único inquilino ou servidores dedicados usando índices personalizados que cada nó constrói durante o consenso ao sincronizar seus pares.

  Este recurso permite que essa blockchain alcance meios de armazenamentos altamente escalonáveis que são incomparáveis a qualquer outra blockchain de forma geral.

  Dando um exemplo do que foi explicado nos parágrafos anteriores, o custo de 1 GB de armazenamento em cadeia no DeSo é tão baixo quanto 1 DeSo, enquanto que até mesmo as melhores infraestruturas de contrato inteligente existentes exigem milhões de dólares para conseguir o mesmo.

  A DeSo também anunciou a mudança para um consenso de Prova de Participação até o início de 2022, que deve atingir uma taxa de transferência de centenas de milhares de transações por segundo, devido ao esquema de transação estritamente definido.

Veja também: Ripple (XRP), um protocolo para pagamentos digitais

Visão momentânea da blockchain DeSo  

  Atualmente, as principais corretoras para negociação de Decentralized Social (DESO) são a HotBit e a Bitmax.

  Além disso, esta nova blockchain apresenta um volume que ultrapassa a casa dos US$ 1,4 bilhões e mais de cem mil downloads. Ao todo, o objetivo é direcionar o máximo de atividade possível ao blockchain DeSo para aumentar a demanda pela moeda.

  Assim como a Ethereum, quanto mais atividade tiver o blockchain DeSo e quanto maior for a criação de aplicativos nele por desenvolvedores independentes, mais transações serão realizadas na blockchain e mais valorizado se torna o seu token.

  Outra característica interessante dessa blockchain é que as aplicações criadas dentro da blockchain são fundamentadas em recursos monetários nativos, ao contrário de anúncios, e isso torna a perspectiva da monetização muito mais eficiente.

Comprando DESO 

  Conforme foi dito nos parágrafos anteriores, a blockchain tem sua própria criptomoeda nativa, chamada DESO, que você pode usar para fazer várias coisas na plataforma, incluindo a compra de um novo tipo de ativo chamado de “moeda do criador”.

  Qualquer pessoa pode comprar a criptomoeda DESO com Bitcoin em minutos através da blockchain.

O que são as famosas “moedas do criador”? 

  Cada perfil no DeSo recebe sua própria moeda, que qualquer pessoa pode comprar e vender. Essas moedas são chamadas de “moedas do criador”, e você também pode ter sua própria moeda simplesmente criando um perfil.

  O preço de cada moeda sobe quando as pessoas compram e diminui quando as pessoas vendem.

  Também é possível comprar a moeda de outra pessoa, basta navegar até o perfil em qualquer aplicativo da blockchain.

Para que as moedas do criador são úteis? 

  As moedas do criador são um novo tipo de classe de ativo vinculado à reputação de um usuário, em vez de uma empresa.

  Eles são a primeira ferramenta que temos como sociedade para trocar “influência social” como um ativo. Se as pessoas entenderem isso, o valor da moeda de alguém é correlacionado à popularidade dessa mesma pessoa.

  Portanto, as pessoas que acreditam no potencial de alguém podem comprar sua moeda e ter sucesso financeiramente quando essa pessoa realiza essa expectativa de potencial. Já os comerciantes podem ganhar dinheiro comprando e vendendo na variação da moeda.

Veja também: Altcoins: Entenda o que são e como funcionam

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