Fundos Imobiliários: os novos queridinhos do mercado financeiro

Você sabe o que são Fundos de Investimentos Imobiliários? 

Esses fundos, também conhecidos pela sigla FII, nada mais são do que um grupo de pessoas que têm um objetivo em comum: investir em ativos imobiliários. Um gestor, especializado em imóveis, administra o dinheiro de todos que investiram no fundo. Ele é o responsável por encontrar e realizar os investimentos mais interessantes e garantir uma boa rentabilidade para todos. 

Principais benefícios 

Talvez você esteja se perguntando, por que investir em um fundo desse tipo e não comprar imóveis diretamente ou investir em outro tipo de fundo?  

Bom, posso citar uma série de benefícios dos FIIs, entre eles: 

  • Gestão especializada: Visando sempre obter o melhor retorno para o investidor e sem “dores de cabeça” os FIIs possuem uma gestão especializada que acompanha o desempenho, faz as mudanças necessárias no fundo e realiza o repasse dos rendimentos, reinvestimentos e pagamento dos tributos em forma de “aluguéis” que são pagos mensalmente ao investidor.
  • Liquidez: Investindo em um fundo imobiliário você terá liquidez, logo, se precisar do seu dinheiro de volta basta vender suas cotas na bolsa. Esse processo é muito mais simples e rápido se comparado a venda de um imóvel físico. 
  • Rendimentos mensais e líquidos de IR.  

Além disso, o momento que o Brasil está vivendo permite que os FIIs performem muito bem, saiba exatamente o porquê logo abaixo. 

Por que esse é o momento ideal para investir em um FII?

O ciclo imobiliário é composto por quatro fases: Recuperação, Expansão, Super Oferta e Recessão. 

Atualmente, estamos em um período de recuperação, no qual já começamos a observar um declínio na vacância (taxa de vacância é a relação entre o volume de imóveis disponíveis e o volume total existente) dos imóveis. E há uma perspectiva de que essa taxa continue caindo. 

Com isso podemos dizer que esse é o momento ideal para investir em FIIs e conseguir surfar na apreciação real do aluguel nos próximos 2 anos

Existe no mercado uma série de FIIs, cada um deles investe em uma classe de imóveis específica. Vou te mostrar agora duas dessas classes que podem configurar-se como grandes oportunidades e com alto potencial de expansão. 

Fii’s de Shoppings

Primeiramente, vamos fazer uma pequena retrospectiva dos últimos anos. Entre 2015 e 2018, a recessão, a falta de disponibilidade de crédito, a situação do desemprego e a alta alavancagem das famílias reduziram o consumo e, consequentemente as vendas do varejo reduziram drasticamente. 

Estes fatores fizeram com que muitos lojistas ficassem inadimplentes e até mesmo deixassem suas lojas devido à falta de movimento. 

Hoje, no entanto, vivemos um momento de melhora gradual do índice de confiança do consumidor, maior concessão de crédito para pessoas físicas e a inflação e a taxa de juros estão mantidas em patamares baixos. Todos esses fatores em conjunto proporcionam um crescimento da renda real, beneficiam o varejo e, consequentemente, o mercado de shopping centers. 

Além do aumento no varejo, também é possível destacar o fato de que os shoppings centers têm se tornado empreendimentos que geram conveniência ao consumidor e propiciam mais do que simples compras

Eles vêm investindo em lazer, alimentação, serviços de beleza e estética, supermercado, e uma série de outras coisas, tudo para proporcionar a melhor experiência para os consumidores. 

Tudo isso, ajuda a fomentar a grandeza desse tipo de empreendimento. E VOCÊ pode ter participação nesse tipo de negócio! Basta, para isso, investir em um Fundo de Investimento Imobiliário que tenha foco em shoppings. 

FII’S de Galpões Logísticos

Outro tipo de FII que merece destaque é o de galpões logísticos. Diferentemente do segmento de edifícios comerciais, o de galpões logísticos geralmente apresenta imóveis com apenas um locatário, construídos sob medida para suas necessidades (built-to-suit), com assinatura de contratos atípicos de longa duração (maiores do que 5 anos) e exigência de garantia. 

Com isso, fundos compostos por estes imóveis apresentam maior segurança no pagamento de dividendos devido à baixa rotatividade de locatários e configuram-se como ótimas oportunidades de investimento. 

Saiba mais

Citei aqui apenas dois tipos de fundos imobiliários, mas há vários outros como os de lajes corporativas e os fundos de fundos que também são muito atrativos. 

Com a taxa de juros brasileira em seu menor patamar da história os investimentos em renda fixa já não oferecem retornos tão atrativos mais. 

Sendo assim, a procura por outras formas de investimento vem crescendo e os FIIs podem ser a oportunidade ideal!

Como eu disse ao longo do texto, a perspectiva é de que eles continuem a se valorizar nos próximos anos. 

No site da WeInvest você pode encontrar alguns fundos imobiliários que estão abertos para captação. 

Total
44
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts