IPO: os mais decepcionantes de 2021

Este ano, sem dúvidas, está sendo um ano surpreendentemente negativo para os investidores da bolsa. O Ibovespa já é o índice com pior desempenho do mundo, indo na contramão dos outros países emergentes. 

E a euforia de 2020 que trouxe um número alto de lançamentos de companhia na bolsa, trouxe esse ano muito mais frustrações. Com isso, nesse artigo de hoje, iremos falar sobre o desempenho pífio de companhias que realizaram seu IPO em 2021

O que é o IPO de fato?

IPO é a sigla para Initial Public Offering que, traduzido para português, significa Oferta Pública Inicial, esse processo diz que a companhia está lançando suas ações na bolsa de valores pela primeira vez. Em outras palavras, a mesma está abrindo seu capital. 

Dessa forma, a empresa está deixando de ser “limitada” (Ltda) com um número pequeno de sócios para se tornar “sociedade anônima” (S/A), que é justamente quando as ações passam a ser vendidas na bolsa e seus sócios tornam-se anônimos. 

Além disso, é importante ressaltar, que embora estejamos tratando aqui no artigo sobre os casos de oferta pública primária, também há possibilidade de se lançar ações quando a mesma já está presente na bolsa de valores, a esse processo dá se o nome de “follow on”. 

Veja também: Será que o IPO da Nubank vale a pena?

Vantagens e desvantagens

Sem dúvidas, o primeiro ponto de interesse para as companhias é a possibilidade de se aumentar os recursos financeiros, o que faz com que a empresa tenha saúde e consiga crescer, até mesmo adquirir outras companhias. 

Embora seja vantajoso do ponto de vista financeiro, a grande burocracia para se arcar com os custos de um processo de IPO é uma desvantagem.

Além disso, a empresa passa a ser supervisionada pela CVM e é constantemente acompanhada por seus cotistas, estando sob mais olhares após a oferta. 

Outro fator de relevante destaque é o controle da companhia. Dado que a medida que essa quantidade de acionistas se expande, menor é o controle dos proprietários sob a companhia.

Ou seja, há uma maior supervisão de agentes de fora e uma grande exposição da mesma para o mercado, que passa a se tornar mais vulnerável por isso. 

Um ano complicado com a maior parte dos IPOs decepcionando

O ano foi decepcionante para a maioria dos IPOs que foram realizados em 2021. Para efeito de comparação, das 46 ofertas públicas que foram realizadas, quase 60% tiveram retorno negativo até o mês de outubro. 

Entre as empresas que estrearam este ano, a que trouxe pior retorno foi a Mobly (MBLY3). Com a disparada no mês de fevereiro, o papel não sustentou o desempenho ao longo dos meses posteriores e já acumula uma baixa de 78%.

Na mesma linha, outro ativo que vem sofrendo muito desde o IPO é o da Westwing (WEST3). A ação da empresa Westwing caiu forte já no mês de estreia e até agora tem amarga um prejuízo para quem carregou de mais de 65%.

Embora a maioria tenha trazido prejuízos para aqueles que confiaram seus investimentos já no IPO, houve, claro, companhias que viram seus papéis se valorizarem desde então.

Esse é o caso da Vamos Logística (VAMO3), que estreou na bolsa no início do ano e desde então já subiu mais de 70%, um dos casos de sucesso de IPO deste ano.

Além da Vamos, a Intelbras também já valorizou mais de 40% desde então. Com a plataforma Tradingview, é possível observar como ambas realizaram movimentos fortes de alta, ainda que a bolsa esteja vivendo um momento complicado desde então.  

Veja também: Conheça a Madero, rede de restaurantes que protocolou IPO

Vale a pena participar?

Bem, um IPO sem dúvidas pode ser uma boa oportunidade. Contudo, a lógica por trás de se investir em uma empresa não listada e uma empresa já listada, deve ser a mesma. Em outras palavras, é preciso entender o negócio da companhia, estudar a capacidade da empresa em entregar os resultados. 

Nesse sentido, a partir dessa avaliação, pode ou não fazer sentido entrar em um IPO, e ainda que a companhia seja realmente boa. Deve-se questionar o valor a ser pago por ela, o preço aqui importa bastante. 

Não que no caso de empresas listadas não importe, mas para a oferta primária, é preciso um cuidado extra, dado que a companhia não possui um histórico de desempenho para se avaliar. 

Avaliar o prospecto de oferta é outra forma importante de se ter base para tomada de decisão. O prospecto é um documento com informações não só sobre a companhia, mas também sobre os objetivos relacionados à captação, além de claro, ouvir a opinião de profissionais especializados para auxiliar a sua tomada de decisão. 

Por fim, a grande vantagem em se participar de um IPO, do ponto de vista do investidor, é a possibilidade de se comprar uma ação pagando menos do que o que será negociado no pregão de estreia da companhia. 

Contudo, isso pode não acontecer, por isso o investidor deve estar atento e fazer uma boa avaliação da companhia antes de optar por participar do IPO, buscando ao máximo entender os riscos da tomada de decisão.

Conclusão

Como vimos, existem vantagens e desvantagens em se participar de um processo de aquisição de ações via IPO. Considerando esse ano, talvez o resultado de fato seja bastante frustrante para aqueles que participaram de muitos e carregou as ações até então.

Sem dúvidas, o ano de 2021 tem sido complicado para os investidores em geral. Com isso, muitas empresas que realizaram sua oferta no início do ano, viram o preço de seus papéis caírem fortemente. 

Além disso, como já foi colocado, entrar em um IPO esperando vender as ações em seguida por um preço mais alto, também é arriscado.

É fundamental que o investidor estude bem a companhia e tenha plena convicção de que vale a pena alocar seus recursos no IPO da companhia em questão. 

Por fim, ressalto aqui a importância da diversificação nos investimentos, embora a maioria dos IPOs de 2021 tenham sido decepcionantes, para aqueles que diversificaram seus recursos, não sentiram tanto assim o prejuízo dessas companhias. 

Veja também: Conheça a ModalMais, o HB que se tornou banco digital

 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts