Magazine

Magazine Luiza compra Kabum! em transação de R$3,5 bilhões

Seguindo a onda de aquisições no varejo, a Magazine Luiza anunciou a compra da Kabum!. A loja é considerada uma das maiores plataformas de e-commerces de tecnologia e games do Brasil. A compra foi a maior já realizada pela Magazine Luiza, em cifras que chegaram a R$ 3,5 bilhões de reais. Com isso, a empresa acumula 21 aquisições em um espaço de um ano e meio.

Nesse sentido, a operação de pagamento será realizada em três etapas. A primeira será a vista, totalizando o valor de R$ 1 bilhão. Já a segunda será feita através da transferência de 75 milhões de ações ordinárias em um período de 18 meses. Por último, acontecerá a transferência de 50 milhões de ações, que ocorrerá em janeiro de 2024.

Com isso, a Magalu fortalece o seguimento de tecnologia e games. Ainda em abril deste ano, a empresa havia adquirido o grupo Jovem Nerd, plataforma multimídia voltada para o público nerd e geek no Brasil.

O seguimento de games no Brasil, segundo a consultoria eSports BBL, é um mercado de 95 milhões de pessoas, mostrando todo o potencial de aquisição da Kabum!.

Veja também: Magazine Luiza informa compra do Jovem Nerd

Resultados da Kabum!

A Kabum foi fundada em 2003, na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Nos últimos 12 meses, a empresa obteve receita bruta de R$ 3,4 bilhões, sendo R$312 milhões de lucro. Assim, em relação aos resultados de 2020, a empresa registrou crescimento de 128% nas vendas em comparação ao exercício anterior. 

Nesse sentido, só nos primeiros 5 meses de 2021, as compras no site da Kabum! cresceram mais de 61%. Esses resultados impressionaram Frederico Trajano, presidente da Magalu. Segundo ele, esse nível de rentabilidade não é comum no e-commerce, o que mostra a excelência operacional da Kabum.

Com isso, segundo Trajano, “isso mostra que a empresa é muito alinhada com a filosofia da Magalu”. Também informou que “também apresenta crecimento acelerado com resultados sustentáveis”.

Além disso, a empresa conta com mais de 2 milhões de clientes ativos na sua carteira. Também conta com mais de 20 mil itens de tecnologias a venda, seja para gamers, profissionais, entusiasta, etc. 

Veja também: Fusão de B2W e Lojas Americanas: A nova Magalu?

Integração dos e-commerces

A Kabum! é o maior e-commerce de produtos de informática e gamers do país. Com isso, os itens da plataforma irão integrar ao e-commerce da Magalu. Dessa forma, o inverso também é verdadeiro, contudo, somente itens relacionados ao que é vendido na Kabum!

Com isso, a integração fornece diversos benefícios a Kabum!. Nesse sentido, a empresa passa a poder usufruir de benefícios da plataforma Magalu.

Por exemplo, ofertas de produtos no SuperApp, a utilização da multicanalidade e do sistema de entregas mais rápido do Brasil. Também é possível utilizar produtos financeiros, como cartões de créditos, seguros, etc.

Sendo assim, Trajano, CEO da Magazine Luiza, comentou um pouco sobre a transação. Segundo ele, a venda da Kabum! foi motivada por uma convicção que a venda da plataforma deveria estar associada a combinação com um ecossistema grande. 

Em síntese, ele disse que “o e-commerce de nicho é muito específico. Por melhor que ele seja e mais rentável, em algum momento, um dos grandes players pode entrar no mercado deles. E eles estão no melhor momento de sua história na pandemia”.

Veja também: Prévia do PIB brasileiro registra alta de 0,44% no mês de abril

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts