Loopring, uma plataforma focada em exchange

Loopring cria protocolos, infraestruturas e produtos voltados para o usuário e para o futuro das finanças. Os usuários de finanças descentralizadas (DeFi) não precisam mais escolher entre segurança e desempenho, pois a plataforma Loopring consegue reunir os dois conteúdos.

O ZkRollup garante que os ativos estejam sempre sob controle do próprio usuário. Além disso, o Loopring possibilita trocas e pagamentos descentralizados altamente escaláveis, processando em lote milhares de solicitações fora da cadeia.

Com isso, o Loopring realiza a maioria das operações, incluindo negociação e liquidação de transferência, fora do blockchain Ethereum, o que acaba reduzindo drasticamente o consumo de gás e também o custo geral da transação para pequenas frações.

O objetivo do projeto é combinar correspondência centralizada de ordens com a liquidação descentralizada no blockchain, tornando um produto híbrido que oferece as melhores características de corretoras centralizadas e descentralizadas.

Nesse sentido, o ecossistema conseguiu provar que a tecnologia sem custódia pode replicar alternativas de custódia em velocidade, custo e experiência. Com isso, as DEXes ficaram mais eficientes quanto as CEXes e as fintechs incumbentes.

Carteira em Loopring

A carteira dentro da plataforma Loopring possui contrato inteligente móvel Ethereum, com zkRollup integrado. É o primeiro aplicativo de carteira inteligente com escala L2 e fornece uma experiência Ethereum segura, intuitiva e poderosa.

Além disso, a Loopring wallet é completamente auto-custódio e mais inteligente, ou seja, caso o usuário perca o acesso ao seu celular, eles o ajudarão a recuperar seus ativos. Com isso, a Loopring wallet também pode definir limites para transferências diárias e colocar endereços confiáveis na lista de permissão.

Protocolo de Loopring

O protocolo Loopring é um protocolo do tipo zkRollup de código aberto. É uma coleção de contratos inteligentes como Ethereum e circuitos ZK que descrevem como construir DEXes e aplicativos de pagamento baseados em livros altamente seguros e escaláveis.

Além disso, o protocolo Loopring foi o primeiro protocolo de rollup implantado no Ethereum e levou o ecossistema à era do escalonamento da segunda camada. Nesse sentido, a plataforma fornece uma solução para o desafio mais notável de todos os protocolos descentralizados, que é um desempenho muito maior sem comprometer a segurança.

Caso a rede não seja usada para alimentar sua exchange, ainda poderá usá-la para sua funcionalidade de pagamento, como uma via rápida e sem paras os usuários depositarem e sacarem em ativos baseados em Ethereum.

Veja também: Conheça o protocolo da blockchain Terra (Luna)

Loopring e seu operador

O operador do Loopring é a implementação do sistema de back-end que integra com o protocolo para executar o que é chamado de zkRollup. Ele hospeda e atualiza a árvore, cria blocos de rollup, gera provas de sua validade, publica dados e muito mais.

Nesse sentido, o operador do Loopring foi altamente otimizado para o seu caso de uso, desde a correspondência da carteira de pedidos até a geração de provas. Além do mais, ao fazer tudo isso, o operador nunca poderá acessar ou congelar os fundos do usuário.

Quem são seus fundadores?

O atual fundador do Loopring Foundation é Daniel Wang, um engenheiro de software e empreendedor que vive em Xangai, na China.  Ele e sua equipe, que por sinal esbanja competência, são responsáveis pela administração e desenvolvimento da plataforma.

Antes de começar a trabalhar no Loopring, Wang ocupou diversos cargos gerenciais e executivos em grandes empresas de tecnologia como a criação de dispositivos para médicos do Boston Scientific.

Além disso, Daniel Wang também foi cofundador de diversas empresas, tais como: Yunrang Information Technology e a empresa de serviços de criptomoedas Coinport.

Loopring e seu token LRC

O token do protocolo Loopring, LRC, faz parte do protocolo desde o início do projeto. Seu design e uso permaneceram praticamente os mesmos ao longo do tempo, enquanto o protocolo e os produtos fizeram progressos profundamente importantes.

O token LRC será usado para incentivar o comportamento benéfico para o ecossistema Loopring e estimular ainda mais a transição para o Ethereum na segunda camada. Segundo a plataforma TradingView, o token LRC está sendo negociado a R$4,70 e possui uma capitalização de mercado acima de 1 bilhão de reais.

Em relação às taxas do ecossistema, todas são provenientes do volume de transações e atividades econômicas que também serão distribuídas na segunda camada.

Loopring opera nos blockchains do Ethereum e Neo, com planos de adicionar suporte ao blockchain  do Qtum. Cada rede possui seu próprio token e esses tokens são protegidos por função de hash das respectivas plataformas.

Veja também: Verge, uma criptomoeda e blockchain focada na privacidade

Projetos para o futuro

O ecossistema do Loopring se mantém em constante atualização, com o objetivo de se manter sempre atualizado com as novas tendências tecnológicas. Após lançar airdrops de NFT para acompanhar a evolução do metaverso, a plataforma lançou Loopring HQ, que consiste na primeira sede (HQ) da plataforma, sendo um metaverso descentralizado em cima do Ethereum.

Além disso, os desenvolvedores estão trabalhando em um projeto chamado de NFTs contratuais. Com essa nova camada de NFTs, os usuários do Loopring podem cunhar NFTs para outro contrato NFT sem custo adicional.

Considerações finais

De acordo com o que foi mencionado, o objetivo da Loopring é projetar e projetar o melhor protocolo de troca e pagamento zkRollup de categoria no Ethereum e operar produtos que o levam a usuários em todo o mundo.

O protocolo Loopring pode liquidar até 2.025 negociações por segundo, garantindo o mesmo nível de segurança que a blockchain Ethereum subjacente. Com o escalonamento da segunda camada do Loopring, as trocas sem custódia podem igualar o desempenho dos concorrentes com custódia.

Com as novas atualizações, o ecossistema se dedicou a otimizar a experiência, suportando negociação de livros de pedidos, transferências e futuramente as NFTs. Portanto, com uma nova interface na web, os usuários podem desfrutar de uma melhor experiência. É de grande valia acompanhar de perto esse projeto que tem o poder de desbancar as grandes exchanges conhecidas no mercado.

Veja também: Oque são soluções de primeira e segunda camada

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts