Mais de 500 shoppings estão fechados. Fundos Imobiliários desvalorizam com Coronavírus

Pela primeira vez na história, mais de 500 shopping centers existentes em território nacional estão fechados. Por esta razão, varejistas do setor pedem medidas contra a crise em carta direcionada ao governo federal. 

Em entrevista à CNN, Glauco Humai, presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) alega que o setor ainda não teve anúncio de medidas concretas e alertou:

“Não basta apenas anunciar medidas e deixar que o mercado se regule. O governo precisa estar em todas as etapas das medidas que ele anuncia para que o crédito disponibilizado para o lojista efetivamente chegue para ele de forma direta e rápida”.

Entre as medidas propostas do documento, está o adiamento do pagamento dos impostos, a utilização de adquirentes de cartão de crédito como canal para fluir o valor disponibilizado pelo governo para o lojista.

Segundo Humai, cerca de R$1 bilhão já foi disponibilizado para o pequeno e médio lojista como auxílio entre isenções e adiamentos de aluguéis e outros custos ocupacionais.

Fonte do trecho: CNN

Preocupação para investidores de Fundos Imobiliários

Os Fundos Imobiliários ou FIIs, são um dos investimentos favoritos de quem investe na bolsa de valores. O investidor compra uma cota em um fundo que investe em imóveis e pode ganhar dinheiro com a valorização do imóvel e receber renda passiva de aluguéis. É praticamente como investir no mercado imobiliário sem ter o imóvel em mãos.

Os FIIs podem investir em shoppings, galpões logísticos, condomínios empresariais e residenciais, por exemplo. No entanto, existem alguns riscos: o imóvel pode desvalorizar ou parar de gerar receitas com aluguel, o que leva a uma desvalorização da cotação do fundo, e do investimento de quem aportou dinheiro.

Mais detalhes:

Além disso, os fundos imobiliários estão intrinsecamente ligados ao momento econômico do país. Se a economia está indo bem, isto é, com crescimento expressivo, os imóveis e aluguéis ficam mais caros, valorizando os FIIs. Caso o cenário seja o oposto, o setor imobiliário sofre desvalorização.

Com o Coronavírus, os fundos imobiliários, assim como todos os ativos da bolsa de valores (exceto dólar), tiveram uma grande desvalorização. O IFIX, índice dos fundos imobiliários no Brasil, chegou a ter uma desvalorização de 45% em março, mas recuperou e ficou em -25%. Vale lembrar que quem começou a investir em 2016 conseguiu surfar uma alta de 138%, fazendo um ótimo negócio.

fundos imobiliários fiis e shoppings fechados
IFIX desde 2016. Fonte: TradingView

Os Fundos Imobiliários foram, de modo geral, um ótimo negócio nos últimos anos. Alguns  fundos como o FLMA11 que renderam mais de 500% no acumulado. No entanto, as perspectivas para o futuro, principalmente depois do Coronavírus, podem modificar um pouco os cenários dos FIIs.

Haverá uma tendência para a “digitalização” dos negócios, diminuindo a demanda por espaços físicos em condomínios empresariais. Contudo, o que pode realmente preocupar é a mudança de paradigma econômico: o Brasil estava em uma clara recuperação, com juros para financiamento e crédito caindo, empresas e indústrias crescendo, demanda por galpões logísticos subindo.

O Coronavírus trouxe uma mudança radical de cenário. Hoje, é difícil imaginar pessoas financiando imóveis e empresas expandindo em uma crise econômica, que poderá ficar mais aguda caso a doença continue avançando e contaminando mais pessoas, sem que seja feito um tratamento ou vacina.

ciclos econômicos
Ciclos Econômicos e impactos sobre os ativos.
Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts